ganhar curtidas no facebookDe acordo com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a maior rede social do Brasil, atingiu em novembro de 2016, a marca de 1,8 bilhão de usuários ativos, e a tendência é de que esse número cresça cada vez mais.

">

Quais as melhores maneiras de ganhar curtidas na minha página do Facebook?

De acordo com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a maior rede social do Brasil, atingiu em novembro de 2016, a marca de 1,8 bilhão de usuários ativos, e a tendência é de que esse número cresça cada vez mais.

É claro, que, com isso, empresas de todos os portes estão investindo na ferramenta como forma de divulgar o negócio e aumentar suas vendas com as fan pages,

O problema é que para que o Facebook dê resultados realmente efetivos, é preciso ter público na página, que consequentemente gerará tráfego, alguns deles qualificados, e que possivelmente se tornarão clientes.

Mas você deve estar se perguntando: “como vou fazer isso?”.

Bom, o primeiro passo desse processo é conseguir usuários para curtir sua página, ou seja, criar um público.

Para dar um empurrãozinho nessa fase inicial, vamos mostrar a você algumas formas de como ganhar curtidas. Acompanhe!

Por que não é bom comprar curtidas?

Antes de qualquer coisa, vamos explicar o porquê a compra de seguidores é uma péssima ideia.

Entendemos que ganhar curtidas/seguidores na página do Facebook é um processo um pouco trabalhoso no início, e por causa disso, muitas pessoas apelam para uma proposta tentadora: a compra de seguidores.

Além de ser fácil encontrar quem dispõe desse serviço, o custo é bem baixo.

Mas do que adianta ter milhares de seguidores, se a maior parte deles não está interessado no seu negócio e muito menos interage na sua página?

O Facebook tem o objetivo de interação, e sem isso, a sua fan page perde o sentido.

Além de não trazer nenhum resultado, há outro motivo que pode ser ainda pior. Você pode estar colaborando com um crime.

Isso por que, caso os seguidores comprados tenham perfis reais, é provável que os dados desses perfis tenham sido roubados por programas instalados nos computadores das vítimas.

Portanto, nada de cair em tentação, hein?!

Capriche na descrição da sua página

Agora que já falamos os motivos pelos quais você não deve comprar seguidores, podemos partir para o principal: mostrar as formas de conseguir curtidas de maneira eficaz.

A primeira delas é caprichar na descrição da sua página. Todas as informações da sua empresa ficam na parte “Sobre” da ferramenta.

Se um usuário conhece a empresa, a página do Facebook pode ser uma forma de conseguir algumas informações que ele está precisando naquele momento, como o endereço da empresa ou o telefone.

Caso seja aquele que entrou ali sem saber do que se trata, ele vai procurar ler sobre a visão geral do seu negócio, e quando não há essas informações, é provável que ele saia da página sem saber nada sobre sua empresa.

Vamos as informações que não devem deixar de serem preenchidas:

  • Visão geral da sua empresa;
  • Link de redirecionamento para o seu site;
  • Endereço;
  • Telefone e outras formas de contato.

Atente-se a indexação para os mecanismos de busca

Muitas pessoas não sabem, mas sim, o Google indexa conteúdos publicados no Facebook.

Na verdade, nem tudo é indexado, mas as publicações, comentários e atualizações na timeline são sim usados pelo Google.

Assim como a parte de descrição da página que já falamos no tópico anterior, e também o conteúdo de notas.

Mas do mesmo modo dos sites e blogs, também é preciso saber otimizar para que possa aparecer sua página nos resultados de busca e gerar tráfego qualificado.

Personalize a URL da sua página

Por qual nome você quer ser conhecido? Use-o para personalizar a URL da sua página.

Só tome cuidado para que seja um nome fácil de ser lido e digitado. Para personalizar a URL de uma fan page é preciso ter no mínimo 25 pessoas que curtem a página.

Quando atingir esse número acesse esse link, lá terão todas as informações sobre o que você deve fazer para alterar o nome da URL.

Insira palavras-chave na descrição da empresa

Além de se atentar ao que já explicamos no tópico anterior, no processo de otimização é importante inserir palavras-chaves.

