Fala CMO! - ContaAzul com Marcelo dos Santos

Fala CMO! – ContaAzul com Marcelo dos Santos

Voltando com mais uma entrevista do nosso Fala CMO!. O entrevistado da vez é o Marcelo dos Santos, CGO (Chief Growth Office) da ContaAzul. Como a denominação do seu cargo diz, o Marcelo é responsável pelo crescimento da empresa, acumulando as funções de CMO e costumer care da ContaAzul.

Para os que ainda não conhecem, a ContaAzul é uma das Startups B2B mais bem sucedidas do Brasil, com um software de gestão empresarial online para PMEs que conta hoje com mais de 350.000 usuários!

A ContaAzul é uma das maiores referências aqui na Rock Content e também no mercado digital. Você pode nos contar um pouco sobre como vocês alcançaram esse posicionamento de marca e a relevância do marketing de conteúdo nesse contexto?

Marketing de conteúdo foi fundamental principalmente porque no nosso caso, trabalhando com micro e pequenos empresários sentimos a necessidade de uma certa forma dar mais referência sobre gestão de negócios propriamente dita. Vimos que no Brasil, diferentemente de outros países como os Estados Unidos por exemplo, não temos uma formação de empreendedores. O modelo padrão aqui é aquele one self made man, ou seja, a pessoa é muito boa em fazer determinado produto, prestar determinado serviço, mas não foi preparada para fazer a gestão desse negócio, principalmente a gestão financeira. Então vimos que era importante educar esse público com conteúdo. Começamos a publicar posts no blog, infográficos, eBooks e vídeos sobre temas como contabilidade, porque é importante não misturar o dinheiro da empresa com pessoa física, fluxo de caixa, etc. Conteúdo foi fundamental para educar nosso público, além de utilizarmos também para sermos encontrados organicamente pelos buscadores (SEO) melhorando assim nosso posicionamento e consequentemente nossa marca.

Em que momento a ideia de implantar uma estratégia de marketing de conteúdo surgiu na ContaAzul?

Desde a fundação, porque logo que fizemos o lançamento do produto, mesmo ainda não sendo o CMO, começamos a fazer os primeiros blogposts. Outra coisa que vimos que era muito importante era falar sobre planilhas de fluxo de caixa, pois as pessoas que nos procuravam percebiam que o ContaAzul era melhor do que as planilhas que utilizavam.

Você pode nos contar um pouco sobre como vocês estruturam esse processo?

No começo estávamos bastante preocupados com a estética do conteúdo e que o nosso público pudesse entender nosso business de uma maneira muito mais clara e fácil. No nosso caso, é muito tranquilo produzir conteúdo usando termos muitos técnicos, entretanto, percebemos a importância de entregar um conteúdo bonito, agradável para ler e com linguagem muito mais alinhada com a que a ContaAzul usa no seu dia-a-dia, uma linguagem mais despojada e menos enfadonha. Além disso, desde o início nos preocupamos em fazer um conteúdo que fosse muito útil e seguimos aprendendo bastante ao longo do tempo.

Quais são os principais objetivos da ContaAzul com marketing de conteúdo? Atrair e converter? Engajamento com clientes? Se estabelecer como referência e autoridade no setor?

Atrair e converter, além de engajar os clientes e a base de leads. Isso tudo, com foco em nos estabelecer como referência e autoridade no setor, educando nosso público.

Qual o papel do CMO para garantir a efetividade da estratégia de marketing como um todo?

Eu acho que o CMO na verdade é o guardião da estratégia de marketing e da forma de como as coisas são feitas, a forma de tocar o marketing, além disso, eu acredito que em uma empresa como a nossa ele se torna um link super importante para transmitir de uma forma mais coerente e fundamentada o que a empresa está fazendo, quais os produtos que serão lançados, posicionar esses lançamentos muito bem e divulgando a cultura da empresa. Você pode ter coisas maravilhosas na empresa, como é o nosso caso, que temos uma cultura e valores admirados por quem nos conhece e é responsabilidade do CMO é divulgar isso. E é esse tipo de coisa que acaba construindo o reconhecimento de marca que a empresa tem. No mundo atual, a forma de fazer marketing se dá muito mais com a construção de engajamento e buscando uma conexão pessoal com o publico alvo, sendo assim, a forma de fazer acaba sendo tao importante quanto o que é feito. Se não for desta forma você acaba não tendo engajamento, essa conexão pessoal com seu público.

Qual o peso terá o marketing de conteúdo no seu planejamento de marketing para o próximo ano?

O marketing de conteúdo não só no próximo ano, mas todos os anos, têm aumentado progressivamente em termos de relevância e importância para nós. Pra você ter uma ideia, hoje tempos uma consultoria especializada em SEO que nos ajuda a entregar o melhor conteúdo que nosso publico está procurando. Acreditamos que num futuro muito próximo vamos reduzir drasticamente o investimento em mídia paga para aumentar a relevância da parte de SEO através do conteúdo.

Por fim, gostaríamos que você deixasse uma dica pro pessoal de marketing que estiver pensando em iniciar uma estratégia de conteúdo sobre por onde começar.

Eu acho que o importante do marketing de conteúdo é começar. Muita gente faz muito planejamento e acaba não tirando as ideias do papel. Pra quem quer começar eu acho que se trata de um processo evolutivo. É importante começar para começar a aprender. Ser extremamente analítico para saber quais palavras chaves são importantes para o seu negócio, se elas estão convertendo, e se estão sendo importantes para atrair seu público, fazendo os ajustes necessários. A grande questão é que esse tipo de aprendizado só ocorre na prática. Hoje fazer marketing de conteúdo é muito fácil. Não é muito difícil criar um vídeo e começar um blog, o que muda é o seu aprendizado com a prática, com ela você vai ficando cada vez mais crítico e melhora ponto a ponto, mudando o design do blog, mudando um CTA ou a linguagem utilizada no conteúdo que produz, portanto o mais importante é que você comece logo!

Curtiu a entrevista? Acompanhe a série Fala, CMO! com outros entrevistados: Project Builder, UnYLeYa e WebHome.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Guilherme Mendes



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!