como criar uma fanpage

Como criar e administrar uma Fan Page: O Guia Definitivo com dicas e fotos!

O Facebook mudou nossas vidas e também a forma que nos conectamos com o mundo.
Sendo um dos sites mais acessados, não há como ignorar que para ser visto, é necessário estar presente na rede social.

Não só com um perfil pessoal para se conectar aos seus amigos, mas também com uma página para sua empresa, não é mesmo?

Esta página, também chamada de Fan page, é criada para uma marca e já se tornou indispensável num plano de marketing para qualquer empresa.

Não sabe por onde começar ou como criar sua fan page? Vem com a gente que neste guia vamos te contar tudo o que precisa saber!

O que é uma Fan Page?

Uma Fan Page é uma página criada especialmente para marcas, empresas, blogs e etc.

Diferente de uma conta comum e pessoal, é um espaço que reúne fãs ao invés de amigos, e pode criar uma comunidade fiel à sua empresa, além de fortalecer a presença e a impressão que os outros possuem dela.

Porque criar uma Fan Page e não um perfil?

Muitas pessoas se confundem e acham que não é necessário criar uma Fan Page, apenas um perfil comum.

Porém a conta comum possui um número limitado de quantas pessoas podem se conectar a você (5.000 amigos) e utilizar um perfil pessoal para divulgação de marca é contra as diretrizes e termos do Facebook.

Além disso, as Fan Pages também apresentam recursos como:

  • Aplicativos, que promovem maior interação do público
  • Ferramenta de promoção que permite o impulsionamento dos seus posts, aumentando a visibilidade assim de algum conteúdo chave
  • Relatórios de estatísticas, que possibilitam que seja feita uma análise das campanhas promovidas e do engajamento do público com as postagens, novas curtidas, gráficos de desempenho, entre outros.

Como criar uma FanPage?

Agora que você já sabe das vantagens, está na hora de responder a pergunta: como criar uma Fan Page?

Passo 1: planejamento

Primeiramente, é preciso possuir um planejamento.

Como você deseja se comunicar? O que seu cliente gostaria de ler? É muito importante que seja traçado um plano de como será a apresentação de sua página e também que seja traçado qual será sua identidade.

A maneira como você fala com seu público deve ser sempre a mesma, ou seja, deve-se utilizar sempre o mesmo tom, para que as pessoas sintam que estão realmente lendo algo da sua empresa ao entrarem em sua página.

E claro, para fazer esse planejamento deve-se ter em mente sempre a sua persona.

Se você ainda não tem uma, é bom fazer! Aprenda o que é buyer persona nesse artigo e faça a sua na ferramenta abaixo!

como criar uma fanpage

Passo 2: selecionando a categoria

Para criar sua Fan Page é necessário que ela seja conectada à conta de alguém real. Se você não fizer isso, o Facebook entende que há uma irregularidade e você poderá perder sua página e todos os seus fãs! Por isso, fique atento.

Logo na tela inicial de cadastro, você verá, na parte de baixo, a opção para criar sua página.

como criar uma fanpage

Assim que esta opção for selecionada, uma nova aba será aberta para que você possa selecionar a modalidade de sua Fan Page, como vemos abaixo:

como criar uma fanpage

Nesta aba é possível selecionar qual é o seu tipo de negócio. Cada categoria necessita de informações diferentes e sua escolha será essencial para as buscas do Facebook.

Segue uma lista relacionando a categoria que você deve usar de acordo com o seu modelo de negócio:

  • Negócios Locais ou Local: se você possui um pequeno estabelecimento com abrangência local, como uma farmácia ou uma padaria, por exemplo. Atenção! Não utilize este campo se você possuir uma empresa pequena. Use a categoria do próximo tópico.
  • Empresa, Organização ou Instituição: essa é a categoria certa para empresas, não importando o tamanho ou porte.
  • Marca ou Produto: Se sua empresa deseja divulgar um produto ou uma marca específicos, selecione essa categoria para criar uma Fan Page exclusivamente para este fim. É uma opção interessante se sua empresa possui uma grande variedade de produtos.
  • Artista, Banda ou Figura Publica é bem auto-explicativo, não é mesmo?
  • Entretenimento é a categoria para estabelecimentos como casa de shows ou um canal de TV, por exemplo
  • Causa ou Comunidade: é ideal caso você possua uma ONG ou gostaria que seu público lhe apoiasse em uma causa.

Não se preocupe se, no futuro, for necessário que você modifique esta opção, pois é possível realizar esta alteração sem problemas!

Passo 3: personalizando sua fan page

Agora que você já decidiu em que tipo de página seu negócio se encaixa, é preciso configurar sua Fan Page.

Sobre

como criar uma fanpage

Nesta aba, você terá que esclarecer para seu público, sobre o que se trata a página criada. Uma boa descrição é importante, assim como adicionar o endereço do seu site, para que se possa alcançar uma boa classificação nas buscas.

Também será preciso que você personalize a URL da sua Fan Page. Um nome exclusivo e simples irá tornar a busca por sua página mais fácil, assim como o acesso à ela.

Foto do Perfil

como criar uma fanpage

Nesta parte, a identidade de sua empresa desempenha um papel fundamental, pois, é através dela que você poderá definir a melhor foto de perfil para sua página, e posteriormente, a melhor foto de capa.

