Google Adwords e Inbound Marketing: como usá-los em sua estratégia?

Google Adwords e Inbound Marketing: como usá-los em sua estratégia?

Hoje vamos falar sobre o famoso Google Adwords e aprender como ele pode ajudar em suas estratégias. Então, vamos lá!

Temos visto que o papo hoje em dia tem sido em como investir dinheiro e esforços no Marketing de Entrada (Inbound). O Content Institute revela que os profissionais de marketing, em média, utilizam mais de 13 táticas diferentes em suas estratégias para atrair leads. São usados blogs, campanhas de email marketing, infográficos, vídeos, artigos e etc. A questão é: como fazemos para fazer esses conteúdos chegarem até ao público?

Importante ressaltar que o Inbound pode ser implantado de forma diferente por cada setor. Por isso, os orçamentos também variam. Mas a parte mais importante de qualquer estratégia de Inbound é se valer de todos os recursos disponíveis, da forma mais eficaz possível para gerar leads qualificados. Nesse caso, uma das táticas definitivas é usar o famoso PPC (Pay Per Click).

Utilizando o PPC

Com o PPC, as empresas conseguem exibir seus anúncios nas seções de resultados patrocinados na página de um motor de busca. Então, cada vez que o anúncio recebe um clique, quem clicou é direcionado para a página do site da empresa anunciada.  O PPC é ideal quando se está pretendendo aumentar os níveis de tráfego num menor espaço de tempo. Além do mais, é de uma tática flexível, que permite atualizações ou modificações a qualquer momento.

Apesar de o Inbound utilizar o Marketing de Conteúdo e o SEO, técnicas que facilitam o tráfego sem grandes investimentos, a utilização de Links Patrocinados não deve ser descartada nas ações das empresas. A ideia, nesse caso, é unir todas essas ferramentas, tornando a estratégia mais completa, e, portanto, garantido maiores resultados para a marca.

Google Adwords e o inbound marketing

Quando uma empresa inicia uma estratégia de Inbound, um dos objetivos principais é o de fazer com que sua plataforma (site/blog) seja facilmente encontrada pelo público alvo nos mecanismos de busca, principalmente o Google. Sendo assim, diversos termos usados na pesquisa dos usuários, paralelos aos produtos e serviços da empresa, são otimizados, a fim de ranquear a exibição do site nos resultados. Dessa forma, destacar-se nos primeiros resultados significa estar atendendo a diversos requisitos do mecanismo, nesse caso, o Google, para que o site seja facilmente indexado, oferecendo como consequência conteúdo novo e relevante.

Inbound alinhado aos Links Patrocinados do Google AdWords

O Google AdWords surge como um grande parceiro para as empresas que investem em inbound. Afinal,o AdWords é um dos sistemas de publicidade mais bem sucedidos do mundo. Uma grande vantagem é que os Links Patrocinados oferecem resultado instantâneo. Se a campanha for corretamente configurada, considerando todos os elementos essenciais para uma boa campanha, seu site começa a receber tráfego qualificado imediatamente.

Aqui entra um ponto chave nesse assunto: O Google AdWords cria atalhos para os sites terem seu conteúdo disponibilizado na internet de forma imediata.  Então, não é preciso esperar meses até que o Google rastreie e indexe todo conteúdo que você produz. Portanto, quando você direciona uma parte do orçamento para o AdWords,  seu material é prontamente exibido nos resultados de pesquisa. Isso ressalta o porque de ser muito importante que startups novas comecem suas ações de Inbound investindo no AdWords.

Nos Links Patrocinados, as páginas exibidas nos resultados são selecionadas e os anúncios surgem de acordo com o conteúdo e o público atingido. Nisso está incluída a possibilidade de exibição de diferentes resultados para diferentes usuários. Além do mais, alguns recursos adicionais como as extensões de anúncios aumentam a relevância dos Links, gerando ainda mais cliques e conversões. Destacamos que se a intenção é o lançamento de um conteúdo novo, como um ebook, por exemplo, bem como qualquer outra coisa nova em sua empresa, vale muito a pena direcionar investimentos no Google AdWords.

Três ótimas dicas para você implantar um PPC bacana em sua estratégia de inbound:

  • Aprimore sempre as combinações de palavras-chave relevantes (orgânicos e pagos) para campanhas de PPC;
  • Gaste tempo descobrindo como diminuir seu custo por aquisição de cliente (CPA);
  • Separe um orçamento mensal para links patrocinados.

 O PPC funciona mesmo! Porém, assim como em qualquer outra tática de marketing, precisa trazer resultados. E em muitos casos, esse resultado só aparece depois de um tempo. Parte deste processo é identificar quais termos de busca estão sendo usados pelos concorrentes. Fazendo isso, sua empresa terá uma compreensão melhor do cenário competitivo. Existem ferramentas, como o Ispionage, que permitem fazer essa busca. Além disso, o Planejador de Palavras Chave do próprio Google Adwords já ajuda na hora de saber quais os termos possuem maior potencial de utilização.

As possíveis desvantagens

Seriamos injustos se não disséssemos a você as desvantagens associadas a esta técnica. Em primeiro lugar, usar o PPC e investir no AdWords existe um considerável investimento financeiro. Segundo, devemos levar em conta que a classificação de seu anúncio, isto é, sua localização no motor de busca, depende exclusivamente do quanto você está disposto a investir. Por isso, nem todos os anúncios ocupam os primeiros lugares nos resultados, o que vem a diminuir as probabilidades de seu site ser percebido pelos internautas.

Resumindo, para utilizar o AdWords é preciso testar diversas possibilidades até conseguir o resultado que se espera. Se sua empresa não tem tanta urgência em ser encontrada nas primeiras posições, faz mais sentido investir no famoso SEO. Com ele, o tempo de espera é compensado por uma posição mais consolidada nas localizações dos motores de busca, já que grande parte dos cliques feitos pelos usuários possui origem orgânica. Então, analise o que é mais vantajoso no atual momento, mas nosso conselho é: não descarte nenhuma possibilidade. Quer dizer que se você puder usar tanto o PPC e os Links Patrocinados, quanto o SEO, faça!

Concluindo

Não restam dúvidas de que o Inbound contribui diretamente para o crescimento e consolidação de sua marca na web. Mas ele não deve ser encarado com limitações, pois é um elemento do marketing que possui grande potencial em resultados positivos, e, portanto, pode ser alinhado com a imediata exposição nos Links Patrocinados do Google. E aí, alguma consideração? Interaja nos comentários! Grande abraço e até a próxima!

Quer aprender mais sobre o Adwords? Baixe agora nosso ebook gratuito sobre o tema!

download google adwords ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!