ferramentas de seo

Conheça as 61 ferramentas de SEO gratuitas que vão dar um boost na sua estratégia!

Quem trabalha com marketing digital sabe que existem inúmeras estratégias para aumentar o fluxo em seu site e uma das mais conhecidas e eficazes dentre elas é o SEO.

Conhecida por quem tem um blog e produz conteúdo para ele e outros sites, esta prática tem ferramentas que facilitam seu uso e domínio completo.

Elas serão essenciais para aprender o que é o SEO, para que ele serve e como utilizá-lo para ampliar o sucesso das suas páginas na internet.

Ficou curioso? Acompanhe o artigo, temos 61 ferramentas que podem ajudar você a otimizar o tráfego do seu site!

Mas antes: o que é o SEO?

O SEO é uma associação de táticas que visam apresentar os sites de uma maneira mais fácil e clara nos mecanismos de busca da internet, como o Google.

Isso se dá através das palavras-chaves que são utilizadas no conteúdo do site e estas palavras devem ser selecionadas considerando os hábitos de busca, desejos e curiosidades do seu público alvo.

Associar uma escolha certa de palavras-chave e otimizar seu conteúdo para elas utilizando táticas de SEO é o que pode fazer com que seu site tenha um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, fazendo com que seus clientes o encontrem mais facilmente.

Como acontece o SEO?

O SEO não é tão difícil de entender como as pessoas pensam. Uma vez que você compreende os conceitos, pode enxergar com maior facilidade como ele acontece.

Se você ainda não tem ideia de como isso acontece, vamos analisar:

Os sites de buscas são, atualmente, a principal forma de pesquisa sobre qualquer tipo de informação na internet.

E por tal importância, é chegado a um consenso que aparecer bem na hora dos resultados orgânicos da busca sempre será uma ótima maneira de prospectar clientes, leitores e fãs para seu produto ou marca.

Temos que ressaltar que para os sites – que vivem de acessos – aparecer ou não na hora do resultado fará uma enorme diferença em seu sucesso.

A importância dos sites de busca

Ainda lembramos que esta estratégia de aparecer bem na pesquisa é tão importante que isso vai muito além das lojas virtuais, as conhecidas e-commerce.

As estratégias de SEO são de suma importância para sites e blogs que estão em crescimento, da mesma maneira que conseguem alavancar mais audiência para grandes portais bastante conhecidos do público.

Devemos ainda reforçar que os sites de busca podem ser chamados por outros nomes que têm grande força no meio do SEO, são eles: mecanismos de pesquisa (e/ou busca) e motores de pesquisa (e/ou busca).

Portanto, caso encontre esses nomes não se confunda, estamos falando dos famosos sites de busca!

Os tipos de SEO

Podemos dividir o SEO basicamente em dois tipos: o inhouse e o feito por agências especializadas.

Vamos conhecer um pouco de cada agora:

SEO in-house

Cada empresa sabe o que deve fazer para trazer para perto seus clientes e é por isso que algumas preferem fazer seu dever de casa e manter profissionais internos de SEO.

Tais profissionais são específicos de TI e do Marketing e exercem a função de otimizar os sites e blogs. O SEO in-house tem a vantagem do conhecimento profundo do seu produto, o que pode ajudar na otimização de sites e na escolha de palavras-chave para sua persona ideal.

Agências Especializadas

Enquanto algumas empresas querem ter profissionais por perto para fazer o melhor em seus sites, outras não possuem os especialistas em SEO ou não podem arcar com os custos desses profissionais e, devido a isso, preferem terceirizar o serviço.

Em muitos casos sai mais em conta contratar uma agência especializada em SEO que ofereça um serviço de consultoria e implantação dele.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o SEO, que tal vermos ferramentas gratuitas que ajudam os especialistas em SEO e os donos de sites menores a trabalhar melhor suas estratégias? Veja um pouco mais:

Conheça as 61 ferramentas de SEO gratuitas para ampliar suas estratégias

O SEO pode não ser algo tão simples de ser trabalhado, mas com força de vontade, paciência e ajuda das ferramentas que vamos apresentar a seguir, você poderá se tornar um mestre em SEO. Desta forma, você poderá fazer a otimização do seu site e garantir que ele fique bem posicionado durante as buscas realizadas pelo seu público alvo.

