guerra civil do marketing

[QUIZ] Guerra Civil do Marketing: de que lado você está?

Esse é o ano dos grandes confrontos. Uma época em que o mundo está constantemente dividido em dois lados.

Capitão América contra Tony Stark, Batman V Superman (ainda bem que os filhos da mãe fizeram as pazes), biscoito vs. bolacha, entre outros confrontos, alguns não tão ideológicos como os anteriores, mas que persistem ao longo dos anos.

Absurdos como Marvetes e DCnautas (como são chamados fãs das editoras) e fãs de Messi e Cristiano Ronaldo, em confrontos ousados nas abas de comentários dos sites de esportes e entretenimento espalhados pelo Brasil e o mundo. E que acontecem enquanto as marcas e os jogadores enriquecem e os fãs (que eles nem sabem que existem) se matam para defendê-los.

O principal desses confrontos dissecamos aqui no Blog, entre BatMarketing e SuperVendas, a maior batalha de gladiadores da história do mundo dos negócios e que deu origem ao Vendarketing.

Porém, os conflitos não pararam em rivalidades entre diferentes setores das empresas. Eles podem acontecer internamente e transformar o setor que você atua em um verdadeiro campo de batalhas.

No post de hoje, vamos ver os fatores que podem fazer do setor de Marketing da sua empresa uma verdadeira Guerra Civil. Mas antes, temos um quiz para você identificar de que lado está e veremos os diferentes tipos de estratégias que cada um desses lados utiliza.

Suas ideologias são mais condizentes ao #teamcap ou ao #teamstark? Faça o quiz!

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos digam quem você é para ver os resultados !

Guerra Civil do Marketing: de que lado você está?

Agora que você já descobriu seu resultado veja os confrontos:

Cena de Capitão América: Guerra Civil - Marvel

Tráfego pago vs. Tráfego orgânico

Capitão AméricaHomem de Ferro

Tráfego pago

Quem opta pelo tráfego pago tem uma mentalidade muito semelhante à de Tony Stark, afinal, ele não gosta de ficar abaixo de ninguém. E mesmo que você ranqueie em primeiro organicamente, sempre terão dois artigos acima do seu. Tony também é um cara de resultados mais imediatos, o que é uma possibilidade muito maior quando se investe em tráfego pago.

A sua maior desvantagem é um tanto quanto óbvia: o valor do investimento é muito mais alto. Apesar de quem investir nesse tipo de tráfego ter uma mentalidade semelhante à de Tony, isso não quer dizer que a sua conta bancária também seja.

Tráfego orgânico

Já escolher a opção orgânica condiz mais com o estilo Capitão América de ser. Ele não é o líder da equipe por que votaram nele, mas ele adquiriu essa posição apresentando o seu valor. A mentalidade do tráfego orgânico é exatamente essa.

Produzir bons conteúdos que mostrem o seu valor, criar autoridade para o seu domínio e chegar ao topo pela qualidade do que você produz e pela capacidade de ajudar as personas. A desvantagem é que o processo é lento e exige muita paciência e dedicação (SEO), e uma estratégia mal feita pode resultar em um post congelado por anos em uma mesma posição.

A autoridade gerada por chegar ao topo organicamente é muito maior, é um mérito que dinheiro nenhum compra e um escudo muito mais forte contra a concorrência.

Para aprender mais sobre o assunto faça o download do ebook: “Os segredos do tráfego orgânico”.

Com Pop-up vs. Sem Pop-up

Homem FormigaHomem-Aranha

Quando você entrou em nosso blog você se deparou com uma pergunta se você tinha ou não interesse em aprender como aumentamos o tráfego orgânico desse blog em 1772% em um ano. Isso é um Pop-up.

Com Pop-up

Assim como o Homem Formiga, um Pop-up não pode ser visto até que ele salte diante dos seus olhos e assuma um tamanho que pode até cobrir a tela inteira. Scott Lang obviamente possui essa ideologia, afinal, é assim que ele atua. Os vilões estão tranquilos fazendo sua ronda de vigia noturna quando repentinamente um homem salta em frente a eles.

Esse jeito Homem Formiga de ser traz resultados bastante positivos, talvez ele seja um pouco irritante por atrapalhar o que você estava fazendo inicialmente e te pegar de surpresa, mas é inegável que os métodos de Scott ao combate ao crime de não se tornar uma lead é bem eficiente.

Sem Pop-up

Se você, mesmo sabendo que os Pop-ups podem trazer resultados incríveis para o seu blog, prefere ser um verdadeiro Amigão da Vizinhança e não ser inconveniente com os seus leitores, parabéns. Você tem uma ideologia altruísta tal qual Peter Parker.

O Homem Aranha é um dos maiores heróis da terra, mas o seu altruísmo faz com que ele não tenha dinheiro para pagar o próprio aluguel. O Aranha prefere que as suas personas se sintam confortáveis em seu blog, do que gerar resultados para ele. O herói prefere grudar as personas na sua web page de outras maneiras.

