frequencia de postagem

Qual a Frequência de Postagem ideal para o meu blog?

Então você já tem um blog para ninguém botar defeito, recebe elogios pelo conteúdo, mas ainda não definiu sua frequência de postagem?

Saiba que este assunto é bem sério e merece toda a sua atenção, tanto quanto a qualidade dos seus posts.

O conteúdo de um blog é o que atrai os leitores para continuarem voltando à sua página. A frequência é sim importante, já que mais posts é sinônimo de um maior número de visitas e, consequentemente, de maiores chances de conversão e vendas!

Preste atenção no que está escrevendo, mas também no ritmo de publicação, que precisa ser constante e contínuo para manter o interesse dos seus leads e o seu público leal a você.

Por meio dos textos, eles poderão ter interesse em assinar sua newsletter ou inscrever-se em seu feed de notícias, aumentando organicamente a sua comunidade de leitores e pessoas fieis em sua marca.

A frequência de publicação, no entanto, é variável e sua definição depende das especificidades do seu negócio.

Para entender mais sobre o assunto, dê uma olhada no post que preparamos para você!

Por que a frequência de postagem é importante?

Existem inúmeros motivos para manter um bom ritmo de publicação no seu blog. Podemos destacar os seguintes:

Mais tráfego para o seu blog

Esta é uma razão a mais para as pessoas visitarem o seu site e continuarem voltando vez ou outra, já que ninguém gosta de conteúdo desatualizado.

Quem aprecia o que você escreve, com certeza se transformará em um leitor assíduo, se você atualizar seu conteúdo constantemente.

Melhor SEO

A frequência aumenta as chances do seu blog ser encontrado pelos usuários nos motores de busca online, pois o algoritmo do Google penaliza quem não atualiza seu site constantemente.

Conversão de clientes

O blog é um canal de entrada para clientes em potencial, por isso, precisa ser atrativo e manter a frequência na postagem de conteúdo novo é uma ótima forma de conseguir isso.

Se ainda não ficou convencido, informamos que uma pesquisa desenvolvida pela Hubspot – referência em Inbound Marketing no mundo – mostra que a prática do blogging melhora significativamente o chamado Retorno sobre Investimento (ROI) do marketing.

O que também atrai nesta prática é o fato do baixo custo para geração de lead por meio de um blog relevante e atualizado.

Vale lembrar que práticas de SEO e social media costumam gerar um número considerável de conversões, e ambos os mecanismos são amigáveis a quem atualiza seu conteúdo com frequência.

Como definir o ritmo ideal

Então, existe uma frequência ideal de postagem pré-definida, que é sinônimo de sucesso na certa? Não. E por que? Porque depende.

Resumindo: não há fórmula pronta para o sucesso. Cada negócio é diferente e a frequência de postagem ideal de cada um vai depender de uma série de fatores, como:

  • Segmento de atuação;
  • Concorrência;
  • Recursos disponíveis;
  • Público-alvo;
  • Buyer personas;
  • Diversos outros elementos contextuais.

Se o seu blog conta com muitos colaboradores, então mais de uma postagem por dia pode ser o ideal, mas não é uma regra.

Empresas que contam com uma equipe reduzida, podem diminuir esta frequência, de acordo com seus próprios recursos e tempo disponível para pesquisar e produzir um conteúdo de melhor qualidade.

No final, a frequência de postagem deverá ser guiada pelos seus objetivos e pelo grau de esforço que você tem à disposição para colocar na construção de uma comunidade online e de novos relacionamentos e clientes.

Vale lembrar que as expectativas dos consumidores importam e muito.

Então, se você está em dúvida, é melhor começar com uma frequência menor e ir aumentando gradualmente que o contrário.

Ritmo de publicações sempre constante

Antes de dar o próximo passo, é importante ter em mente que você deverá ser fiel ao seu público e nunca frustar suas expectativas em relação à produção de conteúdo.

Começar com uma certa frequência de postagem e ir diminuindo ao longo do tempo, ou mesmo deixando de postar, é um verdadeiro tiro no pé.

Isto retira toda sua autoridade no assunto e mina todos os seus esforços gastos na criação de uma comunidade online.

A relação deve ser de confiança sempre, e esta não pode ser quebrada. A frequência dos posts tem de ser estabelecida logo no início e mantida.

Pode ser aumentada, mas nunca diminuída.

Conteúdo para um público diversificado

Algumas pessoas voltarão sempre ao seu blog para se informarem e educarem sobre a sua área de expertise.

Outras desembarcarão por ali ao clicar em um link de um tweet ou post no Facebook, matar a curiosidade no momento e talvez ir embora para nunca mais voltar.

