RD Summit: 4ª Painel: Inbound Sales 1

30 ideias para revolucionar o seu marketing de conteúdo

Vou ser bem honesto com vocês. Sou péssimo em pensar listas. E sei que essa é uma das melhores maneiras para engajar e apresentar dicas e informações úteis para nossos leitores. Então, vou ser bem direto. Nesse post, vocês verão 30 ideias sobre marketing de conteúdo que provavelmente revolucionarão o seu negócio. Confie, o impacto será visível assim que você começar a adotá-las!

Vamos à lista:

  1. Encontre um parceiro para lançar um projeto de marketing de conteúdo junto com sua empresa – um ebook, um webinar ou até mesmo um evento. E se quiser saber mais sobre co-marketing e suas vantagens, só dar uma lida nesse artigo aqui.

  2. Comece a produzir mais conteúdo. Quanto mais informações você oferecer para seus leitores, mais eles voltarão. Mas lembre-se sempre de manter a qualidade dos seus artigos!

  3. Aproveite seu time e insira-os no seu plano de conteúdo. Faça eles escreverem artigos contando algo novo sobre o trabalho, sobre a indústria ou sobre sua área de atuação.

  4. Defina quem é seu público-alvo e comece a produzir material MUITO focado nele. Mesmo que esse material não faça sentido para outros públicos.

  5. Aprenda a usar o Scribd e o Slideshare, entenda como eles serão uma boa ferramenta para sua estratégia de conteúdo e insira-os nela.

  6. Busque por diversos tópicos dentro da sua área de atuação e escreva sobre eles, de uma forma nunca feita antes.

  7. Tenha certeza que todo o conteúdo produzido por você tenha pelo menos um call-to-action.

  8. Comece uma inciativa de conteúdo diferente esse ano. Não produz vídeos, ebooks, podcast? As oportunidades são inúmeras.

  9. Comece a trabalhar em um livro para seu negócio. Sim, um livro real, impresso. (Se quiser saber o motivo, me pergunte.)

  10. Atualize sua lista de pessoas importantes nas redes sociais até o fim do ano. Claro que você sabe quem são as pessoas importantes da sua área de atuação.

  11. Leia muito conteúdo de referência e monte uma lista com todos eles.

  12. Repasse a lista do item 11 para todo o seu time.

  13. Peça para funcionários de outros departamentos para te darem ideias e pensamentos sobre o seu conteúdo.

  14. Desenvolva suas personas imediatamente. Quer uma ajuda? Baixe nosso guia.

  15. Sente junto de cada pessoa do seu departamento comercial e pergunte todas as informações que eles sabem sobre seus clientes e prospectos.

  16. Desenvolva uma lista com as 50 perguntas mais comuns feitas pela sua base de consumidores e leads.

  17. Comece a usar imagens em todas suas peças de conteúdo.

  18. Realize uma iniciativa de marketing tradicional que pode ser potencializada com marketing de conteúdo.

  19. Tenha um plano de métricas de sua estratégia de marketing de conteúdo. Esse plano deve conter todas as métricas a serem seguidas, os objetivos a serem atingidos e o cálculo de todo o investimento sendo feito. Para uma ajudinha, olhe esse ebook.

  20. Pare de fazer press releases. Comece a pensá-los como histórias engajantes. Será muito melhor.

  21. Faça uma pesquisa sobre o que é importante para seus clientes. Sim, uma pesquisa de satisfação.

  22. Use imagens na divulgação de seus posts em todas as redes sociais..

  23. Faça um levantamento de todo o conteúdo que você já produziu e determine quais posts são adaptados para cada etapa do funil de vendas. (Se você não sabe o que é o funil de vendas, só ver esse vídeo.)

  24. Organize seu departamento de marketing. Existem milhares de aplicativos que podem te ajudar. Dinheiro não é desculpa, só ver esse ebook como prova..

  25. Tenha certeza que seu conteúdo é fácil de ler em dispositivos móveis. Ou seja, tenha um design responsivo.

  26. Tenha um calendário editorial.

  27. Faça um webinar para mostrar para seus clientes como a sua área de atuação está evoluindo e mudando. Não fale de seus produtos e serviços, por favor.

  28. Crie um material completamente inesperado. Teste e veja o que acontece.

  29. Vá a um evento de sua área e cubra-o. Faça vídeos, entrevistas e artigos para seu blog.

  30. Não importa o que você fizer, tente ser diferente de todos os seus competidores. Busque por algo novo no seu conteúdo, algo que seus consumidores irão te reconhecer.

Bônus: Aprenda o que é curadoria de conteúdo e comece a fazer agora mesmo.

E então, gostou das ideias? Irá aplicá-las? Não deixem de contar seus resultados e se tiver alguma dúvida, só deixar nos comentários!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!