Conteúdo para SEO vs. Conteúdo para Persona

Gavião ArqueiroViúva Negra

Conteúdo para Persona

Esse tipo de estratégia permite focar a sua produção de conteúdo naquela pessoa específica que você quer alcançar. Um tráfego muito alto não importa muito, mas o importante é atingir o alvo. Ninguém melhor para isso que o Gavião Arqueiro, firme na ideologia de que uma flecha sempre atinge o seu objetivo.

Ele pode não ser o Vingador preferido de muita gente, mas ele sabe que quem ele precisa acertar, ele acerta. Conteúdos diretos, explosivos, simples, que prendem… ele sempre tem a flecha certa para cada tipo de alvo.

Conteúdo para SEO

Não importa quem você atinja, contanto que você alcance o seu objetivo final. A ideologia é voltada para encantar o maior número de pessoas possível, se adaptando e se passando pela resposta de públicos distintos. Nada melhor que uma mentalidade espiã para isso. Disfarçada em meio de conteúdos que geram o maior número de tráfego possível a mentalidade compartilhada por Natasha Romanoff é essa. Quanto mais vítimas da sua atração, melhor.

Para a Viúva Negra quanto maior o público que sua página alcança, maior a sua autoridade, maior a força do seu domínio. Não é à toa que Natasha é altamente conhecida na Rússia e nos EUA, por bandidos e mocinhos. Ainda que ela seja atraente para todos, ela pode ser fatal para o alvo certo.

Quer aprender mais sobre o assunto? Baixe agora o ebook: “SEO – O guia definitivo da Rock Content”.

Alto volume de postagem vs. Volume regular

Feiticeira EscarlateVisão

Volume regular

O raciocínio geral quando se trata da criação de textos é: quanto mais, melhor! Afinal, quanto mais conteúdo tiver um blog, mais páginas serão indexadas no seu domínio aumentando sua relevância, mais opções de leitura e o leitor terá e maior será o tráfego. Nenhuma dessas premissas é errada e para assumir uma estratégia diferente dessa, é preciso ter Visão.

A mentalidade desse super androide consiste em não focar apenas em um alto índice de produção de conteúdo, mas sim na regularidade e eficiência desses conteúdos. Visão cria conteúdos altamente assertivos e possui um calendário editorial para manter um padrão nas postagens, nunca deixando o blog desregulado, o que facilita o retorno de visitantes.
Além disso, a estratégia do Visão impede que ele sature os seus conteúdos por precisar de produzir muitos textos em pouco tempo, o que em alguns casos pode afetar a qualidade. Ou a criação saturar a joia que está no centro da estratégia e os seus textos podem fugir do tema central, ou se tornarem repetitivos.

Tradicional

Wanda Maximoff: um sobrenome de peso, uma heroína que tem autoridade e impõe respeito, com uma vastidão de poderes e possibilidades de uso incalculáveis. A Feiticeira Escarlate possui uma mentalidade diferente do Visão, com uma produção de conteúdos com altíssima frequência ela garante a força do seu domínio.

A estratégia de Wanda é extremamente positiva, afinal ela pode conquistar o público em pouquíssimo tempo, com os seus jogos mentais em uma produção com diversos tipos de conteúdo em um curto espaço de tempo. Isso rende a ela uma grande visibilidade e alcança um variado público que quer conhecer cada vez mais a seu respeito. Com essa estratégia é mais fácil alcançar resultados mais rápidos.

O risco da sua ideologia é que nem sempre os seus poderes são utilizados com qualidade e Wanda às vezes chega a temer a forma como ela utiliza o excesso de dons que ela possui. Portanto os textos só devem ser postados com frequência alta caso a qualidade não seja afetada. Além disso a Feiticeira Escarlate consegue reescrever a realidade, contando uma mesma história de formas diferentes, evitando a repetição e abordando um mesmo tema com conteúdos diferentes. A pergunta para quem assume essa estratégia é: você consegue?

Vídeo vs. Texto

Soldado InvernalPantera Negra

Grande parte das empresas investem em ambas as estratégias. Mas isso não impede os pequenos conflitos entre eles. Qual a estratégia será priorizada? Qual o tipo de conteúdo gera mais resultados para as empresas? Qual o mais acessível?

Texto

Priorizar a estratégia e os conteúdos em textos não é uma tarefa fácil, afinal você precisará de um verdadeiro braço de ferro para escrever tanto e segurar a atenção dos seus leitores. Além disso, os textos precisam ser mais frios, afinal em poucos minutos de vídeo você pode explicar um texto de muitas palavras.