Ao programar seus posts, tenham em mente que você estará escrevendo e criando para públicos diferentes, com expectativas e comportamentos diversos.

Adapte sua estratégia de conteúdo e frequência de postagens de acordo, para encantar e atrair todos que forem relevantes para você.

Quantidade vs Qualidade

Uma dúvida comum para administradores de blogs é em que focar na produção de conteúdo online: qualidade ou quantidade?

O fato é que ambos são importantes mas, dependendo do seu momento, um dos elementos deve se sobressair sobre o outro para gerar melhores resultados.

Por exemplo, para um blog em seu início de vida, a quantidade pode ser mais importante que a qualidade.

Isto não quer dizer de forma alguma que posts ruins deverão ser aceitos, mas que será importante, como uma estratégia inicial, apostar na criação de mais links para serem indexados pelo Google.

Esta tática de Search Engine Optimizations (SEO) fará com que seu site seja mais facilmente encontrado por novos usuários, além de influenciar no rankeamento.

Nada impede que você volte mais tarde aos mesmos conteúdos para enriquecê-los, deixando-os ainda melhores e mais completos.

Por outro lado, blogs mais estabelecidos precisam focar mais na qualidade e na produção dos chamados conteúdos ricos (aqueles mais aprofundados, como os e-books), tentando manter a quantidade.

Tabela de frequência de postagens

Embora não exista uma regra única, como já explicamos acima, alguns especialistas sugerem nortear a frequência de postagem para um blog de acordo com algumas metas:

Quero aumentar o tráfego para o meu blog

(Crescimento máximo)

3 a 5 posts por dia, ou mais
Quero manter a taxa de crescimento do meu blog

(Crescimento estável)

1 post por dia, no mínimo
Não tenho interesse em acelerar o crescimento do meu blog (Crescimento lento)2 ou 3 posts por semana, ou 1 post a cada três dias
Meu blog pessoal é meu hobby, não tenho interesse em converter

(Crescimento bem lento)

1 post a cada três ou quatro dias

Regras de Ouro das postagens para blog

Antes de partir para a publicação do seu conteúdo, compartilhamos com você algumas regras de ouro que afetam o timing as publicações e poderão ajudá-lo a impulsionar o alcance e resultado do seu blog corporativo:

  • Repetição de conteúdo: Não repita o mesmo tópico diversas vezes só para obedecer manter sua taxa de frequência em um patamar alto. Assuntos repetitivos podem cansar o seu leitor e trazer resultados negativos;
  • Produtores de posts: Analise seu público interno e também externo para identificar possíveis colaboradores para o blog, como funcionários e especialistas convidados. Visões diferentes sobre sua área de atuação trarão um ar renovado para o seu blog e ajudarão a manter um bom nível de frequência;
  • Seja consistente: Você pode aumentar a frequência de suas postagens tendo em conta o crescimento do seu negócio, mudanças na sua área de atuação e assuntos de interesse do seu público, mas seja sempre constante e nunca deixe de entregar menos que o prometido.
  • Ouça o seu público: Monitore os comentários e comportamentos dos usuários em relação aos seus posts. Fique atento às conversas online e use as críticas para melhorar e enriquecer o seu trabalho.
  • Entenda o seu negócio: Algumas empresas têm necessidades diferentes das outras e isto se reflete na frequência da publicação de conteúdos. Uma multinacional com uma gama diversificada de produtos e soluções pode requerer mais atualizações em seu blog que um negócio local que presta um tipo de serviço apenas, por exemplo.
  • Fuja do esgotamento: A mesma fórmula não funciona para sempre. Entenda o seu público e a evolução do comportamento dele para adaptar o seu conteúdo e sua frequência de acordo, e nunca pare no tempo!

Mensuração e análise

Não espere para medir seus resultados e analisar o que foi feito, para ter uma ideia se sua estratégia está surtindo efeito ou se precisa ser adaptada. Ouvir seus leitores, pelos comentários no blog, redes sociais e grupos no LinkedIn é uma boa forma de entender se eles estão gostando do seu conteúdo, da quantidade e qualidade dos posts, e do que gostariam que fosse diferente.

Parte de linha de frequência tende em mente a expectativa do seu público e seus recursos disponíveis para conteúdo, mas não deixe de medir e analisar sempre! Assim você terá a certeza do que está funcionando e do que precisa ser mudado. Vá testando até achar a fórmula que melhor funciona para você!

Pronto para montar sua estratégia de frequência de postagem para o blog da sua empresa? Se gostou do nosso post, não deixe de aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre marketing digital e de conteúdo dando uma olhada no nosso artigo Conteúdo para blog: como produzir os melhores textos da internet.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!