ferramentas expostas

As 46 melhores ferramentas de Marketing

Nós sempre ressaltamos a importância de criar boas estratégias de marketing e planejar as ações que a sua empresa vai fazer.

Definir objetivos, personas, indicadores-chave de performance; tudo isso faz parte do dia a dia de qualquer negócio que deseja ter sucesso no marketing digital.

Mas, se você parar para pensar quantas tarefas precisam ser feitas todos os dias para garantir que os resultados serão alcançados, dá pra imaginar o trabalho que a sua empresa terá para mandar bem nos seus esforços.

Por isso, ferramentas de marketing são indispensáveis para quem quer vender mais e conquistar mais clientes com Inbound, conteúdo e plataformas digitais.

Essas ferramentas ajudam a automatizar o seu dia a dia, realizar testes, conhecer o seu público e otimizar os seus canais. Claro, você não precisa usar todas as que existem no mercado — isso parece impossível, na verdade — você só precisa daquelas que suprem as necessidades da sua equipe de marketing e do seu negócio.

Existem diversas empresas com soluções bem legais para os mais diversos problemas. Desde gerenciamento de redes sociais até Big Data e gerenciamento de projetos.

Para te ajudar nesse processo, separamos 46 ferramentas de marketing que você precisa conhecer!

Para facilitar, separamos algumas categorias principais:

  • Automação de marketing;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Analytics;
  • Produtividade;
  • Testes A/B;
  • Landing page;
  • CRM (customer relationship manager);
  • ERP (enterprise resource planning);
  • Help Desk;
  • Finanças;
  • Colaboração e comunicação;
  • Assinatura eletrônica;
  • Gerenciamento de mídias sociais;
  • Business Intelligence;
  • Bug trackers;
  • Hosting;
  • Plataformas de marketing de conteúdo;
  • CMS (content management system);
  • Gestão de projetos.

Com certeza alguma delas vai te ajudar a agilizar o seu dia a dia! Preparado? Vamos lá!

Automação de marketing:

1. RD Station

A RD Station é a plataforma de automação de marketing da Resultados Digitais. É uma solução bem completa para a sua automação de marketing que pode ser facilmente adequada ao seu orçamento. Dentro dela, é possível criar fluxos de nutrição de e-mails, campanhas de e-mail marketing, landing pages, testes A/B e todas as ações necessárias para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso!

2. Hubspot

A Hubspot é a principal responsável por disseminar o Inbound Marketing no mercado, e também a principal plataforma de automação de marketing. Dentro do software é possível automatizar o seu blog, criar estratégias de SEO, fazer pesquisa de palavras-chave, landing pages, testes A/B, gerenciar leads e ainda mensurar os resultados da sua campanha.

3. Pardot

A Pardot é plataforma de automação focada em B2B — business to business — criada pela Salesforce. Um dos seus principais objetivos é acelerar o pipeline de vendas com excelentes campanhas de e-mail marketing e o acompanhamento próximo do ROI das suas ações. Uma das grandes premissas da empresa é enviar o e-mail certo para a pessoa certa.

4. Mautic

Se você têm experiência com programação (ou tem um programador disponível) o Mautic é uma solução e tanto! Ele é uma plataforma de automação open source, ou seja, o código pode ser alterado por qualquer pessoa que conheça a linguagem de programação. E sabe o que é o melhor? Ele é gratuito! É possível rodar diretamente do site da empresa, por uma conta grátis, ou fazer o download e implantar no seu próprio site.

5. Act-On

Para quem procura por um software de automação de marketing que também ajuda na construção da imagem da sua marca online, você achou! Além das funcionalidades vistas em plataformas de automação, o Act-On também ajuda na construção da sua marca, monitorando atividades da imprensa, identificando influenciadores e acompanhando o desempenho de press releases e conteúdos.

Email Marketing:

6. Mailchimp

Quer uma solução simples, eficaz e barata? O MailChimp é sem dúvidas uma das melhores opções do mercado! Através dele é possível e criar e gerenciar uma estratégia de e-mail marketing completa, mesmo com a versão grátis do serviço. É possível montar layouts personalizados, além de mensurar o rendimento das campanhas.

7. Dinamize

A Dinamize é uma ferramenta de e-mail marketing bem completa. É possível criar templates personalizados, automatizar campanhas, emitir relatórios e até fazer testes A/B. Diferente do MailChimp, ela não possui uma versão gratuita.

SEO:

8. SEMrush

Se você leva SEO e SEM a sério, usar o SEMRush na pesquisa é indispensável! Lá, é possível pesquisar domínios e palavras-chave, analisar a concorrência, encontrar termos relacionados ao seu negócio e identificar oportunidades. A versão gratuita tem algumas limitações, mas mesmo assim é muito interessante.

