homem conferindo o twitter

19 dicas para ganhar seguidores no Twitter

Se a pergunta que te trouxe ao marketingdeconteudo.com foi “Como ganhar mais seguidores no Twitter?” tenho uma boa notícia para você: preparei 9 dicas que vão te ajudar!

Seja para o seu perfil pessoal, empresarial ou de sua loja, ter um perfil com vários seguidores no Twitter é algo extremamente relevante.

Apesar de não ser uma das principais métricas para medir o ROI de uma campanha na rede social, conseguir seguidores no Twitter é algo que te auxilia a chamar atenção.

Então, sem mais delongas, confira agora 9 dicas que te auxiliarão a conseguir mais seguidores no Twitter!

1. Seja engajado com seus seguidores

Começaremos pelos pontos mais básicos.

Após começar a seguir seus seguidores (no Twitter isso é muito importante) mostre que você também tem interesse no que eles tem a dizer.

Fique de olho no seu feed, observe seus tweets e nunca deixe de comentar, curtir ou retweetar algo que seja postado pelos seus seguidores e que você ache relevante.

Este tipo de atitude demonstra para outras pessoas no Twitter que seu perfil não é uma via de mão única.

Relacione-se, interaja e seja engajado com seus seguidores!

2. Compartilhe conteúdo valioso

Apesar do Twitter ser uma rede social que zela por informações rápidas e precisas, os 140 caracteres podem e devem ser utilizados para compartilhar conteúdo valioso.

Para aumentar sua base de seguidores não basta apenas compartilhar quaisquer notícias ou novidades que aconteçam aleatoriamente.

Realize uma curadoria de conteúdo, avalie o que seus seguidores gostariam de receber em seus respectivos feeds e vá atrás destes conteúdos.

Utilizar seu perfil como um fonte de informações relevantes é uma ótima forma de conseguir novos seguidores.

Um ótimo exemplo de perfil que faz isso com perfeição e que obtém bons resultados é o autor Guy Kawasaki.

Siga Kawasaki por alguns dias e analise a forma como ele utiliza sua conta do Twitter. A cada 15 minutos ele compartilha ou retweeta algo incrível que realmente nos dá vontade de clicar.

3. Certifique-se que o seu conteúdo é compartilhável

Agora que você se certificou sobre a qualidade do conteúdo, aí vai outra dica: o conteúdo é compartilhável?

Ele possui um título interessante, imagens atrativas e um assunto que é relevante para uma rede social como o Twitter?

Pense que apesar do conteúdo ser incrivelmente completo e importante (um artigo científico produzido por um PhD. em Física Quântica) nem sempre ele será o ideal para as redes sociais.

As pessoas estão em busca de informações de fácil “digestão”.

4. Retweet posts de outras pessoas

O Retweet é uma ferramenta incrível para criar um certo relacionamento com seus seguidores e demais perfis do Twitter. Procure pelas hashtags que sejam semelhantes ao objetivo do seu perfil e encontre os melhores tweets que puder.

Quando dizemos “os melhores tweets” lembre-se que deve ser um conteúdo de qualidade!

Este tipo de engajamento é fundamental para aumentar sua base de seguidores e não requer quase esforço algum.

5. Escreva uma bio profissional

Você criou seu perfil, atualizou as fotos de capa e perfil e começou a tweetar e compartilhar conteúdos incríveis! Até aí tudo bem, mas como está a descrição de sua conta?

Para que novos seguidores sintam-se interessados em sua conta, é essencial que você inclua uma descrição precisa sobre o seu perfil.

Seja ele pessoal ou profissional, descreva corretamente quem você é, o que faz e quais são seus objetivos no Twitter.

6. Utilize a força das hashtags

O Twitter foi a rede social que lançou as hashtags. Esta ferramenta é ótima para realizar pesquisas direcionadas e encontrar as pessoas que se interessam por determinados assuntos.

