As 9 melhores formas não convencionais de geração de Leads

A geração de Leads pode ser definida como uma forma de algumas organizações adquirirem potenciais clientes para os produtos e serviços que comercializam. Para alguns, no entanto, gerar Leads trata-se de uma arte repleta de técnicas, segredos e estratégias interessantes.

Mas será que conquistar clientes potenciais exige mesmo tantas habilidades extraordinárias?

Bom, nós acreditamos que com um bocado de perspicácia, empatia e compreensão das necessidades e demandas do cliente, esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida com auxílio de uma série de técnicas já consolidadas no mercado, como o preenchimento de formulários.

Há, porém, algumas formas não convencionais para geração de leads que convém citar! Está pronto para se tornar um mestre nesta arte? Veja nossas dicas!

Por que devo me comprometer com a geração de Leads?

Um Lead é uma pessoa que apresenta interesse no serviço ou no produto da empresa. Desta forma, deixamos de abordar esta pessoa com estratégias ineficazes para fazer com que ele se sinta atraído pelo serviço ou pelo produto que oferecemos.

A jornada de compra dos clientes teve mudanças drásticas com o crescimento da internet e da maior acessibilidade à informação. Empresas são investigadas com rigor, anúncios publicitários podem ser interrompidos em serviços de streaming e anúncios online são bloqueados com auxílio de recursos simples em navegadores.

Este tipo de publicidade intrusiva, aos poucos, entra em declínio por sua ineficácia. No lugar dela, a geração de Leads entra como uma solução para o desenvolvimento de relacionamentos mais duradouros com os clientes atuais e os que ainda virão.

Afirmar que a geração de Lead ocorre por meio da criação de conteúdo relevante para sites e blogs pode não ser suficiente, já que há inúmeras estratégias por trás disto, e nem sempre a criação de conteúdo está envolvida.

Podemos, contudo, afirmar que as maneiras originais usadas por profissionais para atrair pessoas para um negócio são tidas como uma geração de Leads.

E é por isso que reunimos uma lista de formas nada convencionais para atração de potenciais clientes para o seu negócio!

1. Gamificação

Você já pensou em como seria divertido apresentar o seu produto ou serviço e gerar Leads através de brincadeiras lúdicas com o seu público?

Diversos profissionais podem ser envolvidos em uma estratégia de gamificação, desde designers e redatores até pedagogos e vendedores, que lidam diretamente com os clientes.

É preciso, primeiro, observar as características levantadas durante a etapa de segmentação dos públicos e observar que tipos de conteúdos de entretenimento agradam esta audiência: será que os seus leitores preferem seriados com humor britânico, ou eles são aficcionados por quadrinhos?

Eles topariam participar de um jogo rápido em primeira pessoa que testasse os seus conhecimentos?

Você pode fazer isso na forma de um quiz, de um jogo rápido, de uma ferramenta divertida… você decide! O importante é entreter o seu público o suficiente para que ele se torne parte da sua base de Leads.

Sua equipe pode pensar, por exemplo, em um prêmio para o jogador que acertar todos os pontos, como um ebook gratuito ou uma amostra de seu produto ou serviço!

2. Faça uso das pesquisas

Pesquisas dão trabalho. O processo é longo e trabalhoso, mas os resultados que sua empresa pode ganhar com uma pesquisa bem feita valem todo o esforço. Uma pesquisa, além de ser uma forma inusitada de gerar Leads, também traz autoridade para sua marca.

Afinal, você está ajudando o seu mercado a entender as tendências e projeções da sua área, educando o público e contribuindo com o aumento de conhecimento sobre um determinado assunto ou serviço.

3. Crie ferramentas interessantes

Assim como as pesquisas, o processo de criar uma ferramenta é bem trabalhoso e envolve um grande número de pessoas e etapas.

Mas uma ferramenta é uma das melhores maneiras de gerar Leads: você está oferecendo algo prático para seu público, algo que vai imediatamente ajudá-lo em algo e oferecer uma solução para alguma dúvida. Faça uma pesquisa sobre os maiores problemas e questões enfrentados pelo seu público e crie uma ferramenta incrível com isso em mente.

Pode ter certeza que seu público ficará muito grato e você gerará muitos Leads qualificados!

4. Ofereça uma consultoria gratuita

É certo que ninguém deseja oferecer seus serviços a troco de nada. Porém, disponibilizar consultorias gratuitas encoraja pessoas a entrar em contato com a sua empresa e acessar seus conteúdos em busca de mais informações.