9. Google Keyword Planner

Essa é a ferramenta de pesquisas de palavras-chave e tendências do Google. Ela é muito interessante por ajudar na organização e elaboração das campanhas de Adwords, até porque, ela é integrada à plataforma. Você pode encontrar o volume de buscas, palavras relacionadas e CPC, além de conseguir agrupar keywords para um mesmo anúncio.

Analytics:

10. Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma de monitoramento do Google. Ele é usado tanto para sites e blogs, quanto para redes sociais e campanhas de mídia paga. Com ele, é possível identificar a origem do tráfego dos seus canais, encontrar conteúdos que geram mais visitas e trackear campanhas de Adwords e redes sociais.

11. Kissmetrics

Se você procura uma solução de analytics que vai além de acompanhar eventos, o Kissmetrics pode ser uma ótima solução. Ele é uma ferramenta que te ajuda a identificar comportamentos dos usuários e otimizar o marketing da sua empresa. É possível acompanhar diversas métricas e emitir relatórios regulares.

Produtividade:

12. Google Apps

O Gmail e o Google Drive já fazem parte do dia a dia de diversas pessoas e empresas. Sendo assim, o Google Apps é excelente para quem já está confortável com essas ferramentas e deseja integrá-las ao seu ambiente de trabalho. O Google Apps fornece todas as ferramentas necessárias para uma empresa, desde e-mails personalizados até armazenamento de arquivos.

13. Libre Office

O Libre Office é a alternativa grátis ao Google Apps. Ele oferece uma plataforma de edição e criação de textos, apresentações e planilhas. Claramente, não possui as mesmas funções na nuvem como o Apps, nem o e-mail, mas é possível integrá-lo ao Google Drive a utilizar a versão grátis.

Testes A/B:

14. Optimizely

Testes A/B são indispensáveis para quem quer construir estratégias de sucesso! O Optimizely é uma ferramenta que permite a comparação de versões de uma mesma campanha, anúncio, landing page, e-mails e muito mais. É possível exportar relatórios e personalizar todos os aspectos da plataforma.

15. AB Tasty

O AB Tasty é mais uma uma alternativa para testes A/B, trabalhando com 4 passos simples: modificar o seu site, direcionar as modificações, definir os indicadores de performance e mensurar os impactos. Simples e direto!

Landing Pages:

16. Unbounce

Se você procura uma forma fácil e rápida de criar landing pages, achou o Unboounce! Ele permite que você crie, publique e otimize suas LPs direto da plataforma.

17. Lead Pages

Com funções drag and drop, é super fácil montar landing pages dentro do Lead Pages. Não é necessário nenhum tipo de programação e existem diversas opções, de CTAs, links e códigos de otimização.

CRM:

18. Pipedrive

O Pipedrive condensa todas as suas informações em um funil de vendas virtual, que permite a visualização rápida de toda a sua estratégia. Ele ainda organiza seus clientes e contatos em potencial e prevê vendas para evitar surpresas. Um ponto interessante é que ele possui apps para Android e iOS!

19. Hubspot CRM

A Hubspot lançou recentemente um CRM grátis para pequenas empresas. Ele é totalmente automatizado com a plataforma de marketing e fornece diversas informações sobre suas leads e clientes, além de facilitar o contato com todas elas.

20. Agendor

O Agendor facilita muito a vida de times de vendas. Além de organizar os contatos e leads, ele permite acompanhar o trabalho da sua equipe, fazer follow-ups e consultar históricos dos clientes. Tudo de forma simples e rápida!

ERP (Enterprise Resource Planning):

21. Sankhya

Melhorar os segmentos, processos, módulos e recursos é o que a Sankhya deseja para a sua empresa. Ela oferece uma solução de ERP que se adequa ao atacado, varejo, distribuição, ou qualquer outro segmento e faz uma análise geral da sua empresa para fornecer o máximo de informações relevantes para o seu planejamento corporativo.

22. ContaAzul

Se você procura uma ferramenta que vai direto ao ponto, então você procura a ContaAzul. Ele é um software de gestão simples de usar, com relatórios e integrações para facilitar o dia a dia do seu negócio.

Help Desk/Customer Service:

23. Zendesk

Zendesk é a solução para seus problemas de suporte. Ele centraliza todas as interações com os seus clientes em um único lugar e facilita a resolução de problemas e tickets. Você pode gerenciar todas as suas conversas em um só lugar.

