homem usando o google trends

Google Trends: como ele pode ajudar a sua empresa?

O investimento em marketing digital tem crescido consideravelmente e, felizmente, a tendência é só aumentar!

Por isso, muitas empresas têm investido cada vez mais em formas de melhorar seu posicionamento na internet, seja nos mecanismos de busca quanto na percepção dos leitores, com a criação de conteúdos relevantes e que acrescentarão informações importantes no dia a dia dos possíveis clientes.

Com isso, aumentou também o investimento em SEO, e a busca por encontrar as tendências e palavras-chave que melhor se adequam ao seu negócio e aos interesses do cliente.

Normalmente as empresas utilizam ferramentas como o Google Keyword Planner para encontrar as melhores possibilidades para as próximas ações.

No entanto, o Google também disponibiliza uma outra ferramenta que é pouco discutida e utilizada – mas que merece mais atenção devido a todo o seu potencial: o Google Trends.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para a pesquisa de tendências entre os usuários.

Essa ferramenta permite que você identifique as pesquisas que os usuários têm feito de acordo com determinados termos.

É possível, inclusive, ver quais são as principais consultas que os usuários têm feito para responder todas as suas dúvidas – e encontrar essas consultas crescentes de acordo com cada assunto escolhido.

Além disso, a ferramenta permite que o usuário filtre os resultados com base em fatores demográficos (país e estado), período de tempo, fontes de busca (google news, google shopping, google imagens e youtube) e categoria.

Por que usar o Google Trends?

Se existem outras ferramentas no mercado, por que considerar o Google Trends como uma possibilidade? Você deve estar se perguntando.

No entanto, o Google Trends se apresenta como uma ferramenta de utilização interessante para empresas que querem trabalhar o SEO justamente por se preocupar muito com as ações do usuário, praticidade e intuitividade da plataforma, possibilidade de segmentação, etc.

Um outro motivo importante para ser considerado: vantagem competitiva.

Como dito, é uma ferramenta que possui um grande potencial mas que ainda não foi muito explorado pelas empresas.

Por que não aproveitar das funcionalidades de uma nova plataforma para fazer a diferença no mercado? Em breve, apresentaremos as melhores funcionalidades da ferramenta.

Como usar o Google Trends?

O primeiro passo para utilizar a plataforma do Google Trends é acessar o link https://www.google.com.br/trends/. Não é necessário fazer um cadastro prévio para começar a navegar e realizar pesquisas.

Na primeira tela, você encontrará as notícias mais relevantes sobre os temas que têm sido discutidos na internet – nesse momento, você pode também filtrar por região, caso precise encontrar essas notícias com uma segmentação mais demográfica do que por tema propriamente.

A caixa de busca “explorar tópicos” permite que você encontre as principais tendências do seu nicho.

Para isso, faça uma pesquisa com o assunto específico sobre o qual você quer saber e encontre os principais resultados para essa busca com base nas pesquisas dos usuários.

Após a realização da busca, você encontrará um gráfico que apresenta a evolução das pesquisas dos usuários, de acordo com o tempo, com base no termo que você procurou – nesse momento também é possível alterar o intervalo de tempo, país, fonte de busca e categoria para ter informações mais específicas e entender, além disso, o comportamento do leitor que busca sobre determinados assuntos.

Como funciona o Google Trends – Conheça suas principais funcionalidades

Para entender o bom funcionamento da plataforma – e encontrar razões suficientes para fazer uso dessa opção no dia a dia, é fundamental entender quais são os principais recursos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Google Trends:

1) A ferramenta permite que você filtre o resultado das buscas realizadas por país e estado. Isso auxilia na hora de analisar uma tendência, tendo em vista que é comum encontrarmos nichos onde elas são mais regionais que temporais, por exemplo.

2) É possível acompanhar a evolução de pesquisa dos termos e o interesse do usuário por assuntos desde 2004 até o momento atual. Isso permite que sua empresa entenda como acontece a oscilação de interesse nesse tipo de assunto com base em períodos de tempo de todos os tamanhos (nas últimas semanas, mensais, a cada dois anos, a cada cinco anos e, em casos mais específicos, a partir de 2004).

3) No caso de termos que podem ser aplicados em mais de um contexto/nicho de mercado, a ferramenta também permite a utilização do filtro para encontrar resultados com a real relação com o mercado sobre o qual você procura.

