imagens para postar no facebookFacebook, hoje, é a rede social mais popular no Brasil e no mundo, e já conta com uma infinidade de formatos aceitos para suas postagens.

">

Imagens para postar no Facebook: acerte na comunicação da sua empresa!

Precisa de imagens para postar no Facebook da sua empresa? Descubra aqui o que publicar!

O Facebook, hoje, é a rede social mais popular no Brasil e no mundo, e já conta com uma infinidade de formatos aceitos para suas postagens.

Um bom social media precisa saber articular textos, imagens, vídeos, gifs, enquetes, emojis, links incorporados e tudo mais que a rede for abrindo de possibilidade de geração de conteúdo.

E, se realmente quisermos que o leitor retenha a informação passada, uma imagem é mais do que fundamental nesse processo. Não só isso, usuários tendem a engajar 2.3x mais em um conteúdo com imagem do que aqueles com apenas textos.

Mais do que apenas pegar uma figura de bancos gratuitos, saber articular elementos visuais com significado é algo fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de conteúdo hoje em dia.

Mas, por onde começar? E como acertar na formatação e escolha da imagem?

No texto de hoje separamos uma série de informações para ajudar na hora de utilizar recursos visuais no seu Facebook. Fique atento e anote as principais dicas!

Como acertar na imagem e qual o formato ideal para o Facebook?

Se você já tem uma página ou perfil na rede, já sabe como as imagens são importantes na apresentação de um negócio online. Por isso, é mais do que necessário que você esteja atento às principais formatações aceitas e, claro, às nossas dicas de como tirar o melhor proveito dessa funcionalidade do Facebook.

imagens para postar no facebook

A seguir, separamos os principais usos de imagem no Facebook para você conferir:

Imagem de Capa

A imagem de capa, como o próprio nome indica, é aquela imagem retangular que fica na parte superior de sua página. Juntamente do avatar, essa é a primeira coisa que qualquer visitante repara ao entrar no seu link, portanto, precisa ser muito bem avaliada antes de ir para o ar.

O formato ideal para a imagem de capa deve ser 828 x 315 pixels. Aproveite dessas dimensões para criar algo divertido e informativo para seu público.

Na capa você pode colocar os dados de contato de seu negócio, passar algum comunicado temporário, avisar sobre promoções, interagir com a imagem de perfil, indicar CTAs etc. O importante é sempre buscar algo criativo e que dialogue com seu negócio.

Logo abaixo você encontra três diferentes exemplos de capas criativas para você se inspirar:

imagens para postar no facebook

imagens para postar no facebook

imagens para postar no facebook

Imagem de perfil

A imagem de perfil, ou avatar, é aquele pequeno quadrado em que as pessoas costumam colocar uma foto do próprio rosto. Sua função principal é a de identificação da página ou perfil e, junto de seu nome, funcionará como uma assinatura para comentários ou interações realizadas fora de seu perfil.

Na hora de montar uma página para seu negócio, preste bastante atenção na hora de escolher seu avatar. O ideal é que ele tenha a proporção de 180 x 180 pixels, mas você também pode utilizar imagens que tenham valores equivalentes, como 360 x 360 ou 900 x 900, por exemplo.

O mais importante é que a imagem seja legível e, claro, traduza bem o tipo de conteúdo que virá na sua página.

Uma dica que muitas empresas seguem é a de colocar o logotipo do negócio no lugar da imagem de perfil. Enquanto essa pode sim parecer a melhor opção, é bom estar atento para que a imagem continue identificável mesmo quando reduzida para 36 x 36 (tamanho padrão para comentários).

Aqui vão algumas dicas para você considerar na hora de decidir sua imagem de perfil:

  • Opte por imagens que tenham uma cor dominante. Assim fica muito mais fácil identificar o seu usuário em grupos e comentários;
  • Esteja atento para a identidade visual do seu negócio. É fundamental que ela seja respeitada mesmo na escolha do avatar, já que esse também é um elemento de identificação de sua marca;
  • Considere utilizar o logotipo de sua empresa e, caso ele não caiba na imagem, opte por um formato simplificado já previsto em seu manual de identidade visual;
  • Brinque com sua foto! Algumas empresas costumam trocar o avatar em épocas temáticas como o outubro rosa, Natal etc., valorizando cores e símbolos sem perder a identificação de sua marca. Essa é uma boa maneira de interagir com o público e demonstrar o posicionamento do seu negócio.

Postagem na página

O mais importante na hora de compartilhar imagens em sua timeline deve ser, acima de tudo, o cuidado com a preservação da identidade visual do seu negócio.

O tom, as cores, as fontes utilizadas e toda a iconografia da imagem precisa estar alinhada com sua empresa, facilitando a rápida identificação do seu conteúdo como sendo de sua autoria.

São infinitos os usos para imagens no Facebook. Você pode usá-las para contar histórias, demonstrar produtos, chamar para algum link, conversar com o usuário, tratar de CTAs do seu negócio, demonstrar dados e pesquisas e mais uma variedade imensurável de opções.

O formato recomendado é de 1200 x 630 pixels, mas é bom que você saiba que a largura máxima para exibição na linha do tempo (sem que a imagem esteja selecionada) é de 504 pixels.