24. Gainsight

O Gainsight é uma das maiores referências em Customer Success atualmente. Ela facilita a abertura de tickets, encaminhamento de chamadas e interações, dentro de uma plataforma que armazena todos os dados relevantes sobre seus clientes e suas interações com eles. Além disso, ajuda a identificar possibilidades de upsell e prever churns.

Finanças:

25. Moip

O Moip é uma solução super interessante para quem deseja receber pagamentos online. Mas mais que isso, eles deixaram de ser apenas um sistema de recebimentos e cobranças, e se tornaram uma solução para e-commerces e startups que lidam com transações digitais. Existe um plano feito especialmente para empresas que estão começando, com custos e taxas menores. Há uma plataforma de checkout transparente que aumenta as conversões em até 30% e várias outras soluções para todos os tipos de negócio!

26. Paypal

O Paypal é, provavelmente, a plataforma de pagamento mais famosa do mundo. Ele foi um dos primeiros a possibilitar pagamentos ao redor do mundo, na moeda natural de quem estiver pagando. Ele também oferece diversas soluções para vários tipos de negócio, possibilitando pagamentos no celular, marketplace, e-commerce, e-mail e vários outros. A integração com plataformas é bem simples e ele funciona muito bem com todas as plataformas de sites, blogs e e-commerces.

27. PagSeguro

O Pagseguro é, atualmente, a plataforma de recebimento de pagamentos mais popular no Brasil — se considerarmos as operadoras de cartão de crédito, claro — já que torna fácil para lojas e empresas receberem pagamentos no débito e crédito. Como empresas similares, eles começaram com transações online e expandiram para vendas físicas. Um diferencial bem legal é que eles lançaram a “moderninha”, uma máquina que aceita débito, crédito e até cartão refeição! Ela não tem anuidade, você pode comprá-la e, após terminar de pagar, paga apenas as taxas normais que incidem sobre as transações. Bem interessante, não é?

Colaboração e comunicação:

28. Slack

Comunicação interna sempre é um ponto sensível. Mas com o Slack, tudo fica mais fácil! Ele agiliza os contatos dentro da empresa e reduz consideravelmente o número de e-mails enviados. É possível criar grupos, abrir chats privados e enviar mensagens para todos da empresa.

29. Skype

O Skype já é um velho conhecido das empresas e ainda é uma das principais ferramentas para calls e reuniões. Pode ser usado tanto pelo time de vendas quanto por qualquer outro profissional para reduzir custos de ligações e agilizar contatos. Ainda é possível realizar ligações internacionais e para telefones, com um custo bem reduzido.

30. Hangouts

O Hangout é a opção do Google para videoconferências. Ele tem alguns funções bem legais, como a opção de desenhar na própria tela, criar apresentações e integrar o app com outros programas online.

Assinaturas eletrônicas:

31. ClickSign

O ClickSign facilita toda a burocracia de assinar documentos. Ele permite que você assine diretamente do seu dispositivo, de forma fácil e rápida. Ele é todo baseado na nuvem, tem diversas integrações, permite que você assine vários documentos ao mesmo tempo e crie vários pontos de autenticação.

Gerenciamento de mídias sociais:

32. Sprout Social

A Sprout Social e a ferramenta de gerenciamento social criada por Neil Patel. É uma das soluções mais completas disponíveis no mercado, com opções de relatórios, acompanhamento de palavras-chave e tópicos em alta.

33. Hootsuite

A Hootsuite é um dos softwares mais famosos de gerenciamento. Ele permite controlar diversos feeds ao mesmo tempo, agendar publicações e emitir relatórios. A versão grátis permite que você cadastre até 3 perfis sociais.

34. Buffer

Ao lado do Hootsuite, o Buffer é mais uma ferramenta que é muito usada por times de marketing. Uma das funcionalidades mais legais da plataforma são as sugestões para o melhor horário de postagem, de acordo com a rede social e o tipo de usuário.

Business Intelligence:

35. Cortex

A Cortex condensa todos os dados relevantes do seu negócio em uma plataforma, ajudando a otimizar o processo de venda, marketing, pontos de venda e muito mais. É possível criar diversos relatórios de rendimento e entender o que está realmente ajudando o seu negócio a crescer.

36. Tableau

A Tableau fornece uma solução de Big Data pra cada tipo de empresa. É possível ter todos os dados analisados do seu negócio no seu computador, em servidores ou na nuvem.

Bug Trackers:

37. Github

Achar bugs em softwares nunca foi tão fácil. O Github ajuda desenvolvedores a encontrar erros e construir códigos através de uma plataforma colaborativa. É possível trabalhar em conjunto com diversos profissionais e acompanhar projetos em tempo real.

Hosting:

38. Task Internet

A Task é uma empresa mineira de hospedagem de sites e blogs que tem planos feitos para o seu tipo de negócio. Desde hospedagens simples, até e-mail personalizado e servidores dedicados para a sua empresa.

