google notícias

Google Notícias: Descubra como usar essa ferramenta para aumentar o tráfego da sua página!

Em outros artigos aqui do blog já explicamos o quanto o Marketing de Conteúdo é importante para gerar tráfego orgânico e rankeamento nos sistemas de busca.

Mas, sabia que você também pode elevar os acessos do seu site por meio do Google Notícias?

Para entender como isso acontece, primeiro vamos tratar de saber o que é o Google Notícias e como você pode tirar proveito dessa ferramenta para aumentar a sua performance online.

O que é o Google Notícias

Os portais de notícias são os canais tradicionalmente usado por aqueles que querem se informar. Ao acessá-los, eles veem artigos dos mais diversos temas, escolhem os mais atuais ou pertinentes e clicam naqueles que têm interesse em ler.

Porém, no Google Notícias é diferente, pois são oferecidos diversos links — de sites diferentes — para um mesmo tema.

Logo, ele filtra as manchetes de muitas fontes em todo o mundo e as organiza por assunto de acordo com as palavras-chave usadas pelo usuário nos meios de busca.

google notícias

Além disso, há também a opção de notícias personalizadas, isto é, uma ferramenta que possibilita configurar página de interesses, sistema de alertas para envio de e-mails com o conteúdo desejado e feeds que possibilitam visualizar notícias selecionadas pelo Google.

Contudo, lembre-se que o Google Notícia prioriza conteúdo jornalístico e não publicitário, o que quer dizer que sua página não aparecerá na aba se os seus textos forem voltados unicamente à venda de produtos ou serviços.

Afinal, a ideia é manter o leitor informado. Por isso, caso o seu site ofereça notícias e outros tipos de conteúdos, a solução é separar os dois por meio de domínios ou diretórios próprios.

Uma outra opção é diferenciar as notícias no sitemap para impedir que os algoritmos do Google acessem uma página do seu site que não seja de notícias.

Isso torna a ferramenta muito vantajosa por disponibilizar o seu conteúdo noutra seção de busca do Google.

Além disso, segundo esta pesquisa, as pessoas confiam mais nos resultados exibidos no Google Notícias do que nas fontes originais.

Portanto, ter o seu conteúdo categorizado como notícia não apenas irá deixá-lo mais crível como também poderá gerar mais acessos ao seu site.

E como podemos incluir um site no Google Notícia? É o que vamos explicar agora.

Como funciona

O primeiro passo é ter um site cujo layout e formato sejam fáceis para o Google ler e identificar as notícias. Ou seja, os conteúdos precisam estar em URLs fixas e o Google precisa ter total acesso a eles, isso inclui o seu arquivo robots.txt.

Você também precisará de uma URL fixa para cada artigo, embora eles possam estar listados em diversas categorias. Portanto, assim como artigos de um blog, cada notícia precisa ser postada numa página dedicada a ela.

E, quando uma pessoa clicar nela a partir do Google Notícias, precisa vê-la por inteiro. Logo, deixe de lado aquelas práticas de “clique aqui para ler o artigo completo”.

Aliás, os artigos precisam de uma autoria. Por mais que o seu blog leve a assinatura da empresa, por exemplo, o Google quer atribuir as notícias aos seus respectivos autores.

Por isso, crie um perfil com foto e uma pequena bio que apareça ao fim do texto em cada página de notícia.

Também é indicado que o perfil venha acompanhado de links para as redes sociais, pois, além de trazer novos seguidores, ainda comprovará que o autor do texto é legítimo.

O que devo fazer para meu site aparecer no Google Notícia

Agora para fazer o seu site aparecer no Google Notícias, é preciso cumprir três exigências:

A primeira delas é criar um sitemap específico para o Google Notícias, ou seja, um arquivo em formato .xml que informa ao Google todos os diretórios do seu site para que o algoritmo possa identificar de maneira precisa a localização de cada informação.

Caso o seu site seja em WordPress, há plugins específicos para isso como o News SEO do Yoast. Do contrário, sugerimos seguir as orientações do Google.

O próximo passo é cadastrar o sitemap no Google Webmaster Tools para que o Google identifique a sua seção de notícias e as leve em conta toda vez que alguém fizer uma busca desse tipo.

Afinal, como dissemos mais acima, seu site precisa ter uma seção dedicada de notícias e o Google precisa saber que ela existe.

Por fim é necessário fazer o cadastro no Google Notícia em que são solicitadas diversas informações sobre a origem do conteúdo, fontes de contato e perfis dos redatores. Uma vez feito isso, basta aguardar a avaliação e aprovação da inscrição.