Atenção! Lembre-se que o Facebook – assim como em praticamente toda rede social – possui um padrão de tamanhos para estas imagens, que deve ser seguido.

Adicionar aos Favoritos

como criar uma fanpage

Para que você possa acessar sua página com facilidade, o Facebook te dá a opção de incluí-la em seus favoritos.

Esta aba pode ser acessada de qualquer dispositivo e também é possível organizar os links de acordo com sua preferência.

Público preferido para a Página

como criar uma fanpage

Quem você deseja alcançar? Qual é a idade média e o gênero de seu público? Quais são seus principais interesses?

Na última aba das configurações, é possível definir estas e outras alternativas, para que sua página apareça principalmente para as pessoas que se encaixam no perfil definido por você. É só usar a sua persona!

Agora que sua Fan Page está configurada, não se esqueça de curti-la e de chamar seus amigos e contatos do Facebook para fazerem o mesmo!

Gerando conteúdo para a Fan Page

Após a conclusão das configurações de sua página, você já pode começar a realizar interações e também a realizar postagens!

É interessante que já se tenha uma ideia daquilo que deseja publicar e também que já existam conteúdos prontos antes mesmo de criar a sua página.

Estas primeiras publicações  contribuem muito para que os seus novos visitantes saibam qual é o tipo de conteúdo que estará presente em sua Fan Page e que curtam querendo mais.

Procure realizar postagens curtas e com linguagem simplificada. Se possível, utilize imagens de sua marca, produto ou causa.

Links que levam ao seu site ou blog também são muito importantes! Links de outros sites podem ser incluídos, mas não se esqueça de dar os devidos créditos.

A dica mais importante aqui é: nunca pare de postar! Sua presença na página deve ter uma frequência, assim como a postagem de conteúdos.

Divulgando sua Fan Page

Promover e divulgar sua página é um ponto essencial de sua estratégia de marketing. É a divulgação de sua Fan Page que fará com que você seja visto cada vez mais.

Incluir a URL da sua página em seu site e divulgá-la em grupos e para amigos são apenas o começo.

Na realidade, quanto mais dedicado você for à sua Fan Page, mais retorno de seu público você terá.

Interaja com o público

Aposte na interação com seus fãs! Acompanhe os comentários e não deixe de responder seus clientes, mesmo quando eles fizerem uma reclamação.

O importante é que eles tenham a consciência de que sua empresa se importa com o bem-estar deles e também em resolver os problemas, para que a experiência deles com sua marca seja a melhor possível!

O Facebook mostra aos seus fãs se você responde rápido as solicitações e mensagens enviadas por eles e isso é um ótimo indicador de que seu público é ouvido e atendido por você!

Falando em interação, outra ótima dica é inserir calls to action em suas postagens! Incentive seus fãs a comentarem em uma postagem, ou a marcarem amigos nela.

Isso atrai mais pessoas para sua página e também contribui para a proximidade da marca com o público.

Aposte em Mídia Paga

Os anúncios pagos do Facebook não dependem de muita verba e, através deles, sua página e seus anúncios terão um alcance maior e também uma maior visibilidade.

É possível selecionar o tipo de público que se deseja atingir, e, dessa forma, avaliar e acompanhar os resultados de suas mídias.

É interessante definir um orçamento e separá-lo para garantir o controle de seus gastos. Com apenas dez reais já é possível alcançar uma boa quantidade de pessoas com seus anúncios.

Não há limites nos preços das campanhas e elas podem ser reajustadas de acordo com os resultados que forem alcançados ao longo do tempo.

Não se esqueça que, de acordo com definições do próprio Facebook, há uma limitação do tamanho do texto inserido em imagens.

Se quiser verificar se sua imagem se encontra dentro dos padrões, é só acessar a Ferramenta de Sobreposição de Texto.

Não abandone sua Fan Page!

Uma rede social é feita de relacionamento, não é mesmo? Por isso, nunca abandone sua página do Facebook. Além de causar uma péssima impressão para quem acessá-la, também poderá comprometer o relacionamento que você está construindo com seus seguidores.

Pode não ser tão fácil assim manter uma Fan Page e alimentá-la, mas a dedicação com certeza lhe trará resultados!

Uma análise dos conteúdos mais compartilhados ou curtidos, o alcance que seus posts estão tendo, as mensagens trocadas entre seus fãs e sua empresa e o engajamento do seu público, são apenas alguns dos dados que podem ser visualizados na própria página e que podem servir como uma valiosa base para seguir o caminho certo!

Quando se trata de estratégias de marketing nas Fan Pages, temos um leque de opções que podem te ajudar a ter sucesso na rede social. Fique sempre por dentro das novidades, pois as mudanças nas políticas do Facebook são constantes!

Além disso, nunca deixe de se informar e estudar sobre novas possibilidades de fazer com que sua Fan Page bombe entre seu público. O importante é sempre melhorar o relacionamento entre você e eles!

E você? possui outras estratégias para administrar e criar uma Fan Page? Quer compartilhar mais dicas com a gente? Escreva no campo de comentários abaixo!

como criar uma fanpage

 
Autor(a)

Escrito por: Adriana Aguiar Customer Support na Rockcontent. Amante de viagens, burguers, unicórnios, filmes, séries medievais e Britney Spears.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!