Se você precisa conhecer ferramentas gratuitas para ajudar suas estratégias de SEO, veja a seguir as principais ferramentas que estão prontas para lhe ajudar e que explicaremos em mais detalhes a seguir:

  • MozBar;
  • WooRank;
  • SEOWorkers Analysis Tool;
  • Google Analytics;
  • Google Webmaster Tools;
  • Keyword Planner e;
  • Web Developer

Vamos conhecer cada uma dessas ferramentas e ver como elas podem nos ajudar na hora de ampliar as estratégias de SEO de nossos sites.

1. Mozbar

ferramentas de seo

Considerada uma das ferramentas gratuitas para SEO mais fácil de ser utilizada, o grande obstáculo da Mozbar é que o usuário deverá ter um conhecimento básico em inglês – pelo menos para ler – já que ela é disponibilizada completamente nessa língua.

Outra vantagem que o Mozbar traz para você e seu site é a rentabilidade financeira. Isso mesmo que você leu: o Mozbar é fornecido gratuitamente. Ele está disponível para o Mac, Chrome, Windows e Firefox.

Analisando o Mozbar, chegamos a conclusão que esta ferramenta tem como base o conhecimento, ou seja: o mecanismo te ajuda a identificar melhor qual material e conteúdo pode ser relevante para o SEO do seu site ou blog. Além disso, a ferramenta te mostra métricas importantes, competição de palavras-chave e te deixa criar buscas personalizadas de acordo com sua região.

2. WooRank

ferramentas de seo

A segunda ferramenta que vamos apresentar é o WooRank. Muitos podem achar que ele é apenas mais um site que faz análises de forma gratuita mas, ao verificar mais de perto, pode-se perceber que o WooRank nos oferece boas ideias em informações básicas, que podem ser de grande ajuda para pessoas leigas em SEO.

Uma das maiores vantagens do WooRank é a sua praticidade. Esta ferramenta gratuita permite que seja feita uma análise de qualquer site e muito rapidamente ele entrega um relatório de SEO para você.

Outra informação interessante que o WooRank nos fornece é dados sobre onde vêm os visitantes do site. E mais um ponto para esta ferramenta é o fato dela reunir dados das redes sociais, sejam curtidas, compartilhamentos, comentários entre Facebook, Twitter, Google+ e outras. Além disso, o WooRank oferece uma seção mobile, que te permite otimizar seu site para dipositivos móveis.

O WooRank é uma ótima escolha pela quantidade de dados que fornece e sua interface simples.

Quer baixar o Woorank? Veja aqui o teste gratuito e as versões pagas também!

3. SEOWorkers Analysis Tool

ferramentas de seo 3

Esta terceira ferramenta de SEO que vamos apresentar permite que você analise sites que não sejam seus e, inclusive, gere relatórios desses sites. Comparado às outras duas ferramentas já apresentadas anteriormente, o SEOWorkers Analysis Tool não oferece nada de muito extraordinário. Para sermos sinceros, ele fornece dados básicos, porém o relatório é feito rapidamente e mostra um bom detalhamento.

Este relatório traz dados que não costumamos checar frequentemente, como o HTTP. Outra característica que o SEOWorkers Analysis Tool traz é que ele mostra a você onde é necessário prestar mais atenção para alcançar seus objetivos em SEO.

Já que estamos falando de SEO, uma boa característica do SEOWorkers é que ele lhe ensina a analisar os dados de maneira detalhada, por categorias e em muitos casos com vídeos (em inglês).

4. Google Analytics

ferramentas de seo 4

A mais conhecida ferramenta de análise de SEO. Para muitos especialistas em SEO, o Google Analytics é considerado o ar do e-commerce: se você possui um site, não pode viver sem ele.

Se você já ouviu falar do Google Analytics, mas não utiliza, é chegada a hora de começar a fazê-lo. Esta ferramenta consegue reunir uma grande quantidade de dados de altíssima qualidade e bastantes detalhadas. As ferramentas que apresentamos anteriormente costumam se basear e, em muitos casos, copiar o Google Analytics.

