Fala, CMO! - Flammo, com o CMO Felipe Sobreira

Fala, CMO! – Flammo, com o CMO Felipe Sobreira

De volta mais um Fala, CMO! Hoje quem conversa com a gente é o Felipe Sobreira, CMO da Flammo. A Flammo é uma agência de marketing digital cujo foco é o desenvolvimento para web, especificamente de sites. A agência trabalha também com planejamento e execução de campanhas, links patrocinados, otimização de sites e redes sociais.

De que forma você como CMO vê a importância/relevância do marketing de conteúdo hoje para a estratégia geral de marketing da empresa? E como a Flammo que é uma agência utiliza o marketing de conteúdo, além de promovê-lo para seus clientes sem deixar de lado suas estratégias tradicionais de branding?

O Marketing de conteúdo é a peça mais crucial em todos os projetos onde buscamos gerar resultados relevantes para os clientes. Isso porque em todas as situações onde vamos buscar gerar tráfego para nossos clientes nossa intenção final é de qualificar e educar esse público, para que eles no futuro possam se tornar novos consumidores da nossa marca. Para que isso ocorra, a única forma de qualificar e educar esses visitantes é através de conteúdo de boa qualidade. Nesse aspecto contamos então sempre com a Rock Content para nos suprir com tal conteúdo.

Quais vantagens a Flammo vê com relação a ter uma empresa parceira para a produção de conteúdo para seus clientes ao invés de produzí-los internamente?

Fazendo assim, ao terceirizar conseguimos reduzir nossos custos e otimizar nossos processos.

Quais são seus maiores desafios hoje como CMO, e quais são seus objetivos com a estratégia de marketing de conteúdo: Atrair e converter? Engajar? Se estabelecer como autoridade/referência?

Como CMO da Flammo, o que eu percebo é que a maioria dos nossos clientes são empresas de pequeno e médio porte, e portanto são organizações muito mais orientadas a atingir resultados da forma mais ágil possível, ou seja, são empresas que precisam de receita. Por essa razão, os projetos de marketing digital que desenvolvemos normalmente são ancorados em atrair e converter. A Flammo também se encaixa nesse perfil, então também buscamos a captação e qualificação de tráfego para nossa empresa.

E quanto aos seus clientes? No geral, quais são os principais desafios apresentados por eles, e o que você recomendaria  em relação a implantação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Como já falamos, o Marketing de Conteúdo é a base de todo projeto de marketing digital. Se um cliente, ou potencial cliente da Flammo deseja captar novos clientes e conseguir receita no longo prazo através da internet, ele não pode se dar ao luxo de não investir em conteúdo, blogs, ebooks e similares.

Qual o papel do CMO para garantir a efetividade da estratégia de marketing como um todo?

O CMO deve sempre entender a realidade da empresa e do cliente. Absorver de forma clara qual é a proposta de valor que a empresa oferece e o porque o cliente irá querer comprar essa proposta. Ele deverá sempre, antes de mais nada, se colocar no lugar dos seus clientes, buscando entender o que ele busca, quais são seus anseios, necessidades e desejos.

Qual o peso terá o marketing de conteúdo no seu planejamento de marketing para o próximo ano?

A nossa tendência é cada vez mais, entrar no negócio dos nossos clientes, buscando fazer com que o marketing digital seja um investimento de retorno real, e não somente um gasto. Sendo assim, sempre que propusermos projetos que tenham como objetivo a geração de receita, de tráfego ou fortalecimento de marca, o marketing de conteúdo será um item indispensável dentro do contexto

Por fim, se você pudesse deixar uma dica para o pessoal de marketing que estiver pensando em iniciar uma estratégia de conteúdo e não sabe por onde começar, o que você diria?

É importante entender que conteúdo será a parte mais importante da estratégia. Da mesma forma que um post em um blog é conteúdo, uma promoção também é conteúdo. A diferença é o público-alvo. Uma promoção é um conteúdo muito mais direcionado do que o post de um blog, mas ambos dão resultado. O crucial aqui é entender o seu consumidor final e direcionar o conteúdo certo para que ele realize a conversão que você precisa. Infelizmente, caso você não tenha conteúdo para direcionar e conversar com seu cliente final, suas chances de conversão serão ínfimas.

 

Tem alguma dúvida sobre gestão em marketing de conteúdo? Alguma pergunta que gostaria de ver na próxima entrevista, mande para a gente nos comentários!

Gostou? Que tal conferir a primeira temporada completa do Fala,CMO?

 

 

 
Autor(a)

Escrito por: Guilherme Mendes



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!