Coloque-as de formas que não atrapalhe o texto mostrando sobre o que é realmente a empresa.

Seja autêntico na descrição das publicações

As descrições das publicações não devem ter cópias, pois os textos copiados geram conteúdo duplicado.

As palavras-chave também devem ser utilizadas aqui, principalmente nas 18 primeiros caracteres, porque o Google utiliza o início desse texto para formar o título e a descrição na ferramenta de busca.

Convide amigos, família e funcionários para curtir a página

No começo é difícil mesmo ganhar curtidas na página, mas o ponto de partida pode ser seus amigos, familiares e os funcionários da empresa.

Nesse caso, vale até as pessoas que não são o público-alvo, é apenas para alavancar e gerar credibilidade para sua página, pois os usuários percebem que outras pessoas estão curtindo e comentando demonstrando que conhecem a empresa.

Aproveite também para pegar o feedback destas pessoas sobre o que estão achando da página. Críticas e sugestões sinceras nesse momento é fundamental.

Coloque caixa de curtidas em outras mídias sociais

Se sua empresa já tiver uma boa audiência em outros canais como blog, site, LinkedIn ou Twitter, é bom comunicar a criação da página no Facebook.

Digamos que são curtidas mais fáceis, pois conhecem a empresa e já a acompanham, portanto, a mais chances de curtir sua fan page e aprofundar ainda mais o relacionamento com o usuário.

Você também pode colocar um plugin no seu site e blog, aquela barra lateral que mostra que sua empresa tem uma página no Facebook e dispõe de um botão “curtir” facilitando que os usuários cliquem.

O plugin, também é uma forma de transmitir credibilidade, já que com o chamado “social proof” os visitantes conseguem ver o rosto de pessoas conhecidas que já curtiram os visitantes da página.

Publique conteúdo que tenha relevância para seu público

É fundamental que você dê uma atenção especial ao conteúdo publicado na página, afinal, na maioria das vezes é ele que vai fazer com que o público curta sua página e permaneça seguindo-a.

Além disso, boa parte do tráfego qualificado sairá de leitores do que é publicado, portanto, não dá para fazer feio nessa parte.

Veja alguns pontos importantes na hora de criar conteúdo e publicar no Facebook:

Atenção ao seu objetivo

Você deve traçar os objetivos sobre o que pretende com a página. Além disso, deve ser analisado o público-alvo que pretende atingir. C

om tudo isso bem definido, é preciso que seja estabelecido estratégias para que traga o retorno que você espera.

Organize-se

Assim como em todo o processo de marketing, organização é tudo! Você já parou para pensar sobre quais temas e quando serão abordados? Quais tipos imagens serão utilizadas? Quais os dias e horários as postagens serão realizadas?

Para você não se perder em meio a tantas informações, é interessante fazer um planejamento constando todos esses dados, você vai ver nos próximos itens de forma mais detalhada de como são importantes esses detalhes.

Publique conteúdo valioso

A troca de notícias, fatos e curiosidades entre os usuários no Facebook acontece o tempo todo. Por isso, é preciso se destacar em meio a tantos dados.

Produza conteúdo relevantes, que realmente vai acrescentar algo a seu seguidor e que tenha alguma relação com o seu negócio.

As postagens podem ser sobre dicas sobre a utilização ou novas funções de um produto, espaço para tirar dúvidas, temas sobre o mercado que sua empresa está inserida, vídeos mostrando o dia a dia da empresa, etc.

Não estamos dizendo que você não pode fazer publicidade em nenhum momento sobre algum produto ou serviço do seu negócio, mas isso tem que ser feito com cautela, e melhor ainda se inserido de forma tímida no meio das publicações.

Tenha uma regularidade nas publicações

É importante que seja estabelecida a periodicidade das postagens. E nesse momento, é importante que se conheça os hábitos do seu público para ter uma noção sobre qual o momento em que eles acessam o Facebook.

Isso vai te auxiliar em determinar o horário e quantas publicações na fan page são necessárias. Atente-se apenas para não exagerar no número de posts e gerar o efeito contrário do que gostaria, geralmente duas publicações por dia são suficientes.