Sobre como avaliar o Google Analytics? É difícil viver sem ele quando se vive de internet, sites e blogs. Ele nos fornece os melhores dados sobre visitantes, o tráfego orgânico e assim por diante.

5. Google Search Console

ferramentas de seo 5

Esta ferramenta de SEO é o complemento do Google Analytics. O Google Search Console (antigo Websmaster Tools) tem como foco a pesquisa e a otimização dos seus sites e palavras-chave escolhidas por você.

Assim como o Google Analytics, o Google Search Console nos fornece uma série de informações com muita qualidade sobre os sites e blogs. Sua interface oferece um painel para que possamos analisar mais facilmente e isso facilita bastante a vida dos donos de sites e blogs, pois as melhores informações estão disponíveis nesse painel.

A principal diferença entre o Google Analytics e o Google Search Console é a forma como os dados são fornecidos para quem precisa das informações de SEO. Basicamente, o Google Search Console oferece os mesmos dados que podemos encontrar no Google Analytics. No entanto, ele nos traz de uma maneira simplificada e mais fácil de ser compreendida.

Um dos principais pontos que o Google Webmaster Tools nos fornece é os dados de ligação. Tais dados são:

  • O tráfego de visitantes de seus sites e;
  • Quantas vezes seu site foi linkado.

E ao ter acesso a esses dados, o dono de um site ou profissional de SEO pode tomar ações preventivas para melhorar seu blog ou site por meio de iniciativas de SEO.

Podemos dizer que assim como o Google Analytics é de suma importância para o SEO, o Google Search Console é quase indispensável para os profissionais que trabalham com SEO. Os dados que a ferramenta nos fornece facilita a vida de quem precisa lidar e analisar um grande volume de informações.

6. Keyword Planner

ferramentas de seo 6

O Keyword Planner é a ferramenta substituta do antigo Keyword Tool. As duas tem a mesma função, que é a pesquisa de palavras-chaves. Se você quer urgentemente descobrir as as melhores palavras-chaves para seu site ou blog encontrou a ferramenta perfeita.

A ferramenta Keyword Planner é ideal para quem deseja pesquisar as palavras-chaves que serão usadas ao longo do texto que será aplicado em seu site ou blog. Outra função bem interessante desta ferramenta é a geração de palavras-chaves, ou seja: a ferramenta pesquisa os melhores termos que podem ser usados por você na hora de escrever ou criar um novo conteúdo.

Para entender melhor como funciona o Google Keyword Planner, clique aqui.

7.  Web Developer

ferramentas de seo 7

O Web Developer é a ferramenta perfeita para a realização de testes em sua página para ver como ela ficaria aos olhos do Google. Ela te permite desativar o CSS ou Javascript, olhar o código fonte de uma página e outras funcionalidades. Disponível para Chrome, Firefox e Opera, é uma ótima opção para analisar o que deve ser alterado em seu site para que ele fiquei otimizado para SEO.

E você, já utiliza algumas dessas ferramentas que foram apresentadas? Qual a melhor e por que você escolheu ela? Se você ainda não usa, teste as ferramentas e veja qual a melhor para o seu site. Aproveite e compartilhe suas ideias conosco!

8. AuthoritySpy

A função do AuthoritySpy é detectar os contatos de mais influencia ao seu redor, ou seja, ele faz uma varredura em seus contatos nas redes sociais e retorna uma lista contendo informações sobre número de seguidores, curtidas no Facebook e também o grau de influência.

9. Check My Links

Trata-se de uma extensão para o navegador Google Chrome que, de forma muito prática, faz um check up na página selecionada em busca de links quebrados e/ou inválidos. É extremamente útil para detectar defeitos em seu conteúdo antes que seu público alvo se depare com eles!

10. GroupHigh

Essa ferramenta é muito útil para bloggers, pois, através de filtros como palavra-chave e data recente, o programa faz uma varredura pela Web e lista todos os posts relacionados ao termo buscado, ou seja, você poderá buscar por blogs que abordam temas relacionados ao seu com apenas alguns cliques, o que mostra que além de útil o GroupHigh é muito prático!

