4 Grandes Exemplos de Marketing de Conteúdo por Pequenas Empresas 1

4 Grandes Exemplos de Marketing de Conteúdo por Pequenas Empresas

Marketing de Conteúdo não é só para marcas gigantescas como a Red Bull, Nike ou Coca-Cola. Donos de pequenos negócios estão usando o Marketing de Conteúdo cada vez mais para ajudá-los a aumentar as vendas. Hoje mostraremos como 5 Grandes Exemplos de Marketing de Conteúdo que empresas usaram para alavancar seu pequeno empreendimento (e se tornarem grandes empresas).

1. Foiled Cupcakes

Mari Luangrath começou suas vendas de cupcake online em 2009. A marca nunca teve uma loja física, aberta para a rua, e durante as 6 primeiras semanas não conseguiram vender nenhum cupcake – seu site não estava funcionando corretamente.

Foiled Cupcakes: Antes do site estar funcionando, a empresa já estava se tornando um sucesso.

Foiled Cupcakes: De 0 a 2200 seguidores, em 6 semanas.

Ao invés de abaixar a cabeça e desistir, Mari foi para o Twitter e começou a mandar diversas mensagens iniciando conversas com pessoas que faziam parte do público-alvo, que já havia sido definido. Os temas eram sempre algo que as pessoas já haviam demonstrado interesse. Essa aproximação deu resultados e as pessoas começaram a falar sobre a Foiled Cupcakes. Em menos de 6 semanas, saltou de 0 para 2.200 seguidores da empresa e chamou a atenção da mídia nacional. Somado à postagens diárias em seu blog, a Foiled Cupcakes ultrapassou sua meta de vendas em mais de 600%!
New Call-to-action

2. DollarShaveClub

Fundada em abril de 2011, pelo comediante Michael Dubin e o empresário Mark Levine, a DollarShaveClub vende lâminas de qualidade de marcas desconhecidas por um preço menor do que as grandes marcas. Seu diferencial é um excelente serviço de atendimento ao cliente, logística e envio. Eles competem com a Gillette e com a Schick.

Sem empregados e com um orçamento baixo, eles lançaram um vídeo gastando 4.500 dólares. Os resultados: 9.5 milhões de visualizações, 23.000 seguidores no Twitter e 76000 fãs no Facebook. E claro, 12000 clientes em 2 dias. Agora eles tem mais de 20 funcionários na Califórnia.

3. By Lauren Luke

Em 2007, Lauren queria aumentar sua renda, então começou a vender maquiagem no eBay. Guardou dinheiro para comprar seus primeiros produtos e enfrentou o risco. Para aumentar as vendas, Lauren produziu tutorias de como fazer o visual desejado e os postou online.

O sucesso foi tão grande que ela começou a vender mais do que grandes empresas do ramo e deu o pontapé inicial para começar sua própria empresa de maquiagens, a By Lauren Luke.

Hoje seus produtos são distribuídos por um dos mais luxuosos nomes da indústria, a Sephora.

Lauren nunca gastou um centavo em marketing tradicional.

New Call-to-action

4. Mint.com

Aaron Patzer lançou a Mint.com em 2006 como um jeito melhor de organizar suas finanças online. Ele estava competindo com bancos famosos, cheios de dinheiro. Mas ao focar em posts em seu blog, apresentações em slides, vídeos e infográficos, a Mint.com conseguiu 100.000 contas em 2007, 600.000 contas em 2008 e praticamente 2 milhões em 2009!

Três anos após ser lançada a Mint.com foi vendida por 170 milhões de dólares.

Hoje eles tem mais de 10 milhões de clientes e trabalham com valores imensos como mais de 80 bilhões de dólares em transações de crédito e débito e aproximadamente 1 trilhão em empréstimos e ações.

Bônus: John Deere

Hoje uma das líderes de mercado no em diversos segmentos de equipamento, a John Deere começou a usar Marketing de Conteúdo em 1885 com o lançamento da The Furrow Magazine. A revista visava educar fazendeiros em novas tecnologias e dar dicas de como eles poderiam ser melhores donos de negócios. Mais de 100 anos depois, a The Furrow é publicada em 14 línguas e distribuída pela Europa, Oriente Médio e Norte da África, além dos Estados Unidos e Canadá.

 

Uma pequena empresa pode usar o marketing de conteúdo para alavancar seu sucesso, como vimos nos exemplos acima. Mas manter a estratégia depois desse salto inicial é vital para que seus novos fãs continuem fiéis.

Então você está convencido que uma boa estratégia de marketing funciona? Talvez você possa ser o próximo exemplo citado aqui.

E se precisar de alguma ajuda para transformar a estratégia da sua empresa em sucesso, é só perguntar no Fórum do Marketing de Conteúdo!

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!