8 fontes de ideias para posts no seu blog corporativo

8 fontes de ideias para posts no seu blog corporativo

Poderíamos passar o dia todo falando de todos os benefícios que os blogs corporativos podem trazer para um negócio. Por hora, deixaremos que você confira este post que te mostrará algumas estatísticas sobre Inbound Marketing que comprovam seus benefícios. Apesar disso, vamos destacar dois dados muito importantes:

  • Empresas B2B que blogam pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads do que as que não blogam.
  • Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes, duplicaram a geração de leads.

Dois ótimos argumentos para você criar um blog e começar a produzir cada vez mais conteúdo para seu blog. Afinal, quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, mais leads você conseguirá gerar. A matemática é simples.

Mas é como que você conseguirá manter seu blog sempre atualizado se faltar ideias sobre o tema dos conteúdos? Como gerar novos posts para o seu público? Que conteúdo postar para que sua audiência se aproxime cada vez mais da sua marca?

Preparamos uma lista com 8 fontes de ideias para posts que te ajudarão a produzir mais conteúdo no seu blog corporativo. São dicas práticas e objetivas, que você pode incorporar ao seu dia-a-dia para trazer ótimos insights para sua pauta mensal. Pronto para rechear seu blog de novas ideias de posts? (Se você ainda não possui um blog, aprenda como criar um aqui!)

New Call-to-action

1) Tome notas. Muitas.

Sempre um caderno de anotações (ou aplicativo de bloco de notas) por perto. O insight para um novo post pode surgir a qualquer hora em qualquer lugar. Anote tudo que vier na sua cabeça, sem discriminar nada. Depois, quando tiver tempo, você avaliará suas ideias e definirá quais realmente são válidas.

Se você não tem o hábito de tomar notas, você pode procurar alguns aplicativos na internet que podem te ajudar a criar hábitos. Estes aplicativos vão enviar uma notificação diária lembrando você de tomar notas. Em alguns dias você vai internalizar este hábito e não vai precisar mais do aplicativo.

2) Leia de tudo

A leitura é uma das maiores fontes de inspiração de todas as áreas. Leia todos os dias e tenha certeza de que nunca ficará sem ideias. Leia livros, revistas, blogs, portais de notícia e qualquer outro tipo de conteúdo que você consiga ter acesso.

Lembrando que, sempre que você tiver uma ideia, anote-a! (Dica 1 aqui em cima). Se você não anotar, você pode esquecer completamente a ideia que teve.

3) Converse e entenda o seu público

Não há maneira mais certeira de chamar atenção dos leitores do que publicando o que interessa para ele. Por isso, fique de olho no que eles estão falando, fazendo e procurando na internet.

Por isso, vale lembrar da importância da criação das buyer personas. A denifição dos seus clientes ideais é essencial para não perder o foco e não ficar sem ideias na hora de produzir conteúdos que sejam relevantes.

4) Repita o que está dando certo na internet

Isso não significa copiar nada de ninguém, mas sim descobrir o que as pessoas estão lendo e compartilhando mais na internet e usar este conhecimento para criar um conteúdo para seu blog.

Você pode fazer isto através do site Buzzsumo. É uma ferramenta incrível que aponta, na área e tema que você quiser, quais são os posts e assuntos que geraram mais buzz na internet ultimamente. Ou seja, você vai descobrir o que é mais relevante para as pessoas naquele dia. Pegue esta informação e crie novos conteúdos para seu blog. É um jeito ótimo de se manter relevante e, mais importante, sempre atualizado.

5) Faça uma pesquisa de palavras-chave

O princípio é o mesmo da dica anterior: descobrir o que está sendo mais relevante na internet ultimamente. Através da pesquisa de palavras, você descobre o que as pessoas estão buscando mais nas ferramentas de busca. Assim, você pode ter ótimos insights de novos posts.

Onde fazer este tipo de busca? Você pode usar o Keyword Planner do Google ou o Keyword Tool. Ambas opções vão oferecer para você uma ótima fonte de ideias para seu blog corporativo.

6) Fique de olho nas comunidades online: fóruns, mídias sociais e até Whatsapp

Hoje, as pessoas compartilham todos seus interesses com outras pessoas através das mais diversas plataformas. Por isso, fique de olho nas redes sociais, fóruns e até nos grupos de whats up. Com certeza você vai encontrar muitos insights de conteúdo para seu blog.

Você também pode acompanhar o site Reddit, que mostra os conteúdos mais comentados do momento em diversas áreas, tudo produzido pela própria comunidade online.

New Call-to-action

7) Encoraje comentários e discussões

Termine seus posts com uma pergunta e convide seus leitores a participarem do seu blog, ou abra uma discussão via e-mail sobre algum assunto. É neste tipo de participação que as pessoas se sentem engajadas a sugerir novos assuntos a serem abordados. Ou, simplesmente, você pode ter um insight de conteúdo com uma dúvida de alguém. Abra as portas para seu público conversar com você e as ideias de postagens vão surgir facilmente.

8) Faça aquilo que os outros têm medo de fazer

Quanto mais polêmico você é, mais as pessoas se engajam com sua marca. Afinal, faz parte da natureza humana se interessar pelo que dá medo, pelo que parece impossível.

Defina seus posts a partir do que as pessoas têm medo de falar ou conversar. Por exemplo, sugira deletar a conta do Facebook, a não comparecer a todas as reuniões de trabalho (e assim ter mais tempo para trabalhar mesmo) ou tirar um ano viajando pelo mundo. Vai depender do que seu blog é focado. Mas basta olhar para o que é polêmico para seu público e você vai ter ótimas ideias de postagens, capazes de atrair uma boa audiência.

Há muitas maneiras de buscar inspiração para seu blog corporativo. Conte pra gente o que você faz para manter seu blog sempre atualizado.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!