11. Inky Bee

Com um propósito bastante similar ao do GroupHigh, o Inky Bee é capaz de exibir os posts de maior impacto em seu nicho.

12. Linkstant

A cada instante em que um link de seu site é referenciado por alguém em qualquer outra página, o Linkstant emite um alerta em sua caixa de e-mails informando a página em que seu site é citado, assim como qual post está sendo relacionado com aquele conteúdo. Em outras palavras: você será sempre notificado quando conseguir um backlink.

É uma ferramenta muito útil para avaliar a relevância e abrangência de um post.

13. Quick URL Opener

Já imaginou como seria chato e trabalhoso abrir dezenas (ou centenas) de páginas em seu navegador, uma de cada vez, clique por clique, somente para trabalhar seu link building?

Se você tem feito isso, dê adeus a esses momentos fatídicos instalando o Quick URL Opener, uma simples ferramenta que permite abrir quantas páginas você desejar em seu navegador, bastando somente colar numa caixa de texto a lista de links a serem abertos.

14. Remove’em

Se o seu site sofreu alguma penalidade com base nos termos e condições do Google, o Remove’em será fundamental para que o conteúdo prejudicial seja detectado, removido e, por fim, corrigido. O programa é capaz de detectar os problemas e aponta-los instantaneamente.

Observação: a ferramenta não é distribuída gratuitamente.

15. Content Marketer

A ferramenta ideal para quem busca novos contatos e parcerias, pois com o Content Marketer é possível descobrir dados de outros empreendedores espalhados pela Web.

16. HARO – Help A Reporter Out

Uma ótima ferramenta para conseguir popularidade, afinal, ela permite que você contate um jornalista para que ele fale sobre seu blog/site em seus veículos de imprensa em troca de algum outro “favor”.

17. Link Miner

O Link Miner funciona como o Check My Links, porém, com um complemento que não podemos deixar de levar em conta: esta poderosa ferramenta encontra links quebrados e também informa quantas páginas apontam para esses links.

18. Muck Rack

Outra ferramenta que pode cair como luvas a quem deseja interagir com jornalistas para que eles mencionem as atividades de seu empreendimento, assim trabalhando seu networking e gerandobacklinks.

19. Ninja Outreach

Seguindo a linha das ferramentas que estimulam a conquista de popularidade, o Ninja Outreach permite que você entre em contato com as pessoas mais influentes da Web.

20. Pitchbox

Com o Pitchbox é possível pesquisar por pessoas que sejam interessantes para promover a ponto de auxiliar na divulgação de seu negócio. Lembrando que a ferramenta também permite adquirir contato com essas pessoas, o que pode estabelecer boas parcerias.

21. Keyword Tool Dominator

Uma poderosa ferramenta que permite utilizar de termos buscados no Google, Ask, Bing, Youtube, entre outros canais, como pesquisa de palavras-chave.

22. Microdata Generator

Com o Microdata Generator é possível otimizar o SEO de sua página para determinadas regiões. Seu funcionamento acontece por meio de microdatas contendo informações a respeito de sua localidade, que serão inseridas em seu site com a finalidade de mantê-lo “próximo” dos clientes de uma mesma localidade.

23. Panguin Tool

Se existe algum receio de seu site ter sido pego pelo pinguim do Google, o Panguin Tool lhe permitirá saber se foi penalizado pelo Google Penguin ou por seus “companheiros”: Panda e Pigeon.

24. Whitespark

Você possui ou administra um negócio de abrangência regional? Esse é o utilitário certo pra você! Pois ele otimiza seu site para que usuários localizados nas proximidades conheçam sua marca.

25. Adword & SEO Keyword Permutation Generator

Inspiração está em falta? Deixe que essa ferramenta lhe ajude a arrumar aquela ideia que tanto busca através de palavras-chave “embaralhadas”.

26. Freshkey

Mais uma da categoria “pesquisadores de palavras-chave”, porém muito utilizada e considerada por quem entende do assunto. Sua eficiência está mais voltada ao fato de que a busca pode ser feita em vários canais.

