funcionalidades redes sociais

Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Pinterest: incríveis funcionalidades nas redes sociais que você não conhece!

Redes sociais estão em constante expansão e, às vezes, não é exatamente fácil manter-se a par de todas elas.

Nessa semana, por exemplo, o Instagram passou por uma atualização drástica nas suas funções, incluindo o modo Stories, muito semelhante ao do Snapchat, que permite que o usuário suba suas fotos em uma linha do tempo de duração máxima de 24h.

Esse é apenas um exemplo, mas redes sociais de maior acesso, como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Pinterest, trazem updates de maior ou menor importância que precisam ser previstos dentro da montagem de sua estratégia de marketing.

Uma atualização como essa do Instagram Stories, por exemplo, é de grande impacto para qualquer marca que tenha (ou almeje ter) um público fielmente engajado.

Mas, não se assuste! Separamos aqui 19 funcionalidades que você provavelmente deixou passar, e que agora podem ser usadas para aprimorar seu marketing nas redes sociais:

4 funcionalidades incríveis do Facebook

Indiscutivelmente a rede mais usada no mundo, o Facebook vem se aprimorando com o passar dos anos para atender as demandas e reconfigurações de seus usuários.

Dê uma olhada nessas quatro funções que podem ser uma mão na roda na hora de usar a rede!

1. Salvar links para depois

Claro que você pode usar sua barra de favoritos ou abrir um arquivo no bloco de notas para guardar os links mais interessantes do Facebook, mas por que não aproveitar de uma funcionalidade que está ali justamente para facilitar a sua vida?

A função “salvar para ler depois” foi adicionada há poucos meses e com certeza será útil na montagem de clippings em redes sociais.

Para salvar uma postagem para o futuro, apenas clique na seta no canto superior direito e selecione a opção desejada.

funcionalidades redes sociais

Você encontrará tudo o que foi salvo no link facebook.com/saved , ou pode pegar um atalho e selecionar a opção “links salvos” no menu da esquerda.

funcionalidades redes sociais

2. Coloque uma meta batida!

Chegou a 100.000 seguidores? Conseguiu fundos para algum investimento em especial? Você pode deixar todos os seus fãs a par das suas conquistas com a feature de Milestone no Facebook.

Para adicioná-la, selecione a opção na postagem de um novo status, e então conte para o mundo a sua conquista.

funcionalidades redes sociais

Você pode personalizar a meta com imagens, vídeos e texto, tornando-a mais atrativa para o seu público.

3. Emojis escondidos

Recentemente o Facebook atualizou o seu antigo modelo de emojis para o chat, mas essa novidade não afetou os básicos usados nos comentários de postagens.

Por isso, alguns comandos escondidos ainda funcionam, permitindo que você use tubarões e pinguins, por exemplo, nos seus comentários (mesmo que eles não estejam disponíveis no menu de emojis).

Aqui vão os códigos especiais mais buscados:

(y) = Símbolo de curtir
(^^^) = Um tubarão branco gigante
:|] = Um robô
:poop: = Bem, você pode tentar e descobrir esse daqui 😉
<(“) = Um penguim

Clicando nesse link você pode conferir uma lista completa de emoticons escondidos no Facebook.

4.Reorganize os itens da sua página

Quer deixar suas informações de contato no topo da página? Na sua Fan Page é possível organizar as abas de informações de acordo com a sua preferência.

funcionalidades redes sociais

Caso queira mudar algo de lugar, coloque o mouse por cima da área e selecione o botão de reorganizar (com um lápis desenhado).

Daí é só arrastar as abas como quiser, deixando a página com sua cara.

3 ações que você não conhecia no LinkedIn

Com mais de 400 milhões de usuários em todo mundo, essa rede especialmente desenvolvida para networking e oportunidades de negócio pode ser uma peça chave na sua estratégia de marketing digital.

Confira 3 ações que você pode fazer no LinkedIn!

1. Use vídeos e imagens no seu perfil

Você sabia que é possível quebrar grandes blocos de texto do LinkedIn com imagens, vídeos, documentos, áudio, slides etc.? Dessa maneira você pode tornar o seu perfil, ou do seu negócio, bem mais atraentes.

Esse é um recurso até bastante básico, mas boa parte dos usuários deixa passar por pura falta de atenção.

Para editar o seu perfil, clique em ‘perfil’ na parte superior da rede e depois desça para a área de resumo, clicando no ícone quadrado à direita do título.

funcionalidades redes sociais

Uma área para upload de imagens se abrirá, e daí é só escolher o seu arquivo ou inserir o link direto.

Para conferir o que pode ou não ser inserido no seu perfil do LinkedIn, é só checar nesse link oficial.

