Aprenda a criar tutoriais divertidos com o Giphy Capture

Você já deve saber que GIFs representam uma ótima estratégia para se atrair a atenção de visitantes, o que colabora com o engajamento, com cliques em elementos da sua página que antes passavam despercebidos, entre outros pontos positivos.

Já mostramos por aqui algumas maneiras para você começar produzir um GIF usando programas de edição gráfica, como o Photoshop.

Dessa vez, porém, vamos falar sobre uma outra ferramenta incrível que facilitará seu dia-a-dia na produção de imagens que simulam movimento: o GIPHY CAPTURE.

Ele é um desses programas que grava sua tela e converte automaticamente o vídeo em um GIF.

Como a própria descrição do app diz, o “GIPHY CAPTURE é a melhor maneira de criar GIFs em seu Mac. Esse aplicativo gratuito é simples, poderoso e fácil o bastante para todo mundo poder usar”.

Até o presente momento apenas a versão para Mac OS X está disponível, de modo que você pode fazer o download gratuito do software através da iTunes Store.

Os sistemas operacionais Windows e Linux ainda não possuem esse app para download, porém listamos ao final do post alguns softwares semelhantes para que você possa criar seus GIFs gratuitamente.

Vamos lá?

Como criar um GIF usando o GIPHY CAPTURE

Ao abrir o programa, você vai dar de cara com uma tela verde, a qual será o recorte (ou canvas) da sua produção.

gyphy capture

O programa é bastante simples e, inicialmente, conta apenas com um botão: o REC (ou gravar).

Após selecioná-lo, a captura de tudo o que se encontra abaixo do programa será feita.

Fácil, não?!

Também é possível alterar o tamanho da janela, clicando e arrastando as bordas do programa.

Quando você ativa essa função, o Giphy Capture apresenta no canto direito inferior as especificações de largura e altura do seu projeto.

gyphy capture

Gravação finalizada, agora basta clicar no botão Stop (ou Parar) e você estará livre para salvar ou editar configurações como duração do GIF, sistema de loop (normal, reverso ou vai-e-vem), redimensionamento da imagem, quantidade de frames por segundo (FPS), legendas, entre outros elementos.

É importante saber que o Giphy Capture grava GIFs de até 15 segundos de duração.

gyphy capture

Ao final dessa produção, você pode escolher entre salvar o GIF no seu computador ou publicá-lo no site do GIPHY, o que possibilita o fácil compartilhamento em redes sociais como o Facebook.

gyphy capture

Usando o GIF no seu site ou blog

Você pode fazer o uso de GIFs para diversas estratégias no seu blog como, por exemplo, para apresentar tutoriais, para copiar trechos importantes de vídeos, para salvar rapidamente uma ação feita no seu computador etc.

No caso abaixo, por exemplo, criamos um mini-tutorial que mostra o login de uma maneira bastante intuitiva.

gyphy capture

Por padrão, o GIPHY CAPTURE não grava o movimento do mouse, mas você pode ativar essa funcionalidade quando não for interessante fazer a gravação usando apenas comandos dados pelo teclado.

Para gravar os cliques e o movimento do mouse, basta clicar no ícone do app que se encontra na barra do seu OS X e marcar o checkbox localizado no canto inferior esquerdo (ao lado de uma setinha). Veja:

gyphy capture

Também é possível criar um Atalho que permitirá a gravação do seu GIF a partir de um comando do teclado.

Essa opção pode ser ativada através do botão Shortcut, também localizado no canto inferior esquerdo.

Pronto! Você já pode começar a criar seus GIFs!

giphy capture

giphy capture

Fácil, não?!

Programas alternativos para o Windows

O GIPHY CAPTURE ainda não foi lançado para nenhuma versão do Windows, mas você pode usar outros programas gratuitos que possuem a mesma proposta de criação de GIFs.

O GifCam é um ótimo exemplo. A composição do programa é praticamente a mesma do seu concorrente e ainda conta com ferramentas de edição básica no próprio software.

Também entram nessa lista de programas alternativos ao GIPHY CAPTURE o Recordit, o LICEcap e o ScreenToGif.

O download de cada um deles pode ser feito gratuitamente através dos respectivos sites oficiais.

Também há a possibilidade de você usar o programa Camtasia para fazer uma gravação em formato de vídeo da sua desktop e em seguida usar o Adobe Photoshop para editar toda a produção.

Nesse caso, confira o tutorial para produção de GIFs no Photoshop aqui no blog.

Restou alguma dúvida quanto à criação dos seus GIFs? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve.

kit de marketing nas redes sociais

 
Autor(a)

Escrito por: Werik Gonçalves Werik é um publicitário especializado em marketing e design, sagitariano de nascença e geek por escolha. Onde vive? Como se alimenta? Descubra no Globo Repórter.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!