google alerts

Como utilizar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Em um mundo onde informações são constantemente jogadas no nosso caminho se torna quase impossível ficar ligado naquelas realmente importantes e relevantes.

Para profissionais de marketing de conteúdo, por exemplo, estar antenado no que seus concorrentes e referências estrangeiras estão compartilhando é essencial.

Mas como se manter a par de tudo isso ? Ai que entra o Google Alerts!

Com essa ferramenta, um pouco subestimada, você consegue ficar bem informado sobre os assuntos que considera relevante.

Além disso é uma ferramenta incrível para conseguir ideias de conteúdos, pesquisa sobre competidores, visões de clientes, entre outros.

Depois de ler esse artigo tenho certeza que você vai correr para programar seus alertas.

Então vamos lá!

O que é o Google Alerts afinal?

O Google Alerts é uma ferramenta que detecta conteúdos relacionados as frases ou termos que os usuários escolhem.

Diariamente a ferramenta envia para o seu email uma lista com conteúdos relevantes que saíram na internet com os termos selecionados.

Por exemplo, se você selecionar o termo “Rock Content” sempre que alguma notícia, posts em blogs, estudos científicos ou outros tipos de conteúdo forem publicados na internet você receberá um email de notificação.

Incrível, não?

Mas como usar o Google Alerts no Marketing de Conteúdo?

Qualquer analista de marketing, seja ela marketing digital ou tradicional, precisa estar atento ao que acontece no seu mercado.

Mas como podemos usar essa ferramenta no famoso content marketing?

Ideias e referências para posts

O Google Alerts é uma fonte incrível de ideias para posts.

Você consegue descobrir o que as pessoas estão falando sobre determinado assunto em fóruns, blogs, mídias sociais, além de saber o que blogs estrangeiros estão abordando.

Aqui na Rock Content por exemplo, nós utilizamos muitas referências gringas para criar os conteúdos do nosso blog, e o uso do Google Alerts ajuda muito nessa tarefa!

Conteúdos para mídias sociais

As vezes ficamos sem ideias para o que compartilhar nas redes sociais, certo?

Uma ótima alternativa é dar uma olhada nas listas de conteúdos que o Google Alerts enviou e que podem ser interessantes para a sua persona.

Ficar de olho na sua marca

Você pode colocar alarmes com o nome da sua marca, sua URL e até nome da empresa.

Com isso a chance de você perder o que seus clientes e possíveis clientes estão falando sobre seu empreendimento online é muito difícil. Sejam elas coisas boas ou ruins.

Possibilitando uma resposta rápida a eventuais reclamações, preservando a reputação da sua marca!

De olho na competição

Assim como ficar atento ao que falam de você na internet o Google Alerts é incrível para você monitorar a atividade da sua concorrência.

Assim você conseguirá ficar de olho no que eles estão publicando ou deixando de publicar, e também no que o público está falando sobre eles.

Como configurar o Google Alerts

Agora que você já sabe como o GA é uma ferramenta valiosa para o marketing digital, nós vamos te ensinar a configurá-lo pra não perder nenhum conteúdo relevante.

Vamos lá?

Escolhendo as palavras-chave

Depois de acessar o painel do Google Alerts a primeira coisa que você terá que fazer é selecionar quais os termos você quer que o GA te alerte.

Digite o termo na caixa de busca:

google alerts

Configurando um email

Se você não estiver logado em uma conta do Google você terá que configurar para qual email os alertas serão mandados, e isso é muito fácil!

Basta digitar seu email na caixa “digitar email”

google alerts

Clicando no botão “mais opções” você poderá configurar mais ainda seus alertas.

google alerts

Com esses ajustes é possível determinar com qual frequência receberá os alertas, fontes, idiomas, regiões e se vai querer ver todos os resultados existentes ou apenas os melhores.

google alerts

Depois que escolher as configurações basta clicar em “criar um alerta”!

google alerts

Notícias recentes

Ainda durante a configuração dos alertas já é possível ver as notícias mais recentes sobre aquele termo buscado.

google alerts

Na foto acima por exemplo, podemos ver que o termo Rock Content mostra a nossa recente pesquisa MarTech. Aliás, você já participou dela e concorreu ao prêmio?

Se não participou ainda, corre aqui.

Recebendo Alertas

Depois que você configurar seus alertas você começará a receber emails com as listas dos conteúdos encontrados na internet de acordo com os termos que você especificou.

Vai ser um email mais ou menos assim:

google alerts

Caso você tenha selecionado muitas palavras-chave e sua caixa de entrada está ficando um pouco cheia demais, você pode criar um filtro para o email googlealerts-noreply@google.com.

Com isso todos os emails de alertas do google serão redirecionado para esse filtro e você pode ficar com sua inbox limpinha!

Conclusão

Espero que esse artigo tenha ajudado você a se manter atualizado sobre as tendências do seu mercado e seus competidores.

Quer aprender mais sobre as marketing de conteúdo? Nós temos uma enciclopédia incrível que te ensina tudo o que precisa saber. Só clicar na imagem abaixo para baixá-lo!

google alerts

Até a próxima, e deixe seu comentário abaixo para sabermos o que você achou!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Ana Rennó Fotógrafa apaixonada por marketing digital, pringles de cheddar, red bull e louca pra conhecer o Cambodia.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!