Fala CMO - GuiaBolso com Paula Crespi

Fala, CMO! – GuiaBolso com Paula Crespi

Estamos de volta com mais um post do Fala, CMO!. A entrevistada da vez é a Paula Crespi, Head de Marketing e Produto do GuiaBolso (a entrevista também pode ser baixada em pdf). Acho que o cargo e a empresa falam por si sós. A Paula comanda o marketing de uma startup cujo app não cansa de postular entre os mais baixados. O mais bacana dessa história toda é que não se trata de um joguinho ou algum tipo de rede social. Trata-se de um aplicativo que nasceu com uma missão fantástica – educar e ajudar seu público no controle de
suas finanças pessoais!

Paula, conte-nos um pouco mais sobre o GuiaBolso.

Nosso principal objetivo e missão como empresa é dar poder na mão dos brasileiros para transformarem suas finanças e o aplicativo nasce dentro dessa missão, que é trazer uma tecnologia realmente prática e funcional de gestão financeira. A gente sabe que mais de 80% dos brasileiros não fazem controle das suas finanças, então desenvolvemos uma plataforma que ajude as pessoas a entenderem melhor suas finanças para então agirem sobre isso no sentido de melhorar sua vida financeira. A pessoa pode olhar pra plataforma e ver onde está gastando seu dinheiro em tempo real, já que conectamos suas contas bancárias e cartões de crédito e mostramos todos os gastos já divididos por categorias, além da possibilidade de estabelecer metas para o seu orçamento e acompanhá-las ao longo do tempo.

Qual a relevância do marketing de conteúdo hoje dentro da estratégia geral de marketing da empresa?

Conteúdo é um pilar estratégico do nosso marketing e tem cada vez mais ganhado relevância por algumas razões. A primeira e principal é que o GuiaBolso se propõe a trazer para as pessoas poder sobre as suas finanças, e poder não só significa estar no controle mas também estar bem informado, e para isso conteúdo é essencial e entrega muito valor para os nossos usuários. O segundo ponto é que conteúdo é extremamente relevante como contato de marca e para adquirir novos usuários para a nossa base. É um dos principais pontos na nossa estratégia de SEO, pois com conteúdo relevante conseguimos ranquear melhor nos mecanismos de busca da internet e assim mais pessoas passam a conhecer o GuiaBolso.

Quais os principais objetivos do GuiaBolso com uma estratégia de marketing de conteúdo? Atrair e converter? Engajar seu público? Se estabelecer como referência na área?

Todos os objetivos que você citou são igualmente importantes para nós. Nossa empresa é muito voltada para métricas. Do ponto de vista do usuário, que é o nosso foco sempre, conteúdo é extremamente relevante, totalmente alinhado à nossa missão, mas igualmente importante para nos estabelecer como referência, para ranqueamento no Google e atração e conversão de visitantes em leads.

Qual o papel do CMO para garantir a efetividade da estratégia de marketing?

Garantir que as prioridades certas estão em pauta a cada dia, que estamos usando métricas para avaliar performance das nossa ações de marketing e que os meios de comunicação traduzam com consistência a imagem de marca que queremos passar. Em qualquer empresa o CMO também deveria colocar a mão na massa, mas em uma startup mais ainda. Temos todos os dias que pensar em formas diferentes de expor nossa marca e sermos conhecidos, então criatividade para gerar oportunidades de exposição é muito importante.

Qual peso terá o marketing de conteúdo no seu planejamento de marketing para o próximo ano?

Marketing de performance continua sendo o mais importante mas conteúdo ganha cada vez mais peso, principalmente quando olhamos pra frente. Pensando nisso já tenho uma pessoa na minha equipe só dedicada a conteúdo além de parceiros que ela gerencia. Para próximo ano pretendemos além de expandir nosso blog também focar em estabelecer parcerias de conteúdo, fazer troca de posts com outros sites, produzir conteúdo pra fora, conteúdo para mídias sociais e colaborar mais com empresas que tenham sinergia com a nossa.

Curtiu a entrevista? Acompanhe a série Fala, CMO! com outros entrevistados: Project Builder, UnYLeYa e WebHome.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!