Da ideia à promoção: saiba tudo o que você precisa fazer para publicar um post 2

Da ideia à promoção: saiba tudo o que você precisa fazer para publicar um post

Nós sabemos que criar um blog e publicar um post não é um processo tão simples assim. Então, fizemos esse passo a passo para você seguir e não se esquecer de nada, desde o primeiro momento de procurar uma ideia até a hora que você responder os comentários de seus leitores.

As primeiras preparações

Não fique sem ideias

Preocupado em como você vai fazer para gerar conteúdo constantemente? Comece lendo esse artigo. Não é difícil encontrar inspiração para as pautas dos seus artigos, só saber procurar um pouquinho. Leia fóruns, pesquise na Internet, converse com amigos e clientes e saia um pouco de casa.

Outra ideia interessante é pedir ajuda aos outros departamentos de sua empresa. Seus consultores de venda sempre estão em contato com seus clientes e podem te dar dicas valiosas sobre o que eles querem ler.

Monte uma lista ou uma planilha e anote tudo que você for coletando. Assim, sempre que precisar de algo novo, é só checar o arquivo e pronto!

Tenha um calendário

Sempre falamos que é muito importante publicar com frequência em seu blog (leia mais sobre isso aqui!). Então, para se programar e organizar todas as suas publicações ao longo dos meses, crie um calendário editorial.

Com ele, você poderá se planejar quais serão os temas e assuntos abordados ao longo daquela semana ou mês e ainda poderá colocar quem é o responsável pelo texto de cada um dos dias.

E para te ajudar, fizemos um modelo de calendário que você pode usar! Só baixá-lo aqui.

As famosas palavras-chave

Você deve escrever seu post pensando no que as pessoas procuram, nas palavras que elas usam para chegar na informação que você disponibilizará. Uma pesquisa por palavras-chave pode resultar em outra coisa: uma ideia para um post. Ao ver que uma palavra X ou Y está sendo muito procurada, você pode escrever um texto com esse tema e conquistar novos leitores com isso.

Começando seu post

Agora você já tem tudo planejado, pode começar a escrever seu primeiro post. Nós, aqui na Rock Content, usamos e recomendamos o WordPress como plataforma. Então, usarei ela como exemplo no passo a passo a seguir.

Temos que lembrar que o design de seu blog fará muita diferença em como seu post será apresentado no fim. Aqui no Marketing de Conteúdo, nós usamos uma imagem de destaque maior, logo abaixo do título e colocamos imagens ao longo do texto. Mas isso não é uma regra. Você pode variar de acordo com seu gosto. Só recomendamos o uso de uma imagem de destaque para chamar a atenção de seus leitores.

O Título

Esse é um dos pontos mais importantes de um post. O título será o primeiro convite para seu leitor abrir seu texto, então você precisa que ela seja cativante. Para saber como fazer um título de sucesso, leia esse artigo.

Então, vamos à parte prática.

titulo blog

O título é o heading de maior importância na página (H1). Ele será uma das primeiras coisas que o Google irá “ler” para rankear sua página. Então, é coloque a palavra-chave que seu texto irá focar no título.

titulo wordpress

No WordPress, o título será a primeira caixa a ser preenchida.

A URL

A URL é o endereço em que seu post estará disponível. Ao decidir qual será sua URL, lembre que ela deve ser descritiva mas não pode ser muito longa. Também evite códigos ou caracteres especiais.

url blog

No WordPress, a URL já virá com seu domínio. No nosso caso:

url wordpress

A segunda parte, em amarelo, que poderá ser editada.