Seja para encontrar possíveis pessoas interessadas no seu perfil e em assuntos semelhantes ao seu ou para pesquisar assuntos que estão virando tendências no Twitter, utilizar as hashtags é uma ótima ferramenta para encontrar novos seguidores.

7. Encontre e se relacione com influenciadores

Você se lembra do exemplo que demos do Guy Kawasaki?

Desta vez utilizaremos o perfil de Neil Patel como exemplo.

O especialista em marketing digital é uma das figuras mais conhecidas e respeitadas sobre o assunto.

Encontrar influenciadores de sua área, seguí-los e tentar criar um relacionamento com eles também é uma ótima forma de ser visto por outras pessoas que tenham interesse no assunto.

Seja engajado com perfis de profissionais que são referencia no seu mercado para conquistar novos seguidores.

8. Vincule seu perfil do Twitter com outros sites

Outra forma de ser encontrado no Twitter é deixando claro que você possui uma conta.

Esta dica pode até parecer bem óbvia, mas não deixe de incluir botões em seu blog e o link para seu perfil em demais redes sociais.

Assim, sempre que você receber um novo acesso em seu site ou demais redes sociais, as pessoas terão mais uma forma de encontrar sua página no Twitter.

9. Seja ativo

Chegamos a última dica e ela é extremamente básica: seja ativo.

O Twitter é uma rede social extremamente dinâmica. Em apenas uma hora você pode perder coisas incríveis e seus seguidores podem perder um compartilhamento incrível que você fez poucos momentos atrás.

10. Use uma foto de capa bem escolhida

Quando você utiliza uma foto de capa com uma boa resolução e com uma imagem que carrega um contexto bem elaborado, dificilmente o usuário que tiver contato com o seu perfil vai pensar se trata de um perfil falso ou um spammer qualquer.

Um dos principais segredos para a aquisição de novos seguidores é a credibilidade transmitida por um perfil e esta questão está bastante ligada ao cuidado que você tem ao montar o seu perfil no Twitter.

11. Cuidado com os excessos

Já falamos que é importante ser ativo no Twitter para que você consiga envolver os seguidores e desta forma conseguir aumentar ainda mais o número deles.

Mas isso não quer dizer que você precisa postar algo a cada minuto.

O seguidor que ver que você lotou a página dele de mensagens dificilmente lerá todas e cogitará seriamente deixar de segui-lo.

O principal motivo disso é que é muito difícil se manter relevante e consistente quando você dispara mensagens em um intervalo de tempo muito curto. Como dissemos anteriormente, atividade, mas com consistência e relevância, é tudo no Twitter.

12. Faça perguntas aos seus seguidores

Utilizar o recurso de fazer perguntas para a sua audiência é mais uma forma de provocar o envolvimento das pessoas que se deparam com seu perfil no Twitter.

Atualmente as pessoas utilizam a internet como muito mais do que um simples meio para se informar dos últimos acontecimentos.

As pessoas querem dar as suas opiniões e saber o que as pessoas e marcas pensam a respeito de determinado tipo de assunto.

Mas lembre-se que para que esta estratégia dê certo, é importantíssimo que cada interação seja respondida.

13. Espalhe a URL do seu Twitter por aí

Anexe a URL do seu perfil no Twitter na sua página ou perfil do Facebook, cartões de visita, assinaturas de e-mail, seus sites, e qualquer outro meio que você utilize para interagir com as pessoas.

Normalmente as pessoas que acabaram de conhecer você ou sua marca, seja através de um e-mail marketing, ou um call to action onde a chamada é curtir a página do Facebook associada a você, irão querer lhe conhecer melhor.

E no caso do Twitter, esta é uma ótima e fácil opção para obter novos seguidores.

14. Envolver não é se promover

Explicando melhor a questão do envolvimento do público através dos seus posts, compreenda que o Twitter não é um megafone em sua mão em uma praça pública.

Dificilmente alguém vê com simpatia uma marca ou pessoa que tem como principal objetivo no Twitter pedir para que os usuários entrem em páginas, comprem produtos, etc.

