Os 8 melhores tipos de imagens para impactar seus leitores

Os 8 melhores tipos de imagens para impactar seus leitores

Ter um blog e gerar suas redes sociais são tarefas que sempre demandam atenção de sua parte. Afinal, como conseguir sempre mais engajamento com seus seguidores e leitores?

A resposta é simples: use imagens. As imagens são recursos visuais interessantes e bastante utilizados nos dias atuais, já que também são importantes meios de comunicação. Diferente da escrita, onde o observador necessita uma concentração e foco maior para a obtenção de conhecimento, a imagem gera uma resposta rápida para a interpretação do seu conteúdo. Somos seres bastante visuais pois temos enorme facilidade de entender e assimilar informações por meio da visão.

Sabendo disso, fica claro o poder da junção da imagem e da escrita como recurso didático. Desde crianças, preferimos a leitura de textos que são acompanhados de figuras e desenhos, pois dessa forma tudo se torna mais agradável e interessante. Quer mais exemplos? Separamos 8 tipos de imagens que ajudarão a tornar o seu conteúdo mais impactante para os leitores do seu blog. Confira!

1. Bancos de imagens

São muitas as opções disponíveis nos bancos de imagens, basta você saber quais utilizá-las para melhor contribuir com o seu conteúdo. Se escolher uma imagem forte ou chamativa como introdução do seu conteúdo, por exemplo, você fará com que o leitor fique curioso acerca do assunto e se prenda ao texto. Claro que a imagem deve fazer jus ao tema abordado, caso contrário, você estará enganando o leitor, que poderá perder o interesse em prosseguir.

Confira aqui os 48 melhores bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer!

2. Screenshots

Este recurso é muito simples mas também pode ser super interativo. Ao invés de fazer um relato de algo para seus leitores, você mostra para ele na forma de uma screenshot. Isso mesmo! Digamos que recebeu uma mensagem interessante e deseja que os outros saibam; mas você não quer descrevê-la com suas palavras, e sim, ser fiel ao que ela realmente contém. Qual a melhor e mais rápida forma de fazer isso? Capturar a imagem da mensagem que está na tela e disponibilizá-la para que seus leitores vejam. Fácil, não?

 Este tipo de imagem (quando contém todas as informações necessárias ao entendimento do leitor) podem substituir um texto inteiro. Pode ser o schreenshot de uma lista, um folder, um e-mail, etc. O fato desse tipo de imagem conter boa parte da descrição que você quer passar dispensa muita pate escrita, mas, ao mesmo tempo, torna necessária a utilização de recursos mais atrativos na chamada que intitula a imagem. Para esclarecer, você pode utilizar uma fonte grande e com cores chamativas. Abuse dos recursos visuais no título da foto e deixe que ela por si só termine o restante.

3. Tabelas e gráficos

Sabemos desde os tempos de escola que a utilização de gráficos e tabelas facilitam a junção de uma grande quantidade de dados e estatísticas em uma só imagem, facilitando assim a compreensão de conteúdos que dificilmente seriam aprendidos de forma escrita. Este recurso é valioso, já que absorvemos bem melhor informações visuais do que através da leitura. Lembre-se de utilizar variadas cores para diferenciar os itens contidos na tabela ou gráfico, assim você facilita o entendimento do leitor.

4. Fotos pessoais

Textos narrativos sem imagens abrem caminho para a imaginação do leitor, e isto é ótimo no caso de contos e fantasias. Mas, no acompanhamento de uma vida real, um leitor espera conhecer uma pouco mais do mundo do autor através de suas fotos pessoais. Este tipo de imagem pode auxiliar muito na conexão do leitor com a sua história ou relato, já que se apresenta como algo mais próximo da realidade.

 É claro que, se a história é sobre você, sua vida ou seu trabalho, a foto deve ser sua! Saiba que, nesse caso, a qualidade da imagem não precisa ser das melhores, o importante é o conteúdo ser de fácil visualização. Dependendo do assunto relatado, o acompanhamento de uma foto comum de celular pode até aumentar a proximidade com seu público pela sua simplicidade.

5. Imagens de filmes e séries

Outro recurso para criar conexão fácil com seu público é a utilização de imagens de filmes ou series, já que muita gente se identifica com pelo menos um desses programas durante a vida. A utilização deste tipo de imagem chama a atenção do leitor quase que instantaneamente, e melhor ainda se você encontrar a foto de um personagem fazendo algo que está descrito no seu texto. Ponto maior para quem utiliza imagens de series e filmes famosos ou atuais, já que atingirão a maioria do público leitor.

6. Infográficos

Como o próprio nome diz, são gráficos ou imagens que têm como objetivo transmitir informações. Diferente dos gráficos comuns, os infográficos permitem a utilização de itens mais didáticos, como desenhos, mapas e símbolos (setas, pontos, estrelas) para representar um conteúdo. Utilizando este recurso para explicar assuntos que seriam muito complicados através da escrita, você atrai o leitor sem muito esforço, já que irá facilitar a compreensão da informação dada e tornará a leitura muito mais agradável.

7. Imagens customizadas

Pode chegar o dia em que você não encontrará sequer uma imagem que represente o assunto a ser passado para seus leitores. Mas calma, se você possui a ideia ou ilustração na cabeça, pode facilmente passá-la para o papel ou computador, utilizando recursos manuais ou digitais para isso. Não sabe fazer? Encontre alguém ou um artista que faça para você! Mas se não quiser pagar por isso, ainda é tempo de aprender. São muitas as opções de softwares para desenho disponíveis por aí. Só procurar!

8. Charges e tirinhas

Quem não gosta de um pouco de humor? E humor ilustrado, então? Lembra um pouco da infância, não é mesmo? As tirinhas ou histórias em quadrinhos são ótimas para criar conexão com o leitor por três motivos: primeiro que, como já dissemos acima, são imagens, e imagens são chamativas por si só. Segundo, porque são engraçadas. Por último e não menos importante, porque são de fácil entendimento.

Dependendo do tema abordado no seu conteúdo você pode até criar personagens e histórias únicas, criando assim uma identidade com seu público, que retornará ao seu blog ou site para acompanhar as histórias que contou através das tirinhas.

Agora você já sabe: incorporar imagens ao seu conteúdo só faz com que ele se torne mais atrativo e agradável ao público leitor. Para saber o tamanho ideal de imagens para cada rede social, clique aqui! Aproveite estes recursos e comece a utilizá-los em seus sites e blogs. Você não tem nada a perder, e os seus leitores agradecem.

E aí, quais destas imagens você utiliza? Acompanhe o nosso blog e conheça mais sobre o mundo digital!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!