Toda essa estratégia condiz com o Soldado Invernal, apesar de muito antigos e com poderes simples, os textos nunca ficam velhos. Bucky Barnes já lutou pelo exército americano, já foi um soldado da Hydra e já até assumiu o manto do Capitão América. O que isso tem a ver com textos? Simples, eles podem ser acessados a qualquer momento, em qualquer situação. Não importa se o seu 3G da TIM já está sem dados, se você está na fila de espera do médico ou no ônibus lotado, você sempre tem acesso aos textos.

Textos são mais simples e exigem menos investimentos, é mais fácil produzir um braço de ferro do que toda uma armadura de Vibranium.

Vídeo

Diretamente da nação mais desenvolvida da África e talvez do mundo, T’Challa é a favor de uma estratégia mais complexa e tecnológica para seu site. Se conteúdo é Rei, ninguém melhor para produzi-lo do que o Príncipe de Wakanda.

Ele é gênio, criativo, bilionário e tem garra. Pré-requisitos essenciais para se dar bem com uma estratégia de marketing em vídeos. Os investimentos são mais altos, é necessário criar um bom roteiro e dedicar um bom tempo para a produção e edição de cada conteúdo. Apesar disso, assim como o Uniforme do Pantera Negra, ele faz o complexo parecer simples.

Ainda que os investimentos sejam mais altos, você não precisa, necessariamente, da melhor câmera e de um estúdio completo. O importante é fazer o melhor com o que você tem e isso pode levar a grandes resultados. Uma webcam, um fundo agradável e uma ótima ideia na cabeça podem ser o suficiente para dar um salto nas suas métricas.

Os vídeos são mais didáticos e conseguem simplificar temas complexos em conteúdos de fácil compreensão para o público. Além disso é muito mais fácil você ficar completamente engajado e interessado em homem com um uniforme impenetrável de Pantera do que com um homem que tem um braço mecânico. A desvantagem, porém, é que o uniforme de T’Challa, depois de pronto, não sofre mais alterações. Já Bucky, pode ser constantemente atualizado. O mesmo ocorre com vídeos e textos.

Conteúdo curto vs. Conteúdo longo

Falcão NegroMáquina de Guerra

Conteúdo longo

Optar pela estratégia de conteúdos mais longos é um risco. Nem sempre as pessoas terão paciência para ler um post de 6 mil palavras. Mas esses conteúdos são sem dúvidas mais explicativos e completos. Se você pensa como War Machine e gosta de mostrar todo o seu arsenal em uma só armadura (ou texto), você provavelmente optará por essa estratégia.

James Rhodes gosta de exibir tudo de uma só vez, deixando a sua armadura mais completa que as do Iron Man. Ele não poupa esforços, metralhadoras, propulsores, lança mísseis, tudo que ele precisa oferecer para salvar as personas em um só lugar.

Esses textos mais completos tendem a ranquear melhor, mas claro que o tamanho não é tudo. O mais importante é a qualidade (e outros fatores como link building), de nada adianta um texto de 10 mil palavras para explicar o que é um lança míssil, por exemplo. Ficará repetitivo e cansativo. Não importa apresentar tantas armas, se na hora H elas falham.

Conteúdo curto

Diferente do War Machine, você prefere ser direto, sucinto e esclarecedor com a sua persona. Sabe que nem todo mundo vai querer analisar arma por arma a sua armadura e prefere fazer algo simples, mas igualmente eficiente. Essa é a mentalidade utilizada pelo Falcão. Ele não apresenta um grande arsenal na sua roupa, ela é mais simples, mas cumpre exatamente o papel que precisa: voar.

É por isso que muitas pessoas concordam com o Falcão, não existe muita necessidade para devaneios se você pode ser sucinto. Se você precisa voar você precisa de…? Asas! E isso funciona muito bem para ele, o que a persona precisa, ele entrega.

Porém dessa forma pode ser um pouco mais complicado assumir o primeiro lugar no Google com conteúdos mais curtos. Mesmo que você não necessite de metralhadoras para voar, nunca se sabe o que você pode precisar quando já estiver no alto. Dar todas as respostas de uma vez para a persona, pode evitar esses riscos.

De que lado você está?

Guerra Civil

Agora que você já viu os principais confrontos da Guerra Civil do Marketing e já escolheu seu lado, nos diga: suas ideologias condizem com o time do Homem de Ferro ou com o Capitão América?

Como sabemos os dois lados funcionam bem melhor quando lutam juntos, mas quando existe um conflito, você precisa escolher um lado!

A única ideologia que você deve evitar é a do Doutor Estranho, e achar que os resultados vêm em um passo de mágica!

Compartilhe o seu lado no maior confronto da história do Marketing!

Deixe também nos comentários quais outros motivos transformam a definição de estratégias da sua empresa em um verdadeiro campo de batalha.

 

 
Autor(a)

Escrito por: André Mousinho Cristão, formado em Publicidade, viciado em quase tudo de cultura Nerd e bacon. Embarcando na jornada pela exploração do Universo do Marketing Digital e em busca de se tornar um Mestre Jedi na arte da escrita.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!