Lembre-se que o funil de vendas é um caminho em que todas as etapas devem ser respeitadas para que a construção de uma marca seja feita de forma sólida e que transmita relevância e autoridade para os usuários.

15. Utilize ferramentas para encontrar mais pessoas

Embora a própria pesquisa avançada do Twitter faça muito bem a tarefa  de procurar os seguidores do Twitter adequados a você, com base na idade, demografia e outros dados, como palavras-chave na bio do Twitter e tweets postados, é sempre benéfico usar uma ferramenta que é construída para te ajudar nisso. 

Uma das muitas ferramentas que poderíamos recomendar é o TweetAdder e ir utilizando os filtros do programa de acordo com suas necessidades.

16. Deixar de seguir algumas pessoas também é importante

Mas como assim? Que tópico maluco é esse? Por mais que seja estranho, é verdade.

Use uma ferramenta como o followers.me ou socialbro para deixar de seguir os não-seguidores ou os que têm lhe dado um unfollow.

Estas ferramentas são gratuitas e bastante úteis no controle da média seguidor/seguindo.

Por dar unfollow regularmente nos não-seguidores ou nos que não apresentam qualquer atividade em seu perfil, você não só irá ter seguidores mais segmentados, mas também poder atrair novos seguidores!

17. Utilize as “Twitcams”

Participar de chats no Twitter através de uma TwitCam vai ajudá-lo a obter mais seguidore, e também a atrair a atenção de uma forma que seria impossível em outros tipos de situação.  

Caso você não saiba, as TwitCams são transmissões especiais ao vivo, acessíveis através de uma URL criada especialmente para o evento.

Ao participar destas conversas, você começa a mostrar suas habilidades para um público inexplorado e também se conecta com estes seguidores e ainda acaba por fazer mais amigos e mais seguidores.

A sua divulgação nesse caso tem que ser boa. Fóruns de discussão e outras redes sociais são ótimas formas de convocar pessoas a verem e ouvirem o que você tem a dizer.

18. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém

Na maioria das vezes, conseguir mais seguidores no Twitter é uma questão de conseguir aparecer.

Neste caso, pedir para uma celebridade ou alguma autoridade em seu nicho de interesses te seguir, ou retweetar algo que você publicou, não se trata de nenhum pecado, mas sim de uma forma de tentar associar seu nome a alguém que já tem seu nome conhecido por todos, e consequentemente possui vários seguidores.

Só tome muito cuidado com a forma que irá fazer isso e a quem irá fazer isso.

O risco do tiro sair pela culatra é considerável caso você erre na abordagem, ou interaja com algum tipo de liderança negativa.

19. Mantenha-se sempre bem informado

Não, este não é mais um daqueles conselhos genéricos do Mestre Yoda ou do Mr. Miyagi.

A questão aqui é que o Twitter possui seus segredos quanto aos melhores horários para postagens, nas quais a possibilidade de obter um maior número de visualizações e compartilhamentos é maior.

Para tanto, é necessário estar sempre atento em relação aos melhores meios de se conseguir estas informações, em relação aos locais de interesse, segmentação de usuários e diversos outros aspectos.

BONUS: Tenha paciência!

Meu caro padawan, agora vai uma dica bonus para você que quer alcançar 1 milhão de seguidores no Twitter em apenas um mês: tenha paciência.

Apesar do Twitter ser extremamente dinâmico, isso não quer dizer que você conseguirá aumentar sua base de seguidores da noite para o dia.

Siga todos os passos que listamos, produza conteúdos, interaja com seus seguidores e aguarde. Quanto mais você se dedica ao Twitter, mais resultados você terá.

Após analisar todas as dicas que nós demos, o que fica de mensagem é que para obter um bom número de seguidores, ser engajado com seu público e ser reconhecido, é necessário que você seja extremamente ativo em sua conta.

Um tweet por dia está longe de ser o suficiente!

Quer aprender mais sobre o assunto e se tornar um expert no Twitter? Leia também nosso ebook gratuito sobre marketing na rede social!

Marketing_no_twitter_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!