guest post para agências

Guest Post: como a sua agência pode obter resultados com publicações em outros blogs

No Brasil, 90% das agências prestam serviços de Marketing Digital.

Desses, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias adotadas internamente com as maiores taxas de investimento e isso é percebido quando avaliamos tanto as agências ditas tradicionais (63%) quanto as consideradas digitais (75%), segundo a Pesquisa Panorama das Agências Digitais.

O conteúdo realmente é rei, como já dissemos por aqui. Porém, se na sua agência ele não tem esse destaque, essa é a hora de rever a sua estratégia.

Afinal, estamos sempre buscando melhorar os nossos resultados, não é mesmo?

Além disso, já aprendemos que o conteúdo é um ótimo atrativo e de nada adianta oferecer para o seus clientes e não aplicá-lo em seu próprio negócio.

Uma vez que você precisa entender o que está oferecendo e ser o principal incentivador, ou melhor ainda, um exemplo de sucesso, para que não existam dúvidas na hora de ser contratado.

Portanto, invista (e muito) no Marketing da sua agência! Uma ótima tática para isso é fazer guest posts.

Com eles a sua agência vai ganhar mais visibilidade no mercado, aumentando as suas chances de conquistar novos clientes e de ampliar a sua receita.

Nesse artigo, vamos te ensinar melhor o que são eles, qual a sua importância e como incluí-los na sua estratégia.

O que é Guest Post?

Sabe quando você está lendo um conteúdo em um blog, por exemplo, e você repara que ele foi escrito por um autor diferente dos que escrevem normalmente naquele site? Isso possivelmente é um Guest Post!

Ou seja,  

Guest Posts são publicações que são divulgadas em um domínio diferente do autor que as escreveu. Seu principal objetivo é o envio de links externos de um domínio para o outro, levando o leitor a visitar o site ou blog de quem as escreveu e gerando autoridade para a página indicada.

Um exemplo mais concreto de guest post seria: imagine se alguém de dentro da sua agência escrevesse um texto sobre gerenciamento de redes sociais — levando em conta que esse é um dos serviços oferecidos por você — e ao invés do post ser divulgado no próprio blog da agência, fosse publicado no blog de um cliente ou parceiro que atua em uma área correlata.

Quais as vantagens do Guest Post?

O guest post, como já falamos aqui, pode ajudar a sua agência a ganhar mais visibilidade no mercado, aumentando as suas chances de conquistar novos clientes e ainda aumentar a sua receita. E  as vantagens não param por aí:

Melhorar o rankeamento de suas páginas

O guest post também contém algo extremamente importante para SEO: os backlinks .

Os links externos que você inclui no seu artigo são extremamente relevantes para SEO. Esses links são o fator mais relevante de rankeamento de páginas no buscador e isso quer dizer que isso influenciará diretamente na posição de suas páginas nos motores de busca.

Essa é a principal vantagem do Guest Post: a possibilidade de receber links de sites com alta autoridade do domínio.

Para compreender um pouco mais sobre o quão relevante uma estratégia de guest posting pode ser, dê uma lida nesse artigo sobre link building.

Atingir um público novo

Quando os seus conteúdos são divulgados apenas no seu domínio, eles se tornam restritos a uma determinada audiência, ou seja a um perfil de visitantes que o seu site ou blog já atinge.

Porém, já imaginou ter a possibilidade de atrair e até mesmo conquistar um público totalmente novo?

Com o guest post isso é possível.

No exemplo do conteúdo relacionado a gerenciamento de redes sociais, ele conseguiria atingir um público distinto do que ele normalmente conseguiria se estivesse sendo divulgado apenas no blog da sua agência.

Ganhar mais autoridade

Além de atrair mais visibilidade para o seu negócio, o Guest Post ajuda a reforçar a sua autoridade sobre determinado assunto.

Afinal, você passa a ser conhecido por um outro público, ganha credibilidade e passa a se posicionar melhor no mercado sobre o assunto que você aborda em seus conteúdos.

Para isso acontecer, se seguirmos o exemplo de redes sociais, você precisa mostrar que a sua agência entende sobre o assunto. Isso significa que precisa existir mais de um conteúdo sobre esse assunto e que em todos é preciso transmitir valor para quem está lendo.

Como escolher um parceiro de Guest Post?

O primeiro passo a ser tomado é analisar quais as expertises e desafios enfrentados pela sua agência. A partir disso, você poderá decidir quem convidar para o Guest Post.

E, nesse caso, você já possui boas opções tanto com os próprios clientes, quanto com os parceiros da sua agência.

Porém, é preciso de muita atenção nesse momento, pois ele será crucial para a sua estratégia. Escolher um parceiro errado pode anular todo o trabalho feito. Para que isso não aconteça você precisa:

Entender a expertise da agência

Descubra o quais assuntos a sua equipe domina e que podem se transformar nos primeiros Guest Posts.

Reunir alguns nomes de clientes e parceiros da agência

Aproveite a sua cartela de clientes e, claro, os parceiros! Eles podem ser fundamentais para o sucesso de seu Guest Post. Lembrando-se sempre de levar em conta a persona para a qual o seu conteúdo será produzido, ela deve apresentar interesse nos assuntos que a sua agência vai abordar.

Buscar blogs e sites que falam de assuntos próximos ao segmento da agência

Outro fator que faz toda a diferença é buscar por sites e blogs que apresentem materiais com temas semelhantes aos que você escreve. E, se a semelhança quanto ao tema influencia, conhecer quem é o público daquele blog ou site mais ainda. Caso a sua agência tenha personas semelhantes, que compartilham dos mesmos problemas e objetivos, mais chances você terá de conquistá-las!