27. Linkody

Classificado como um “monitor de backlinks”, o Linkody cumpre o que promete e ainda lhe manda notificação em tempo real quando links são removidos ou novos links são ganhos.

28. Piktochart

Um simples e agradável infográfico muito prático de usar, indicado até mesmo para iniciantes.

29. Whois Lookup

Encontre dados cadastrais, contatos e outras informações sobre qualquer domínio.

30. nTopic

Se você tiver interesse em opiniões com base estatística a respeito do que pode ser melhorado em seu site, o nTopic é capaz de fazer esse “favor” a partir de uma análise de um outro site (do principal concorrente, por exemplo) e em seguida um comparativo com sugestões de tudo que pode ser aprimorado em sua página.

31. Yoast

Yoast é a mais completa ferramenta para otimização de sites em WordPress, oferecendo diversas funcionalidades, como otimização de vídeos e também manuais com instruções para quem deseja aprender a fazer excelentes conteúdos em vídeo.

32. Keyword Revealer

Com esse utilitário é possível criar uma espécie de árvore genealógica de uma palavra-chave, gerando diversas sugestões de novas palavras que você pode nunca ter pensado em utilizar.

33. HitTail

Também com o propósito de auxiliar na busca pelas melhores palavras-chave, o HitTail pode te mostrar as keywords que podem ser de alta relevância que gerem o tráfego que seu site almeja. Além disso, ele também trabalha com sugestões de palavras de forma bastante criativa.

34. GeoRanker

Quando se tem o interesse de saber o que pessoas de determinada região buscam na internet, é preciso contar com um mecanismo que exiba o que exatamente aquelas pessoas querem.

O GeoRanker foi feito para isso! Apenas escolha suas palavras-chave e a localidade, então a ferramenta lhe retornará um ranking com os termos mais procurados no Google Maps.

35. Wordtracker

Uma poderosa ferramenta  de SEO utilizada por grandes especialistas que oferece vastas opções e complementos para otimização de websites.

Caso deseje avaliar o potencial do Wordtracker, basta adquirir uma versão de teste por 7 dias – e compartilhar sua experiência com a gente nos comentários!

36. Search Latte

Para quem deseja trabalhar com o público de fora, o Search Latte pode ser de grande ajuda para ter acesso a resultados do Google ao redor do mundo (são mais de 150 versões internacionais) com extensa variedade de idiomas.

37. Raven Tools

Desenvolvido para agências de marketing digital, o Raven Tools é fornece soluções bastante completas na identificação de problemas que seu site pode ter com SEO.

Além disso, a aplicação conta com uma função chamada “Thin Content”, que previne sua página de penalizações do Google Penguin caso algo nela existente ofereça riscos.

38. Bing Webmaster Tools

A solução para todos os problemas de quem tem o Bing como foco de campanha. Com o Bing Webmaster Tools você terá tudo o que precisa para prevalecer em um dos buscadores mais relevantes da Web.

39. Seoptimer

Uma ferramenta que promete avaliar seu website, encaminhar relatórios em formato PDF e fazer uma verdadeira auditoria em aspectos SEO de sua página.

40. Youtube Analytics

A versão analytics do Youtube, essencial para quem vê nos vídeos uma grande forma de negócio.

41. Wayback Machine

Puxe um histórico de seu ou de qualquer outro website para analisar sua evolução.

42. AMZ Tracker

Com a expansão dos serviços Amazon pelo Brasil, o AMZ Tracker pode ser muito conveniente para sua loja ter presença predominante na maior plataforma de vendas on-line do mundo.

43. SimilarWeb

Permite obter um panorama geral do site de seu concorrente como um todo, desde as palavras-chave utilizadas até métricas mais avançadas.

44. Majestic SEO

O Majestic é uma das mais conhecidas, consideradas e completas ferramentas de SEO, tão completa que sua utilização é recomendada tanto para profissionais do ramo e analistas de mídia quanto para desenvolvedores, além de oferecer serviço de monitoria para que empreendedores possam analisar o desempenho de suas equipes de SEO.