As Imagens

Imagens são de extrema importância para seu post. Elas chamam a atenção, quebram o texto e melhoram a leitura.

exemplo de imagem

Não se esqueça de colocar o texto alternativo para o Google “ler” a imagem e relacioná-la à palavra-chave em foco.

imagem no wordpress

Para colocar uma imagem em seu texto é só clicar no botão Adicionar Mídia, destacado na Imagem e ou pegar uma imagem do seu computador ou colocar uma URL de uma imagem.

botao para imagem

A Meta Descrição

Explicando grosseiramente, Meta Descrição é aquele resumo que aparece nos mecanismo de busca, logo abaixo do título e da URL. Ela deve ser breve e explicar o que o seu texto irá apresentar chamando o leitor para clicar no link.

meta description

Sugerimos o uso de um plugin chamado WordPress SEO da Yoast. Nele você poderá editar a meta descrição sem muitos problemas. Existem diversos outros plugins que você pode usar para fazer.

meta description wordpress

Categorias e Tags

Para facilitar a navegação dentro do seu blog, você deveria colocar seus posts dentro de Categorias e definir algumas Tags para eles. Com isso, você permitirá que seus leitores achem mais artigos relacionados ao tema que ele acabou de ler.

tags e categorias

Os Calls-to-Action

Quando terminar o texto, convide seu leitor a tomar uma ação. Seja comentar, ler outro post ou baixar um material. O uso dos Calls-to-action são essenciais para isso. Eles são um dos principais modos de transformar leitores em assinantes de email marketing e leads. (Se você quer saber como transformar seu blog em uma máquina de gerar leads, não deixe de ler esse artigo.)

call to action

O Texto

Por fim, você ainda precisa de fazer algumas coisas antes de apertar o botão Publicar:

  • Existem algumas técnicas para tornar seu texto melhor de ler (ou mais escaneável). Escrevemos um texto sobre isso e você pode lê-lo aqui. Não deixe de usar essas dicas.

  • Revise seu texto em busca de erros ortográficos e gramaticais. Um texto cheio de erros diminui a credibilidade deste e irá atrapalhar seu relacionamento com seus leitores.

Agora é publicar o texto e partir pro próximo passo!

Os últimos passos

Agora que você está com seu texto publicado em seu blog, você ainda precisa fazer algumas coisinhas.

A divulgação em redes sociais

Não basta esperar que as pessoas simplesmente venham até seu conteúdo, você precisa levá-lo aos olhos deles! Então, divulgue em todas as redes sociais, como Facebook, Twitter e Linkedin. Leia este guia de publicação em redes sociais e faça com que mais leitores acessem seu blog!

publicação em facebook

Então, não se esqueça:

  • Divulgue para grupos e comunidades. Você conseguirá divulgar seu conteúdo para pessoas interessadas no assunto que você estiver escrevendo sobre.
  • Faça links de artigos antigos para o novo post. A construção de links internos é essencial para conquistar melhores posições nos mecanismos de busca e auxiliar seus leitores a navegar pelos seus textos.
  • Envie o artigo por email para influenciadores e amigos que se interessam pelo assunto. Mostrar seu conteúdo para pessoas que podem te ajudar a divulgá-lo irá ajudar (muito!) a conquistar uma nova audiência.
  • Dê um grito no escritório e peça que as pessoas compartilhem. Pedir ajuda para os colegas nunca é demais! Assim você também alcançará mais pessoas com seu artigo.
  • Promova o artigo na sua newsletter para gerar ainda mais engajamento. Muitas pessoas prestarão mais atenção no que vier em seu email do que em uma página de uma rede social. Então, não deixe de publicar seus artigos em sua newsletter.
  • Se o artigo menciona outros blogs/sites, não deixe de mencioná-los nas redes sociais na hora da publicação. Isso gera mais compartilhamentos e você alcança outras bases de usuários complementares a sua.

Acompanhe comentários e faça as métricas

Sempre leia os comentários que forem feitos em seus posts. É muito comum ficarem algumas dúvidas e seus leitores irão confiar cada vez mais em você se você solucioná-las, respondendo eventuais comentários em seu blog. Além disso, você pode encontrar idéias para novos posts e receber elogios!

Além disso, não deixe de olhar suas métricas (nós usamos o Google Analytics para isso) e sempre adaptar suas estratégias de escrita e publicação, para melhorar cada vez mais.

Resumimos esse passo a passo em uma checklist para você baixar e usar sempre que for publicar um post! Só clicar no link ai embaixo!

baixeagora

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!