39. WP Engine

Se você está a procura de hospedagem de alto nível, e pode pagar por isso, a WP Engine é a escolha certa. Com servidores extremamente estáveis, a WP oferece planos diferentes para necessidades diferentes e um suporte que está acima da média no mercado.

Plataformas de marketing de conteúdo:

40. Rock Content

Aqui na Rock, todo o gerenciamento da estratégia de marketing de conteúdo dos nossos clientes é feita através de uma plataforma criada especialmente para esse fim. Lá, é possível acompanhar e editar as personas, linguagem, referências e informações gerais importantes sobre o negócio. Toda a pesquisa de palavras-chave, concorrentes e textos fica armazenada em um só lugar e pode ser acessada a qualquer hora. Também é lá que acontece toda a interação entre nosso time, redatores e clientes!

41. Contently

A Contently possui a plataforma de conteúdo referência no mundo. Grandes empresas como o Facebook, IBM e Walmart a utilizam para gerenciar suas estratégias. Dentro do sistema, é possível acompanhar diferentes storylines, mensurar o desempenho de cada uma delas e definir ações de otimização. Também é fácil criar e emitir relatórios de rendimento, além de existir um dashboard completo e fácil de mexer.

CMS (Content Management System):

42. WordPress

Com certeza você já conhece o WordPress por ser a plataforma de sites e blogs mais usada no mercado. Ele é simples de mexer e super intuitivo. Mas ele também pode ser usado como um sistema de gerenciamento de conteúdo, CMS em inglês. Isso quer dizer que é possível criar, editar e publicar conteúdo constantemente, utilizando as ferramentas existentes e diversos plugins externos.

43. Magento

O Magento é comumente utilizado como a plataforma go to para e-commerces. Ele possui algumas funcionalidades que o WordPress não tem nativamente (como o fluxo de compras para produtos) e, por isso, atrai a atenção de usuários mais experientes e empresas com necessidades especificas. Mas, como o seu principal concorrente, ele pode ser utilizado como um content magament system de forma bem interessante. Lá, também é possível criar, editar e publicar conteúdo, organizar seções, textos e páginas. A principal diferença é que é necessário um profissional com conhecimento de programação para desenvolver uma plataforma com o Magento.

Gestão de projetos:

44. Trello

Se algum dia você já colou post-its na parede para organizar ideias e desenvolver projetos, então o Trello vai ser o seu melhor amigo! Mas mesmo se você nunca tiver feito isso, com certeza vai gostar do Trello. Ele é uma plataforma de gestão de projetos e trabalho colaborativo bem interessante. É possível criar diversos boards e inserir o seu time com diferentes cores relativas a cada membro, assim, é possível delegar tarefas para cada uma delas. É uma excelente forma de organizar uma ideia!

45. Runrun.it

Se você precisa de algo mais completo para gerenciar um projeto, o Runrun.it pode ser uma boa ideia. Dentro da plataforma, ele disponibiliza diversas ferramentas para gerenciar tarefas, projetos e equipes. É possível emitir relatórios facilmente, cronometrar o tempo gasto com atividades, sugerir reuniões e atividades. Tudo isso com um sistema de hierarquia bem interessante entre os colaboradores. Ele também possui aplicativos para Android e iOS, logo, você pode acompanhar o andamento de qualquer projeto a toda hora, em qualquer lugar.

46. Basecamp

O Basecamp é a solução gratuita para quem precisa colocar todos os membros de um projeto em uma mesma página. Você pode se cadastrar com a sua conta do Google e criar tarefas, enviar mensagens, compartilhar arquivos e calendários. Claro, na versão gratuita existem algumas restrições de funcionalidades, mas já é uma opção bem interessante. Para empresas, existem algumas opções de plano que são realmente muito em conta!

Pode falar, você encontrou alguma ferramenta que vai te ajudar muito, não é mesmo?

Escolher a ferramenta certa, seja de automação, analytics, ou monitoramento, é tão importante quanto construir uma boa estratégia. Afinal, como você vai saber se todos os planos que você e sua equipe criaram realmente estão trazendo os resultados esperados?

Lembre-se que gerenciar, monitorar e mensurar uma estratégia de marketing digital é tão importante quanto fazer uma bela execução!

Continue acompanhando essa lista, vamos mantê-la atualizada sempre que encontrarmos mais ferramentas legais e interessantes, quem podem te ajudar no seu dia a dia!

Enquanto isso, confira algumas ferramentas para blogs que são indispensáveis em blogs de sucesso!

Texto flutuando no fundo azul

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!