As habilidades de marketing digital com mais demanda no mercado

As habilidades de marketing digital com mais demanda no mercado

O marketing digital tem mudado rapidamente, e, atualmente, os departamentos de marketing estão drasticamente diferentes do que foram há algum tempo. Com o surgimento de novos papéis, a demanda por profissionais de marketing digital com diversas e diferentes habilidades cresce. A capacidade de análise de dados de plataformas e humanização de marcas são apenas dois exemplos do que têm mudado no papel setor. Veja agora quais são as habilidades de Marketing Digital com mais demanda em 2015:

1. Especialista em SEO e Inbound Marketing

O popular SEO há muito não serve apenas para fazer um seu site ser mais bem encontrado, há mais critérios surgindo. E como os algoritmos de busca amadurecem a cada dia, as empresas precisam estar conscientes da importância da implementação de soluções de SEO. E é nessa história que entra o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Cada vez mais essas áreas se fundem. Isso é por causa da rápida evolução das mesmas. Portanto, uma das habilidades com mais demandas esse ano será a especialidade em SEO/Inbound.

2. Analista digital

O analista digital precisa ter a habilidade de instalar, gerenciar e elucidar os resultados de dados analíticos. A busca pela otimização de conteúdo (SEO) e análise de mídia social fazem parte do repertório. As empresas necessitam de dados quantitativos para mostrarem o crescimento semanal e mensal nas mídias sociais. O bom é que hoje em dia a maioria das plataformas de mídia social dispõem de mecanismos de análise que facilitam o cálculo e engajamento social da marca no canal. O Google Analytics também é uma ferramenta muito utilizada para calcular a interação dos usuários com o produto ou serviço de uma marca em cada plataforma.

New Call-to-action

3. Executivo de PPC

A demanda por profissionais que dominem as técnicas de Pay Per Click (PPC) estará em alta. Muitas empresas começaram a perceber o papel importante que o PPC representa para o marketing digital. Ele, de fato, é imprescindível por levar tráfego para os sites. A função do executivo de PPC é de certa forma simples, pelo menos na teoria: tentar conseguir que o site da empresa tenha o maior posicionamento possível no ranking do Google.

Por conta disso, ele precisa driblar os altos orçamentos postos em jogo quando o assunto é Link Patrocinado. Muitas marcas estão lutando pela posição número um nas buscas, por isso o executivo de PPC está nessa lista. Bom domínio em matemática, facilidades com estratégia e pleno conhecimento em Google Adwords e Google Analytics são práticas absolutamente essenciais nessa demanda.

4. Programação básica

Dominar a programação básica se torna um ótimo trunfo dentro das equipes de marketing digital. Tem sido cada vez mais essencial compreender os sistemas (HTML e CSS) de páginas das plataformas. Entra na demanda a programação de imagens, áudios e vídeos e tudo o que pode ser incluído em blogs e sites, bem como a popular formatação de texto, acrescento de tabelas e a atribuição de cabeçalhos. Sem contar a mudança de fontes e cores, a fim de garantir o design e elevar a personalidade da marca.

Nessa área também entram coisas relativas ao SEO, como a escrita de cabeçalhos e títulos compatíveis aos motores de busca, descrições e meta descrições, tags de título, etc. Essas habilidades também são úteis na hora de personalizar os modelos de newsletters a serem enviadas para os membros de listas de e-mail.

5. Gestores/Profissionais de Conteúdo

No primeiro tópico falamos da importância do conteúdo para o SEO atual. Isso porque a cada nova atualização dos algoritmos dá-se total importância ao marketing de conteúdo. Então, a demanda por profissionais qualificados nessa área é uma das maiores para esse ano. As marcas têm percebido o valor de fornecer conteúdo relevante e valioso para seus clientes. A produção de alto conteúdo vai ao encontro de elementos essenciais do marketing digital, como o e-mail marketing, ações de mídias sociais e estratégias de SEO.

Apesar de toda essa importância, muitas empresas estão tendo dificuldades em encontrar bons produtores de conteúdo, profissionais que tenham profundo conhecimento em marketing digital e inbound marketing. Portanto, se você é um redator/escritor e está interessado em tornar-se um especialista em conteúdo digital, terá que gastar bastante tempo aprendendo e praticando esses fundamentos. Além do mais, terá que mostrar sua capacidade de criar e aplicar estratégias de marketing eficazes para a geração de leads e aumento do engajamento e fidelidade da marca.

6. Design/Marketing Visual

O marketing visual tem forte presença junto às necessidades e desejos de consumidores. Nas mídias sociais essa habilidade se destaca principalmente em meio a desordem de imagens. Estudos comprovam que o cérebro processa as informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que leva para decodificar um texto. Isso entra como solução ao fato de as marcas terem pouco tempo e espaço para captarem a atenção dos usuários.

A incorporação de imagens e conteúdos multimídia em plataformas (sejam elas de sites, blogs ou mídias sociais) aumenta exponencialmente o envolvimento do consumidor com as empresas, aumentando as chances de compra. Portanto, profissionais com habilidades em marketing visual/design aumentam consideravelmente as chances engajamento dos consumidores. Adicione esta habilidade à sua equipe de marketing digital porque a demanda de consumidores ávidos por conteúdos visualmente atrativos irá aumentar!

New Call-to-action

7. Multi linguagem

A Internet permite que nos tornemos mais conectados ao resto do mundo.  Por conta disso, as barreiras internacionais diminuem diariamente. Atualmente, o profissional de marketing que é multilíngue torna mais fácil o acesso aos públicos de diferentes idiomas, podendo expandir sua marca de forma única. O inglês, língua mais falada no mundo, é quase que obrigatório aos profissionais de marketing digital.  Portanto, ter uma equipe de marketing multilíngue irá proporcionar um melhor relacionamento com seus consumidores. Não se limite apenas a uma língua, eleve seus resultados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as principais habilidades que um profissional de Marketing Digital precisa ter, não perca tempo e comece a estudar!