Consultorias são uma forma importante para desenvolver relacionamento com o seu Lead, e uma relação de confiança é vital para conquistar um consumidor e o investimento dele nos produtos e serviços da sua empresa.

Além disso, dessa forma você pode gerar Leads que realmente querem conhecer mais sobre você e sua empresa.

5. Geração de Leads com programas de indicação

Você já parou para pensar em quantas vezes pediu referências a alguém de confiança quando desejou adquirir um produto ou serviço que causava muitas expectativas? Você já seguiu a indicação de alguém que se sentiu insatisfeito com uma organização?

Clientes felizes são um recurso poderoso para seu arsenal de marketing, já que eles têm grande potencial para indicá-lo no mercado.

Crie um programa de incentivo às referências, oferecendo descontos e outros tipos de bônus na aquisição de seus produtos e serviços quando alguém indicá-los.

Providencie aos consumidores um link de referência que eles possam compartilhar pela internet. Através deste link, as pessoas podem ter acesso a preços e pacotes especiais.

6. Pense além das promoções tradicionais

A geração de Leads tradicional pode ser um tanto dispendiosa e difícil de estabelecer em um cenário competitivo. Por isso, é importante lançar soluções criativas para conquistar potenciais clientes e fidelizar os que você já têm.

Compradores esporádicos, por exemplo, podem ficar mais interessados em promoções. Já os clientes mais fieis podem ser “premiados” com algumas regalias, como conhecer produtos antes de toda a audiência, por exemplo.

No lugar de enviar um mesmo email para toda a sua base de contatos, segmente os seus contatos e envie conteúdos apropriados às demandas destas pessoas.  Um email criativo pode fazer grande diferença, já que ele “lembra” ao seu público que você está ali, pronto para oferecer soluções e conteúdos interessantes.

7. Estabelecendo parcerias inusitadas

A sua relação com os seus concorrentes não precisa ser uma batalha medieval. Na verdade, quando nos unimos a pessoas que produzem produtos e serviços semelhantes aos nossos, podemos aprender diferentes técnicas e somar forças para fortalecer um mercado!

Um exemplo já consolidado no Brasil são os eventos e workshops. Una-se aos seus concorrentes para promover eventos na sua área de atuação. Desta forma, o público dos demais palestrantes terá acesso aos serviços e vice-e-versa.

Pode parecer assustador, mas o fortalecimento do mercado e a aproximação entre concorrentes pode estimular a melhoria constante de seu trabalho! E, assim, você gera Leads de uma maneira diferente, tendo também acesso ao público da parceria que você fez.

8. Crie conteúdos diversos

Lembra-se que falamos ali em cima sobre ter um público-alvo bem segmentado em mente?

Isto não significa que você precise se ater a apenas um tipo de interesse. Afinal, é provável que você tenha diversos tipos de clientes, e cada um deles têm demandas e necessidades próprias.

Além disso, seus clientes também estão em variados estágios da jornada de compra, então tenha certeza de que seu conteúdo conversa com cada estágio.

Assegure-se de que o seu conteúdo os atende da maneira mais múltipla possível: invista em estratégias de vídeos, guest posts, na geração de imagens compartilháveis, no Email Marketing e até mesmo em anúncios pagos.

9. Cuidado com a quantidade de opções!

Nós sabemos: no início de qualquer projeto, é difícil controlar a empolgação. Porém, uma página com opções demais pode não soar tão amigável aos novos visitantes. Por isso, preocupe-se com o visual do seu site, tornando-o intuitivo e acessível.

Assim, quando um “calourinho” se depara com o seu site e encontra um material útil com apenas alguns cliques, fica bem mais fácil conduzi-lo para os demais estágios do funil de vendas!

Conclusão

Viu só como a geração de Leads pode engajar diferentes tipos de profissionais e diversas atividades?

Os Leads são a base de qualquer empresa B2B, e por isso é tão importante pensar em formas inusitadas de conquistá-los, cativá-los e fazer com que eles tragam mais pessoas interessadas no trabalho de sua empresa.

Vale lembrar que esta é uma tarefa demorada, que demanda tempo, paciência e uma organização de dados de forma a facilitar a mensuração de resultados.

E você? Quais formas não convencionais de geração de Leads você utiliza?

Este texto foi escrito por André Siqueira, da Resultados Digitais.

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!