Supondo que você quer saber alguma informação sobre RPG, precisará fazer a busca em categorias específicas. No primeiro momento, se procurar pelo termo RPG na categoria de jogos, encontrará um gráfico que apresenta os resultados de busca dos usuários que estão querendo mais informações sobre o tipo de jogo RPG, encontrando palavras-chave que condizem com esse universo, como: online rpg, jogos de rpg, rpg jogos, rpg games, etc.

No entanto, se a sua pesquisa for relacionada à fisioterapia RPG, faça a busca dentro da categoria de saúde, que apresentará o gráfico com a evolução de buscas e interesse do usuário com base no assunto, além de apresentar também as palavras-chave mais trabalhadas e importantes para esse termo, como rpg postural, rpg fisioterapia, etc.

4) Pensando que as fontes de busca podem variar entre Google News, Google Shopping, Google Imagens e Youtube, os resultados encontrados também mudam – tanto pelo formato das plataformas, quanto pelo tipo de conteúdo presente em cada uma delas.

Por exemplo, se você buscar por basquete no search do Google, os resultados que aparecem serão a respeito de jogos de basquete, jogos, basquete ao vivo, etc. No Google Imagens, aparecem resultados como bolas de basquete, jogadores de basquete, dentre outros.

Quando olhamos no Youtube, por exemplo, aparecem resultados que mostram lances de basquete, jogos de basquete, vídeos de basquete, etc. Entender que cada plataforma permite uma diferenciação nos termos de busca pode auxiliar na hora de definir uma linha de atuação da empresa e abrir a visão para novas possibilidades de termos e pesquisas.

5) O Google Trends, além disso, possui um recurso muito interessante em sua plataforma: a comparação dos termos de acordo com as pesquisas do usuário.

Se a sua empresa quer entender quais são os termos mais buscados pelos usuários para criar conteúdos relevantes, esse recurso auxilia bastante.

Vamos supor que você tem uma empresa de equipamentos esportivos e quer escrever uma série de conteúdos que explorem o universo de atividades físicas, mas está na dúvida entre os termos “atividade física”, “musculação” ou “treino” na hora de criar os conteúdos – qual deles é mais buscado pelos usuários? Quais possuem maior relevância e estão recebendo mais cliques?

O Google Trends apresenta um gráfico comparativo que mostrará quais são as melhores palavras-chave nesses casos.

O que a sua empresa pode ganhar usando o Google Trends?

Agora que você já sabe que existe uma outra ferramenta disponível no mercado com funcionalidades capazes de auxiliar na sua busca por termos relevantes e bons resultados de SEO, é hora de entender quais são os benefícios da adoção dessa medida para os seus negócios.

A primeira coisa que precisamos considerar nesse momento é a praticidade e a possibilidade de encontrar novas ferramentas para trabalhar a pesquisa de palavras chave e de tendências dos usuários com base nos termos interessantes para o seu negócio – e por que não?

É gratuita! Tá ai, disponível na internet, poxa! Aproveite!

Necessário considerar também vantagem competitiva.

Por ser uma ferramenta que tem sido pouco utilizada e pouco falada até agora, as possibilidades oferecidas pelos recursos que a plataforma oferece não têm sido muito utilizadas pela concorrência.

Encontre nisso uma vantagem e faça um bom trabalho de pesquisa de palavras e tendências e invista em criar conteúdos mais assertivos para o seu usuário.

A ferramenta, por apresentar tendências de pesquisa e palavras-chave interessantes também aumentará a fonte de informação para a usa equipe de marketing com foco em SEO, deixando mais prático e fácil o mapeamento de conteúdos para o próximo mês na sua estratégia de conteúdo.

Conhecendo agora o Google Trends e todas as suas funcionalidades, é hora de colocar todo o conhecimento adquirido em prática e adicionar a plataforma no dia a dia da sua equipe de marketing.

A dica, inclusive, é sempre buscar pelas novas ferramentas que podem acrescentar na rotina da sua equipe e transformar o seu mercado – ficando sempre à frente da sua concorrência.

O Google Trends só reforça a ideia de que precisamos focar cada vez mais em pessoas e menos nos mecanismos de busca: o trabalho é conhecer cada vez mais seu público com base na sua rotina de busca e nos termos que eles procuram no dia a dia para solucionar suas dúvidas.

Está na hora de pensarmos mais nas pessoas!

Quer aprender um pouco mais sobre como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores termos para o seu usuário e ter uma boa estratégia de SEO?

Confira o nosso artigo Pesquisa de palavras-chave: aprenda o que é necessário para mandar bem no SEO e mãos à obra!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!