45. Kwfinder.com

Uma alternativa ao Planejador de palavras-chave do Google que fornece instantaneamente a relevância dos termos que pretende utilizar.

46. Google Correlate

O Google Correlate, como o próprio nome sugere, faz uma correlação de suas palavras-chave com outros termos buscados pelo público. Por exemplo: você deseja trabalhar a palavra-chave “dietas”, o Google Correlate poderá apresentar resultados como “emagrecimento”, “tabela de calorias”, entre outros.

47. Soovle

Uma ferramenta prática e gratuita que completa automaticamente as sugestões de busca por termos pesquisados em diferentes mecanismos, como Youtube, Amazon e o próprio Google.

48. SerpIQ

Além de ser uma boa ferramenta de pesquisas, o serpIQ nos permite mensurar o nível de competitividade (de 1 a 1000 pontos) que terá a palavra-chave caso seja utilizada.

49. Seed Keywords

Um ótimo complemento para escolher suas palavras-chave com base em resultados autênticos dos mecanismos de busca. Isto é, quando usamos o Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, alguns termos que extraímos dali podem ser rarefeitos, ou seja, a relevância deixou de ser grande como em outro momento.

O Seed Keywords foi feito para suprir esse tipo de falha, fornecendo resultados que as pessoas estão buscando no momento.

50. All in One SEO Pack

Uma versão alternativa ao Yoast (número 31 da lista) com algumas funcionalidades peculiares, como o bloqueio de “bad bots”.

51. CognitiveSEO

O CognitiveSEO pode servir de grande ajuda para você detectar se sua página sofreu alguma penalidade em decorrência de um backlink.

52. Pingdom

Que tal acrescentar uma velocidade em sua página? O Pingdom tem o dom de analisar problemas de carregamento em seu site, conectividade e problemas de domínio.

53. Browseo

Execute essa ferramenta e veja sua página sob a “ótica” de um robô – os populares “bots” do Google, também conhecidos como spiders ou crawlers. Ideal para quando achar necessário verificar minuciosamente os elementos SEO da página a fim de evitar punições.

54. Buffer

O Buffer foi desenvolvido para auxiliar o usuário para otimizar o compartilhamento de conteúdos através de mídias sociais, assim garantindo maior visibilidade para audiência qualificada.

55. Copyscape

Para quem vive de compartilhar conteúdo o Copyscape pode ser visto como uma ferramenta obrigatória, pois, caso alguém venha a plagiar seu conteúdo ou o mesmo for duplicado, o Copyscape detectará o ocorrido e o notificará.

56. FindPeopleonPlus

Excelente utilitário para promover conteúdos no Google+, além de ser apropriado para pesquisas e, principalmente, para fazer link building. Um fator interessante do FindPeopleonPlus é que os critérios de pesquisa não se limitam à palavra-chave, na verdade até por profissão é possível filtrar resultados.

57. Infrogr.am

Recurso gratuito para criar infográficos e relatórios com facilidade. Para acessar, basta fazer o login através de cadastro ou a partir de uma conta em rede social.

58. Mailtester.com

O Mailtester lhe permite testar e-mails ainda novos em sua lista, para que assim você possa verificar se sua mensagem cairá diretamente na caixa de spam ou não.

59. Übersuggest

Talvez o Übersuggest seja a ferramenta de mais fácil utilização de todas que citamos até o momento, sem dúvidas é a mais simples relacionada à pesquisa de palavras-chave, pois basta digitar o termo, efetuar a busca e ver o site retornar centenas de resultados.

60. Wordle

Use o Wordle para criar “word clouds” para quaisquer finalidades, com as palavras que você quiser. Simples, livre e gratuito – além de dar um belíssimo aspecto visual ao seu site.

61. Keyword Explorer

O Keyword Explorer é a mais nova ferramenta de palavra-chave da Moz, uma das maiores empresas especialistas em SEO do mundo. A ferramenta é extremamente completa e ajuda o leitor em todo o processo de definição de uma palavra. Apresenta o volume (com 95% de precisão), dificuldade, oportunidade e o potencial daquela palavra. A partir da ferramenta é possível também analisar as páginas que estão rankeando bem para aquela palavra-chave.

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action


 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!