Avaliar a autoridade do domínio e da página

No caso do domínio, as principais métricas que deverão ser mensuradas para determinar a qualidade de um são Domain Authority (Autoridade de domínio) e Page Authority (Autoridade de página). Ambas as métricas variam de 0 a 100 e encontrar sites com boas notas é essencial para o sucesso do seu guest post.

Após ter encontrado os sites que possuam todas as características que listamos, a próxima etapa é identificar qual é a força e relevância desses domínios. A melhor forma de descobrir isso é utilizando algumas ferramentas de SEO como MOZ bar, SEMrush e Search Metrics.

Essas ferramentas te auxiliarão a compreender qual é a força do domínio que você está tentando obter links. Ter um link apontando para o seu site em um domínio forte significa que você irá melhorar ainda mais seu rankeamento no Google. Um domínio fraco, no entanto, pode não te ajudar tanto.

Conhecer o tráfego do site ou blog

Verificar se o domínio que irá publicá-lo possui uma audiência numerosa e engajada é um dos fatores mais importantes, pois, como já falamos aqui, queremos alcançar uma nova audiência com o Guest Post.

Entrar em contato

O próximo passo é entrar em contato com o parceiro escolhido. Caso seja um cliente da agência esse processo será mais fácil, mas se for um parceiro novo, se esforce para que esse primeiro contato seja feito da melhor maneira possível, afinal, a primeira impressão é a que fica. Para esse caso:

  • Escreva de forma personalizada;
  • Descubra para quem você vai enviar o email e tenha atenção ao tom utilizado na conversa;

Além disso, lembre-se de contar de forma clara um pouco mais sobre a sua agência e destaque as vantagens que ambos irão ter com o Guest Post.

Avaliar proposta

Na hora de escolher, leve em conta:

  • Se há limitação de tamanho;
  • Se há exigência de formato ideal para o conteúdo;
  • Se há limitação de temas;
  • A forma como a promoção do conteúdo será feita.

Existe uma hora certa para propor um Guest Post?

Não tem uma fórmula mágica para determinar esse momento. Entretanto, existem alguns indícios que alertam para boas oportunidades. Portanto, fique atento:

  • Se a página de uma empresa fizer menção à sua agência nas redes sociais;
  • Se um blog indicar você, seu produto ou seu serviço em um post;
  • Se um blog linkar para o seu domínio em um post;
  • Se um blog publicar outro guest post.

Talvez um desses momentos seja o mais conveniente para enviar a sua proposta, mas não fique sentado esperando. Aproveite as expertises da sua agência para produzir conteúdo e de sua cartela de clientes para propor Guest Posts.

Como produzir um Guest Post?

Com o tema e o parceiro definido, é a hora de colocar a mão na massa e começar a escrever. Lembre-se que você quer conquistar esse novo leitor e, para isso, o seu texto precisa ter qualidade e, novamente, transmitir valor para quem está lendo.

Para ajudar nesse processo produção vamos listar algumas etapas a serem seguidas:

Planejamento do Guest Post

Mesmo após a análise da agência e com o tema já escolhido não custa lembrar que como qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo, o Guest Post também precisa de um objetivo bem definido antes de ser produzido.

E, para chegar a isso, é necessário ter em mente que o Guest Post não é um atalho para o seu blog crescer e, muito menos uma maneira rápida de alcançar o primeiro lugar nas buscas.

Portanto, não se esqueça de planejar sua estratégia de Guest Posts. Assim, você poderá garantir uma maior visibilidade online de uma maneira previsível.

Produção de bom conteúdo

Nada de propaganda, viu?! O Guest Post não é um lugar para falar diretamente sobre os produtos ou serviços que a sua agência oferece.

Escreva conteúdos relevantes de acordo com o tema escolhido anteriormente e no formato do blog ou site, no qual, será publicado. Se por exemplo, for escolhido um blog que utilize um tom mais informal, faça isso em seu post.

Mantenha em mente que um bom conteúdo é sempre aquele que será relevante para o leitor, que vai estabelecer a autoridade e transmitir valor.

Utilização de links com moderação

Os links externos presentes no Guest Post que vão direcionar para dentro de seu blog ou site serão os principais responsáveis por levar os novos visitantes para o seu domínio.

Entretanto, tanto os links para o seu site quanto o conteúdo precisam ter qualidade e quantidade, mas nunca em uma proporção na qual uma prejudique a outra!

Inclusão de um CTA

Engajamento é um dos objetivos mais importantes para quem produz Marketing de Conteúdo. E, é possível incentivá-lo colocando uma call-to-action no final do texto, que deve variar de acordo com o assunto do conteúdo, tipo de persona e etapa da jornada de compra na qual ela se encontra.

Um bom exemplo de CTA poderia ser incentivar o visitante a clicar em um link de outro artigo do seu blog, levando para conhecer mais conteúdos e aumentando as chances de conversão, ou até mesmo o oferecimento de um e-book que esteja relacionado ao assunto do post

Como você pôde ver, parcerias podem ser criadas por meio do Guest Post e novos visitantes podem ser conquistados. Além de melhorar o posicionamento da sua página na busca orgânica do Google.

Portanto, não deixe de colocar em prática tudo o que foi falado aqui e conte para a gente nos comentários os seus resultados da sua agência com Guest Post 😉

Aproveite e descubra como outras agências estão reagindo aos serviços de Marketing Digital no nosso Relatório do Panorama das Agências Digitais no Brasil 2016!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Letícia Fonseca Estudante de PP e aprendiz de MasterChef. Apaixonada por Marketing de Conteúdo, séries, sushi e pugs.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!