Interaja com o público

Você vai perceber que com as publicações, algumas pessoas vão aparecer elogiando, tirando dúvidas e até mesmo fazendo críticas nos comentários.

Não deixe de responder/curtir o comentário de ninguém, pois a intenção da página do Facebook é justamente a de interagir e estreitar os laços com o público.

Use a linguagem informal

Por mais que o Facebook seja utilizado com seriedade para grandes negócios, os usuários geralmente usam a rede em um momento em que estão mais tranquilos e querem relaxar, portanto, não é preciso se preocupar tanto com a formalidade da linguagem, a escrita pode ser mais próxima do público.

Invista em anúncios do Facebook para promover sua página

Sabe aqueles anúncios pagos que aparecem na sua timeline? Então, esse é o Facebook Ads! É uma ferramenta do Facebook que permite que as empresas divulguem suas marcas ou uma publicação.

Esse tipo de publicidade é muito eficiente pois é possível segmentar quais pessoas você quer que veja seu anúncio de acordo com as características definidas por você, como idade, sexo, localidade, entre outros dados.

Além disso, o investimento é baixo e você mesmo limita o quanto quer gastar.

ganhar curtidas no facebook

São vários tipos de campanhas que se pode fazer dentro da sua fan page: impulsionar suas publicações, fazer uma promoção, divulgar um evento promover a página com o objetivo de ganhar mais curtidas.

Para quem deseja impulsionar uma publicação, é só clicar no botão que fica à direita de cada post. Para que o anúncio tenha bons resultados é preciso escolher um post que realmente chamou atenção do público.

Após isso, você terá que selecionar um orçamento máximo, ou seja, qual o limite que você pagará pelo anúncio e o Facebook vai te cobrar por cada clique. Não precisa se preocupar com o valor final, o facebook vai veícular seu anúncio até o limite do seu orçamento.

Para obter mais curtidas, você pode promover sua fanpage.

Nesse tipo de anúncio, é fundamental que você segmente com bastante atenção o anúncio de acordo com o público-alvo que pretende atingir. Dessa forma, há uma chance maior de curtirem sua página e interagirem com ela.

E para quem deseja divulgar o site ou uma loja virtual, por exemplo, pode usar a alternativa em que você pode direcionar o usuário para a página. Nesses casos, o melhor é utilizar imagens quem chamem a atenção do usuário.

Mensure os resultados

É essencial que você mensure os resultados da sua página para saber o que realmente tem dado certo e o que precisa ser mudado. E o Facebook é uma ótima ferramenta para isso, isso por que, ele dispõe de uma série de métricas com o Facebook Insights, que possibilita que você faça essa análise com precisão. Confira algumas delas:

  • Alcance: corresponde o número de usuários que visualizaram as suas publicações em geral;
  • Pessoas falando sobre isso: quantas pessoas interagiram (compartilharam, comentaram ou citaram o nome da sua marca);
  • Engajamento: é a interação do público com as publicações da sua página, como: cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Alcance pago: os anúncios pagos do Facebook também tem seus recursos para mensuração dos resultados das campanhas. Aqui, você pode ver informações de alcance e engajamento do público específico do anúncio;
  • Taxa de rejeição: você terá acesso a quantas pessoas ocultaram suas publicações, deixaram de seguir sua página ou a denunciaram como spam;
  • Curtidas da página: sim, o número de curtidas da sua página também dizem muito a respeito dos resultados, afinal é esse o nosso objetivo. O Facebook disponibiliza quantos seguidores sua página conquistou em determinados períodos, assim fica mais fácil analisar quais ações foram feitas nessas datas e que podem ter sido as causadoras dos bons resultados.

Além de todas essas alternativas para fazer a fan page da sua empresa ganhar curtidas e consequentemente alavancar o seu negócio, o Facebook iniciou alguns testes de novas funções para o comércio e negócio locais, confira o que pode vir por aí.

ganhar curtidas na pagina do facebook

  • Juliana Cavalheiro

    Bem legal o conteúdo! : )