Como gerar tráfego através dessa ferramenta

Agora que todos os pontos acima estejam prontos, é hora de pôr em ação as práticas que farão você conseguir tráfego orgânico por meio das notícias.

Escreva notícias originais

Assim como o conteúdo do seu blog precisa ser original para não sofrer punições do Google, o mesmo vale para as notícias. Portanto, se lhe ocorreu simplesmente copiar e colar notícias de outros sites, deixe de lado essa ideia.

Até por que o seu site precisa ser uma fonte crível de informações assim como os portais que aparecem no Google Notícias. O author rank também é levado em conta para medir a credibilidade, portanto, ter escrito artigos para outros sites e revistas de confiança soma muitos pontos!

Se não for o seu caso, considere ter um autor conhecido que possa escrever algumas dessas notícias para você.

Crie manchetes objetivas e convidativas

A manchete precisa atrair a atenção do leitor, por isso quanto mais objetiva ela for, maior será o seu alcance.

Para que isso ocorra algumas práticas devem ser consideradas, tais como:

  • Não repetir palavras ou palavras-chave na manchete;
  • Usar a voz ativa, pois além de você poder dizer mais com menos palavras, poderá cativar mais o público. Exemplo: usar “Facebook comprou o Whatsapp” em vez de “Whatsapp foi comprado pelo Facebook”;
  • Escreva no tempo presente, afinal notícias são factuais;
  • A primeira palavra assim como nomes próprios levam letra maiúscula. Caso você queira iniciar todas as palavras com letra maiúscula, trate de excluir os artigos, preposições e pronomes pessoais.

Escreva artigos relacionados a notícias, não evergreen

Embora redigir conteúdos evergreen seja uma prática fundamental para o Marketing de Conteúdo, no Google Notícias ocorre justamente o contrário.

Portanto, evite a criação de textos de interesse permanente, pois isso não é notícia. Eles podem trazer bons frutos ao seu tráfego orgânico, mas o Google Notícia não irá distribuí-los.

Ao visitar a página do Google Notícias você perceberá que todas as histórias são publicadas no momento em que elas se desenrolam.

Escreva notícias diariamente

Você é a única pessoa encarregada da produção de conteúdos no seu site? Se assim for, com certeza precisará de ajuda para a geração de notícias.

Se você já navegou pelo Google Notícias, deve ter percebido que os conteúdos lá distribuídos têm diversos autores, ou seja, não é somente uma pessoa quem escreve para o site.

Afinal, sites e portais de notícias são atualizados constantemente por uma equipe de redatores dedicados a isso.

Você pode começar contratando redatores freelancers que possam escrever notícias seguindo a linha de abordagem da sua empresa. Lembre-se também que o Google vai solicitar informações de cada redator que escrever para o seu site.

Crie autoridade com o seu site

O Google é muito exigente ao avaliar um conteúdo noticioso e um dos critérios mais fortes nessa avaliação é o nível de autoridade que o seu site tem.

Afinal, digamos que a notícia “Rock Content ganha prêmio de marketing” seja publicada tanto pelo seu site que tem apenas 3 meses de vida quanto por um portal muito conhecido e respeitado. Qual o Google considerará para aparecer em sua página de notícias?

É claro que o escolhido será o portal, pois seu nível de autoridade é maior.

Portanto, construir autoridade para o seu site é fundamental, embora não seja uma tarefa fácil e muito menos de curto prazo. Por isso é preciso ter paciência, sobretudo ao dar os primeiros passos.

Se você ainda não tiver muitos parceiros que possam fazer links externos, use as redes sociais para compartilhar as notícias. Para isso esteja presente no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Google+, entre outras que sejam usadas pela sua persona.

Fazer bom uso de backlinks é muito importante para fortalecer o seu rankeamento, pois links internos e externos dão mais relevância ao seu site nos sistemas de busca.

Quanto mais links você tiver que levem o usuário a outras páginas do seu site, por mais tempo ele navegará no seu domínio. E quando links externos trazem mais visitas a você, isso aumenta a credibilidade dentro do Google.

Se quiser saber um pouco mais sobre como funcionam as práticas de backlink para crescer a sua autoridade na web, confira este artigo que escrevemos sobre o assunto!

O que achou das nossas dicas? Já se sente preparado para começar a gerar tráfego orgânico através do Google Notícias? Conte para a gente nos comentários!

 
Autor(a)

Escrito por: Ivan de Souza Jornalista, publicitário, marketeiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de heróis japoneses e pão de queijo.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!