google data studio

Google Data Studio: como essa novidade pode ajudar você a visualizar resultados

Uma das etapas mais importantes e indispensáveis do marketing digital é mesurar os resultados.

Através da analise dos dados que conseguimos através do Google Analytics, podemos descobrir como o site está performando, de onde vem o tráfego para o blog, quais posts tiveram mais acesso e diversos detalhes que precisam ser analisados para que decisões mais inteligentes sejam tomadas pela equipe de marketing.

No entanto, os gráficos, números e planilhas costumam assustar diversos profissionais de marketing, principalmente na hora de transformar todos esses dados em algo amigável e fácil de entender para clientes, investidores e superiores na empresa.

Com a proposta de resolver essa dificuldade, o Google lançou uma ferramenta agora gratuita e em versão beta: o Google Data Studio.

O que é o Google Data Studio?

Segundo o Google, o Data Studio é uma ferramente que se integra a diversas fontes de dados, como o Analytics, Adwords e basicamente qualquer dado que você insira nas Planilhas do Google e transforma em relatórios customizáveis, fáceis de entender e atualizados em tempo real.

google data studio

Uma versão mais complexa e robusta dessa ferramenta já fazia parte do pacote pago do Google para grandes empresas, o Google Analytics Enterprise.

Mas a partir de agora, o Google disponibilizou essa versão gratuita, com funcionalidades que devem atender bem pequenas e médias equipes de marketing.

As principais vantagens dessa ferramente são:

  • Transforma dados em um relatório de formato amigável;
  • Personalização de gráficos e relatórios;
  • Atualização em tempo real;
  • Compartilhamento de visualização e edição como funciona a do Google Drive;
  • Ferramenta para a equipe de marketing trabalhar conjuntamente no mesmo report em computadores diferentes;
  • Função que possibilita o cliente acompanhar a atualização dos resultados em tempo real;
  • Processamento de qualquer dado gerado nas ferramentas como Google Analytics ou que tenha sido upado para as planilhas do Google.

Ou seja, para quem tem dificuldade de criar relatórios a partir de planilhas, o Google Data Studio pode ser uma mão na roda.

Quer testar a ferramenta mas não sabe como começar? Vamos explicar agora o que você precisa fazer para acessar o Google Data Studio.

Como acessar o Google Data Studio?

Por enquanto, o Google Data Studio só está disponível em inglês, mas se você tem algum domínio básico ou intermediário, já consegue usar sem problemas.

Primeiro, acesse o site da ferramenta, clique em “try for free” e use o seu login do Google para entrar.

google data studio

Assim que você logar, vai se deparar com 5 arquivos:

google data studio

Todos os quatro primeiros são exemplos em que você pode visualizar os tipos de relatórios que você pode criar através da ferramenta.

O Google Data Studio pode puxar dados do AdWords, Google Analytics, YouTube, BigQuery, Attribution 360 e Google Sheets para a criação de relatórios.

O último é um tutorial que vai ajudar você a entender as funcionalidades e como usar o Google Data Studio. Basta clicar nesse ícone:

google data studio

Se você ainda ficar com dúvida, há o vídeo tutorial disponibilizado pelo Google, com os primeiros passos:

Abaixo você pode conferir todos os templates disponíveis nessa versão free do Google Data Studio! Para acessar cada um, você pode clicar aqui e acessar a área de templates.

google data studio

E aí? O que achou da novidade?

Para melhorar ainda mais seus relatórios, dominar o Google Analytics é fundamental. Saiba tudo sobre essa ferramenta no nosso guia completo!

google data studio

 
Autor(a)

Escrito por: Dafne Braga Produtora de conteúdo na Rock Content e jornalista que ama um conteúdo bem feito. Nada, escreve, cozinha e é a humana de uma gata chamada Pirata.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!