gafes que você não pode cometer em seu blog

Não vacile: 3 gafes que você não pode cometer em seu blog

É fácil encontrar dicas de como fazer um bom texto para o seu blog e alcançar bons resultados. Mas da mesma maneira, é igualmente importante saber quais gafes evitar, para não acabar queimando o filme da sua empresa na internet.

Aqui vão algumas dicas do que não fazer nas suas postagens e em redes sociais, para evitar problemas futuros. Siga-as com cuidado, afinal, conteúdo ruim não só vai espantar os seus clientes, mas pode te transformar no novo meme do momento.

Não seja narcisista

Apesar da internet ser um lugar lotado de selfies e pessoas se exibindo, é muito importante evitar esse comportamento em um perfil corporativo. Isso significa não focar o debate em torno de você ou da sua empresa. Não importa o fato de ser a loja número 1 da sua cidade, ou que você dá um banho na concorrência, pense no que os seus clientes estão procurando, e não no que você quer falar.

Lembre-se que conteúdo de qualidade é muito importante, mas que para ser algo de qualidade mesmo, ele tem atender às expectativas dos usuários antes de tudo. Tenha em mente as suas personas e que problemas elas enfrentam antes de fazer cada texto, assim você vai criar posts úteis, e que vão chamar a atenção dos seus clientes.

Não escreva para a pessoa errada

É importante ter em mente a sua buying persona e ajustar os termos técnicos e a complexidade do texto de acordo. Tenha em mente os seus leitores e seus conhecimentos sobre o assunto, procurando gerar conteúdo que será útil para eles. Um conteúdo simples demais, ou complexo demais, pode ser um balde de água fria.

Use uma linguagem relativamente próxima à que seria usada pelas suas personas, para que o conteúdo seja o mais eficiente o possível em atrair e converter o público desejado. Fazer um texto muito rebuscado para um blog de moda, ou simples demais para um blog sobre engenharia quântica, por exemplo, irá fazer com que seu público-alvo perca o interesse.

Não entre em discussões nos comentários

Alguém te criticou na seção dos comentários? Peça para entrar em contato por e-mail  (ou qualquer outra ferramenta mais privada), e verifique a razão da insatisfação do seu cliente em particular. Deixe claro que você está verdadeiramente interessado em resolver o problema dele.

E lembre-se: NUNCA fique discutindo quem está certo ou errado nos comentários (eles não foram feitos para isso). Ficar questionando se o que foi comentado é ou não verdade só vai prejudicar a imagem do seu negócio. Um bom exemplo é esse, em que o dono de um bar criticou uma cliente que postou uma reclamação nas redes sociais e o caso acabou gerando uma repercussão nacional.

Tome sempre cuidado com essas gafes: não adianta nada ter uma ótima estratégia de marketing de conteúdo se você cometer um deslize desses, pois a repercussão pode ser enorme! Cuide sempre dos seus canais de relacionamento com os seus clientes, pois eles são um bem muito valioso para a sua empresa.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!