Lembrando que os arquivos não podem ter mais de 15mb quando subidos diretamente pela rede social.

2. Crie uma página para seu negócio

Usuários premium podem investir em páginas especiais para promover seu negócio ou produto.

Marcas como a Microsoft, ou a Rock Content, possuem páginas específicas que trazem feeds dos seus negócios e permitem que seus usuários as sigam, em uma lógica bastante semelhante à das Fan Pages do Facebook.

Mas, é claro que não é só isso.

Depois de criar uma página, você ainda pode investir em Showcase Pages.

Essa funcionalidade permite a criação de conteúdo segmentado de acordo com o seu produto (e persona), e fica disposto na aba direita para todos os seus seguidores e usuários da rede.

funcionalidades redes sociais

3. Conquiste uma URL única

Todo usuário ganha uma nova URL assim que cadastra sua conta na rede, mas, para otimizar as buscas que levem à sua conta, é fundamental pensar em um link que seja de fácil acesso,

Para editar sua URL, vá para o perfil e selecione “Gerenciar configurações de perfil público” dentro de “Visualizar perfil como…”. Em seguida, selecione o botão editar na coluna direita, onde um campo de texto se abrirá.

funcionalidades redes sociais

Aqui é só escolher a sua nova URL. Lembre-se de considerar legibilidade e facilidade de acesso antes de definir o link do seu profile.

5 funções do Twitter que podem mudar sua experiência como usuário

Apesar de estar perdendo espaço para o Instagram, Facebook e Snapchat, o Twitter ainda é uma rede muito popular, especialmente no Brasil.

Confira 5 funcionalidades que provavelmente você não conhecia!

1. Faça a análise dos dados sua conta (de graça!)

Essa é uma das features mais interessantes do Twitter e, infelizmente, ainda é desconhecida para boa parte dos usuários.

Para acessar o Analytics da sua conta, clique no link e um relatório dos 6 últimos meses será gerado automaticamente.

Aqui você poderá conferir a sua quantidade média de Tweets, número de menções, visitas ao perfil, novos seguidores etc.

E tudo isso acompanhado de análises de porcentagem que garantem um monitoramento completo da sua desenvoltura na rede.

funcionalidades redes sociaisAproveite desses dados para repensar sua estratégia de marketing e descobrir quais conteúdos realmente geram engajamento com o seu público do Twitter.

Você também pode fazer análises individuais dos tweets selecionando o ícone de gráfico abaixo de cada mensagem postada.

2. Marque pessoas nas suas fotos

Essa alternativa funciona exatamente como a do Facebook, com a exceção de que não há um reconhecimento facial automático.

Para taggear as pessoas, apenas suba uma foto na rede e selecione a opção “quem está nessa foto?”. Daí é só linkar o nome do usuário e pronto.

funcionalidades redes sociais

3. Descubra quem deixou de te seguir

Esse tipo de informação é fundamental para montar um termômetro da sua estratégia de marketing social.

Se determinado nicho está deixando, em peso, de seguir a sua conta no Twitter, é sinal de que algo está faltando (ou sobrando) em suas postagens,

Com a integração do Who Unfollowed Me? é possível manter registro de usuários que seguem ou deixam de seguir o seu perfil no Twitter, garantindo dados para o monitoramento da rede.

Aproveite desse tipo de informação para rever sua linguagem, estilo ou frequência de postagem. Agir com antecedência garante que você não perca ainda mais dos seus preciosos seguidores.

4. Legendas de acessibilidade

Vá em configurações > acessibilidade e marque a caixa de seleção com “Escrever descrições de imagem”. Depois de salvar , retorne para a página inicial do Twitter.

funcionalidades redes sociais

Agora, sempre que postar uma imagem, é possível adicionar uma descrição de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais.

Lembre-se de fazer um resumo sucinto do que se passa no conteúdo postado, garantindo que ela seja de fácil acesso para qualquer tipo de usuário.

5. Seu arquivo do Twitter

Utilizando o botão de solicitação de arquivo pelo menu de configurações do Twitter, é possível obter acesso ao registro de todos os seus tweets e interações desde o início de sua conta.

funcionalidades redes sociais

Com isso você tem em mãos todo o conteúdo postado em sua rede, o que facilita a análise de mudança de linguagem e perspectiva com o passar dos anos e evolução do seu negócio.

4 segredos do Instagram

Batendo a marca de 500 milhões de usuários só nesse ano e a cada dia lançando funcionalidades novas, o Instagram está na crista da onda e conhecer melhor essa rede é fundamental.

Confira nossas dicas!

