Fidelização do cliente em e-commercesaumentar a lucratividade. Porém, um fato não pode ser deixado de lado: a fidelização do cliente.

">

6 estratégias infalíveis de fidelização do cliente em e-commerces

Fidelizar clientes é uma das práticas mais essenciais para o sucesso de um e-commerce pois auxilia na redução de custos e na geração de receita!

Aumentar as vendas de um negócio é o objetivo de todo empreendedor. Nós sempre estamos em busca de novas maneiras para atrair mais clientes e aumentar a lucratividade. Porém, um fato não pode ser deixado de lado: a fidelização do cliente.

Segundo uma das maiores referência em marketing no mundo, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Essa frase mostra a importância e o grande potencial de fidelizar e buscar compras recorrentes.

No post de hoje vamos mostrar diferentes estratégias para fidelização do cliente, com atuações nos setores de marketing, vendas e ainda atuando no relacionamento com o público.

Confira!

1. Conheça sua Persona

A primeira dica não poderia ser outra. Para encantar e atrair seus consumidores, é preciso conhecê-los. Estude e analise seu público-alvo.

Conheça suas principais necessidades, suas características, seu modo de falar, pensar e se posicionar, os meios de comunicação que utilizam. Todos os dados relevantes te ajudarão a criar estratégias mais assertivas e produzir conteúdos mais atrativos, aumentando o interesse e engajamento.

Se você já tem uma base de clientes, busque dados sobre eles. Converse com seus consumidores, identifique as características em comum. Se ainda não tem clientes cadastrados, analise o público que você quer atingir, por meio de uma pesquisa de mercado.

A partir desses dados você poderá construir a sua Persona para produzir conteúdos e campanhas muitos mais acuradas. A Persona é uma personagem semi-fictícia que representará o seu cliente ideal, facilitando a comunicação da sua empresa com quem realmente tem um maior potencial de compra

Resumindo, algumas perguntas a serem respondidas enquanto você conhece de forma mais profunda a sua persona a partir do seu público-alvo são:

  • quais são as principais necessidades do público-alvo?
  • quais são as principais motivações
  • quais são as características em comum (idade, sexo, instrução, nível de conhecimento sobre os produtos)?
  • quais são os canais utilizados para a comunicação?
  • qual a forma de linguagem?
  • qual é a sua rotina?
  • quais são os hobbies?

A partir desses dados (e vários outros, de acordo com a sua necessidade) você construirá aquele que é o seu cliente ideal.

2. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia incrível, capaz de qualificar os leads e deixá-los prontos para realizar uma compra. Investindo em conhecimento, sua marca ganha credibilidade, aumenta a visibilidade e competitividade e se torna uma referência no mercado.

Os consumidores estão, cada vez mais, exigentes quanto ao conhecimento. Não aceitam mais uma venda forçada e as empresas que insistem nisso estão perdendo espaço. Por isso, crie um blog, produza conteúdos relevantes, com frequência. Poste seus materiais em vários canais, como as redes sociais. Procure estar sempre por dentro das novidades e informe seu público.

Além de qualificar seus clientes, suas vendas aumentarão e você estará sempre em contato com o público, tornando-se uma lembrança sempre que necessário.

3. Varie seu mix de produtos

Se você deseja fidelizar seus clientes, precisa criar e mostrar novidades. Entrar em uma loja virtual e ver sempre as mesmas opções, mesmos produtos ou serviços, não faz com que os consumidores tenham vontade de acompanhar o site com frequência.

Por isso, a dica é inovar sempre. Avalie, dentro das suas opções, o que tem mais saída e o que não faz tanto sucesso com o público. Procure criar uma rotatividade de produtos, deixando somente aqueles que têm alta procura.

Novamente, é essencial estudar o público-alvo. Dessa forma, você conseguirá enxergar as necessidades dos clientes e oferecer novos produtos que atendam essas exigências.

Analise também o que a sua concorrência pratica. Como dissemos, alguns itens serão a base do seu mix, mas criar algo novo e oferecer ao seu mercado fará com que você se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.

4. Incentive a fidelização do cliente

Os consumidores buscam razões para que sejam fidelizados. Alguns podem ser retidos pela qualidade dos produtos, pelo atendimento ou outro ponto que seja um diferencial em seus pontos de vista.

Porém, é interessante oferecer alguma vantagem para que o cliente tenha sua empresa como a primeira opção de compra. Uma boa estratégia é o programa fidelidade. Com um ótimo retorno, várias empresas já utilizam essa técnica.

Você pode montar os moldes do programa como achar melhor, mas, geralmente, ele funciona com um desconto exclusivo para clientes que efetuam mais de uma compra na mesma loja, em diferentes ocasiões.

Por exemplo, sua empresa vende um item de consumo, como um cartucho de tinta para impressoras convencionais. Para atrair e reter os clientes, você cria um programa fidelidade, onde a cada dez cartuchos de tinta comprados, o cliente ganha um.

5. Valorize o relacionamento com os clientes

Um dos pontos principais para aumentar a fidelização do cliente é o relacionamento. Muitos consumidores consideram o relacionamento como primordial, às vezes até mais importante que a qualidade do produto. Afinal, problemas sempre existirão, seja em uma pequena, média ou grande empresa. A grande questão é como a equipe os resolve e quanto tempo isso pode demorar.

Por isso, mantenha-se sempre em contato com seus clientes. Preocupe-se com todas as interações deles com sua marca, seja no site, em uma compra, no contato em uma rede social, em um telefonema, em uma troca de e-mails, nas embalagens dos produtos e nos produtos em si.

É importante ter atenção com a experiência gerada em cada ponto de interação desde o início da compra e lembre-se: para a fidelizar não basta mais entregar apenas aquilo que o seu cliente espera, você tem que superar suas expectativas, certo?

6. Construa um site intuitivo

As operações do seu e-commerce acontecerão no seu site, por isso, é fundamental que você construa uma loja virtual intuitiva, de fácil acesso, com todas as informações disponíveis.

Você pode estar se perguntando como um site intuitivo pode ajudar na fidelização do cliente. Mas é simples. Responda a seguinte questão: você realizaria uma compra em um site de difícil acesso? Onde as informações necessárias não são facilmente encontradas ou não estão claras? Provavelmente sua resposta foi não, correto? Pois é, você precisa ajudar seus consumidores na navegação. Só assim eles terão a sua marca como uma opção de compra.

Foco na fidelização do cliente

Como vimos, a fidelização do cliente deve ser buscada a cada dia. Além de ser bem mais barato que conquistar um novo cliente — você já tem os dados dos consumidores, conhecimento sobre suas necessidades, objetivos e características — a fidelização permite aumentar expressivamente as vendas.

Com clientes fidelizados, você ainda pode ganhar defensores da marca, ou seja, seus consumidores atuarão divulgando seus produtos e mostrando as novidades e diferenciais. É uma ótima forma de aumentar a visibilidade e credibilidade.

Lembre-se que a fidelização deve ser buscada por diferentes equipes, seja marketing, vendas ou os profissionais responsáveis pelo relacionamento com a marca. É uma atividade diária, mas com resultados duradouros!

Gostou do nosso conteúdo sobre estratégias infalíveis de fidelização do cliente em e-commerces? Então compartilhe em suas redes sociais e passe esse conhecimento aos seus amigos.