Game of Thrones e Marketing de Conteúdo: 5 estratégias que a série nos ensinou 6

Game of Thrones e Marketing de Conteúdo: 5 estratégias que a série nos ensinou

Game of Thrones, da HBO, é uma das séries mais famosas da atualidade. E com a recente estréia da nova temporada, todos já sabemos muitos dos principais motivos do sucesso da série: as alianças, a luta pelo poder, o fantástico, a violência e o choque de saber que nenhum dos personagens (nem mesmo os protagonistas!) estão a salvo da bruta realidade medieval.

É inegável o poder de Game of Thrones em fazer paralelos com nossa sociedade atual e seus problemas. Quando olhamos atentamente ao enredo da série, podemos ver os reflexos de nossa própria convivência.

Podemos aprender várias coisas ao analisar sua história e a série pode trazer lições valiosas nas mais diversas áreas. E quando se trata do meio digital? O Marketing Digital, chamado de “novo marketing”, baseia-se em táticas feitas online para atrair novos negócios e fortalecer a identidade da sua marca. E o Marketing de Conteúdo entra nessa jogada como uma das principais vertentes para o sucesso do Marketing Digital.

Em Game of Thrones, aprendemos sobre planos de guerra e a a batalha pelo domínio dos 7 reinos. E então, como podemos adaptar essas ideias para nossa realidade?  Quais são as estratégias que podemos aprender com Game of Thrones sobre marketing de conteúdo?

Confira 5 estratégias incríveis que a série nos ensinou sobre o Marketing de Conteúdo:

(e ah, pode ler tranquilo: esse post não tem spoilers!)

1. Forme boas alianças

Jon-Snow-and-Samwell-Tarly-jon-snow-24489206-1024-682

Essa primeira estratégia é básica no mundo da série: sem as alianças certas, você pode morrer e perder todo o poder que um dia sonhou ter. No Marketing de Conteúdo funciona da mesma maneira (mas com menores consequências, claro): é impossível sobreviver sozinho no meio do marketing digital.

Faça parceiros, crie um bom engajamento com sua audiência, tenha clientes fiéis que sempre olharão para sua marca com confiança. Abuse dessa estratégia e use ela a seu favor: faça webinars em conjunto, troque guest posts entre blogs parceiros e invista também na colaboração na produção de materiais ricos como e-books, whitepapers e infográficos, por exemplo. Dessa maneira, você sempre terá uma boa base de fãs, clientes e parceiros prontos para alavancar e ajudar sua página e sua empresa a crescerem.

2. Construa um bom exército

game-of-thrones dany army 650

Ter um exército de pessoas capazes e com diversos talentos é essencial para sobreviver na Guerra dos Tronos. E no Marketing de Conteúdo também. Forme uma equipe de profissionais capacitados e em que você confie. Invista em criar um time bem estruturado e focado em atingir as metas da empresa, que tenha sede de conhecimento e busque sempre conseguir os melhores resultados.

Assim como Daenerys, saiba sempre como descobrir as fraquezas e pontos altos de sua equipe e explore isso em seu favor. A khaleesi criou em volta de si um time de seguidores prontos para fazerem tudo que for possível para que ela consiga sua coroa – e você também deve querer um time pronto para atender todas as demandas necessárias para o sucesso do seu negócio.

3. Mantenha-se informado e esteja preparado

Game-of-Thrones-Varys-Littlefinger

Em Game of Thrones, grande parte do poder se concentra em dois personagens inusitados: Varys e Mindinho. Eles não possuem muito dinheiro ou uma família poderosa. A arma e fonte de seu poder é bem simples: informação. Sempre atentos com o que anda acontecendo nos 7 reinos, eles conseguem manipular o ambiente para que esse funcione da maneira que eles querem.

Faça o mesmo em sua estratégia de Marketing de Conteúdo: esteja sempre conectado às tendências mundiais e mantenha-se atualizado. Procure sempre saber o que sua concorrência anda fazendo e prepare-se para uma possível mudança de estratégia. Deixe sua equipe preparada para uma possível crise nas redes sociais e tenha metas prontas para o futuro. O sucesso com o Marketing de Conteúdo não é algo que acontece do dia para a noite: ele leva tempo e paciência. Planeje, planeje, planeje!

4. Crie um orçamento (e não o ultrapasse!)

Tywin-Lannister

“Um Lannister sempre paga suas dívidas”.

Se tem uma coisa que os Lannister nos ensinaram ao longo da série é que com dinheiro, vem poder. E que o gasto sem controles pode trazer consequências desastrosas para sua estratégia de guerra. Mas tenha calma: o Marketing de Conteúdo não tem que ser uma coisa cara ou exagerada.

Aplique em sua tática o conceito de Fail Fast: descubra rápido quais métodos que você anda utilizando estão com problemas ou não trouxeram o benefício esperado.  Tenha um orçamento preparado e não desperdice tempo e dinheiro com campanhas e estratégias que não mostraram bons resultados – invista no que você sabe que funciona para você e para seu negócio.

Assim como nas outras estratégias que citamos de Marketing Digital, tenha sempre em mente que você tem a possibilidade de testar o que funciona ou não – então foque-se nos seus rendimentos.  Crie documentos, tabelas e mantenha controle do que você anda gastando em sua estratégia.

5. Mantenha o foco em suas metas

Margaery-Tyrell-Season-4-margaery-tyrell-36940347-2100-1398

E, por último: mantenha o foco em sua equipe e nas metas que sua empresa pretende atingir. Perder a razão e ceder ao ego ou a decisões tomadas por impulso, sem uma análise de dados certeira, pode te custar seu negócio (ou sua cabeça, como vimos acontecer muitas vezes em Game of Thrones!). Mantenha-se atento e racional às demandas do mercado.

O mundo do Marketing pode ser bem caótico, com novas informações e posts brotando de todos os cantos do mundo, e se você não prestar atenção pode perder grandes oportunidades. Não deixe que essa situação interfira em sua estratégia: mantenha-se organizado e faça o que você sabe que funciona. Faça como Margaery Tyrell: não deixe que nada te atrapalhe a conquistar seu reino. Saiba como lidar com os problemas e adversidades e não se desvie de seu principal objetivo.

Com essas dicas podemos te garantir que fazer um Marketing de Conteúdo de qualidade será muito mais fácil e produtivo.

E você, o que aprendeu com a Game of Thrones? Quais são as estratégias que você utiliza em sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!