1. Modo Stories

O modo stories foi recentemente adicionado ao Instagram, e já pode ser usado por qualquer usuário da rede. Para acessá-lo, basta acessar o botão “+” no canto superior esquerdo da tela:

Grave sua imagem, customize-a com as novas opções do Instagram e então selecione o modo Story.

Pronto! Sua atualização estará visível por 24h para seus seguidores.

2. Alternar contas

Depois de anos, finalmente essa opção foi adicionada!

Agora você não precisa mais ficar logando e deslogando (e notificando todos os seus usuários da rede quando faz isso) para acessar contas diferentes no Instagram.

Para adicionar usuários novos, vá nas opções da sua conta e desça até o ponto mais baixo do menu.

Na parte inferior selecione “adicionar contas” e entre com as informações de login da sua nova conta.

funcionalidades redes sociais

Para alternar, é só abrir o seu perfil e selecionar a opção no canto esquerdo superior. Ali estarão listadas todas as suas contas.

Um botão com o seu avatar também é adicionado na barra inferior do app, indicando qual login está ativo naquele momento.

3. Reorganize filtros e ferramentas

Cansado dos 912378723 filtros adicionados no Instagram? Duvido disso, mas, caso queira, você pode gerenciar seus filtros e esconder o que não tem usado.

funcionalidades redes sociais

Para isso, selecione uma imagem e vá para a área de seleção de filtros. Gire até a última opção e escolha “Gerenciar” (botão com uma engrenagem).

Em seguida marque (ou desmarque) os filtros de sua escolha. Isso mantém sua tela de seleção mais limpa e facilita na hora de encontrar o que realmente importa.

4. Aproveite de apps periféricos

O Instagram, por si só, é um app extremamente dinâmico.

E, talvez você não saiba, mas a mesma empresa que o criou tem outros dois aplicativos periféricos que podem ser utilizados em conjunto com o app principal para tornar suas edições e postagens mais profissionais.

funcionalidades redes sociais

O Boomerang, que pode ser baixado diretamente na loja, permite que você crie mini-vídeos em loop (exatamente como gifs) e exporte-os diretamente para o Instagram para ser postado no seu feed.

A vantagem é que é possível criar esses loops e mandá-los para suas redes sociais sem perder o formato.

Já o app Layout vem para suprir a falta de uma função de colagem interna no Instagram, permitindo que você reorganize duas ou mais fotos de maneiras variadas.

Nesse aplicativo você pode selecionar bordas, aumentar imagens e tudo mais para uma colagem mais precisa.

Depois é só exportar para o Instagram e seguir com a edição nativa.

3 funções secretas do Pinterest

Essa rede social surgiu com a ideia de ser um quadro de inspiração e, por isso, é muito visual.

Descubra como aproveitar o melhor do Pinterest com as nossas dicas!

1. Descubra quem está Pinnando seu site

Você pode descobrir todos os pins do seu site copiando o endereço e alterando com o endereço do seu website: http://www.pinterest.com/source/NOMEDOSITE.com.br.

Assim o Pinterest fará uma seleção de todos os pins que vierem diretamente do link mencionado.

funcionalidades redes sociais

Ta aí uma boa ideia para monitorar o que está fazendo mais sucesso na rede e sugerir novos conteúdos na mesma linha.

Garantir Pins na rede é uma maneira fácil (e gratuita) de trazer mais visibilidade para o seu site.

2. Notifique seus fãs pelo Pinterest-mail

Isso mesmo! O Pinterest permite que você envie os seus pins favoritos por e-mail para usuários específicos (ou para você mesmo!).

Para isso, basta clicar na seta principal de compartilhamento e selecionar “Enviar por e-mail”. Você pode tanto digitar o endereço de e-mail de algum conhecido ou selecionar os usuários.

funcionalidades redes sociais

3. Tenha uma conta corporativa

Você pode converter o seu Pinterest em uma conta Corporativa. Basta clicar nesse link e acessar o botão de conversão.

funcionalidades redes sociais

As vantagens incluem a possibilidade de usar o Analytics do Pinterest, ter um widget de Pin especial para o seu negócio além da criação de campanhas pagas para aumentar o alcance de seus pins.

Não só isso, o Pinterest é uma rede social em pleno crescimento, e um achado para negócios que tratem de moda, artesanato ou produtos primariamente visuais.

Curtiu? Deixe seu comentário contando das suas features favoritas!

Você ainda pode conferir mais curiosidades sobre redes sociais em nosso artigo 19 funcionalidades do Snapchat que talvez não conheça!

 
Autor(a)

Escrito por: Laura Ribeiro Formada em Comunicação Social com complemento em História, e especializada em criação narrativa para redes sociais. Isso quer dizer que costuro, jogo e cozinho enquanto posto no Twitter.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!