Considere o público e, claro, o objetivo da imagem na hora de fazer qualquer postagem.

Quer mais algumas dicas? Aqui vão três pontos que devem ser lembrados antes de postar qualquer imagem na sua página:

  • Confira sempre se você possui os direitos de uso da imagem selecionada. Opte por algo produzido internamente caso você não tenha certeza na hora de postar.
  • Cuidado para a dupla interpretação! Opte por imagens claras e mostre para mais de uma pessoa antes de postar. Esse tipo de erro pode trazer uma série de consequências irreversíveis para sua empresa.
  • Atente-se para a resolução da imagem. Fotos esticadas ou muito pixeladas prejudicam a experiência de consumo dos seus visitantes.

Upload de vídeos

Com a possibilidade de adicionar vídeos diretamente em sua linha do tempo, em lugar de utilizar um intermediário como o Vimeo ou Youtube, você expande ainda mais suas possibilidades de publicação e interação com sua persona.

O tamanho mínimo, e também recomendado, para seus vídeos, é de 504 x 283 pixels. Tente não colocar arquivos muito grandes e atente-se para a qualidade da imagem.

O ideal é que você encontre o meio termo entre um arquivo leve e de boa qualidade, de modo que os usuários do Facebook possam assisti-lo mesmo usando o 3G, por exemplo.

Vídeos longos demais também não costumam chamar a atenção, portanto, realize testes e cheque diretamente com o seu público sobre o formato e duração que mais lhe atende.

Lembre-se de que as regras de direitos de uso também se aplicam a todo o material utilizado em sua produção audiovisual. Imagens, músicas e efeitos precisam estar licenciados antes de irem para o seu conteúdo.

Lembre-se de adequar o tom, cores e fontes também à sua identidade visual. Os vídeos postados e imagens criadas para seu Facebook precisam conversar dentro de sua fan page.

Onde encontrar imagens para postar no Facebook?

Agora que você já sabe COMO formatar suas imagens para postar no Facebook, que tal descobrir ONDE encontrá-las?

Muita gente chega nas redes sociais acreditando que, para encontrar a imagem ideal, é só jogar no Google Imagens e salvar o primeiro resultado.

Não.

Além de ineficaz, esse tipo de ação pode configurar crime virtual e colocar todo o seu negócio a perder.

Antes de usar QUALQUER imagem na internet é preciso que você tenha certeza de que o seu autor permite a reprodução, uso ou edição da imagem. Caso contrário, será preciso que você adquira esses direitos entrando em contato com o proprietário do conteúdo e negocie com ele a melhor forma de incorporar a imagem escolhida aos seus negócios.

A melhor opção para quem está inseguro quanto a isso é buscar um banco de imagens ou você mesmo produzir suas fotos, desenhos ou montagens.

Produzir internamente, apesar de garantir exclusividade em todas as suas postagens, demanda tempo e uma equipe interna própria para isso – coisa que muito negócio não pode dispor imediatamente.

Para esses casos, o bando de imagens (pago ou gratuito) é sua melhor saída. Alguns dos mais populares incluem:

  • Picjumbo: Criado em 2013, é recheado de fotografias bem tiradas e, o melhor de tudo, gratuitas. Possui a alternativa de assinatura de um pacote premium.
  • Getty Images: Funcionando desde 1995, a Getty Images é uma das alternativas pagas mais populares da internet. Seu forte são as fotografias e opções variadíssimas, e hoje já conta com uma versão brasileira.
  • Free Pik: Mais uma opção gratuita. O forte do Free Pik são as imagens vetorizadas e decorações para fotografias. Para começar a usar essa alternativa você precisará apenas de um rápido cadastro usando sua conta do Facebook.
  • Shutterstock: Outra opção paga, o Shutterstock também é bastante popular no mundo virtual, contando com um acerto de mais de 100 milhões de fotos, imagens vetorizadas, ilustrações, vídeos e muito mais.

Avalie suas opções e lembre-se sempre de enquadrar as imagens escolhidas com a identidade visual do seu negócio. Se possível, lembre-se de que manter o padrão de cores, formas e estilos em suas imagens ajuda também na criação de um padrão de reconhecimento de sua marca no mundo virtual.

Produzindo conteúdo internamente

Mas, e se você quiser produzir suas peças gráficas internamente?

Considere o que cabe melhor para sua marca: ilustradores, imagens vetorizadas ou fotografias? Claro que essas não são as únicas opções, mas você precisa começar de algum lugar, não é mesmo?

Escolha algo que tenha a cara de seu negócio, mas não se deixe limitar pelo que você já viu outras empresas fazerem: ousar é a chave para um conteúdo autêntico de verdade e, a longo prazo, ajuda na diferenciação de sua marca no mercado.

Mas, quais programas são os mais indicados? E qual a maneira mais fácil e rápida de começar a postar suas produções visuais?

O Pacote Adobe (incluindo Photoshop, Illustrator etc.) é, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas mais indicadas para a edição de imagens, mas o preço do software pode acabar assustando.

Para esses casos, o GIMP, Pixlr e Fotor podem ser boas alternativas ou, pelo menos, “quebra galhos” até que você consiga um software pago para sua empresa.

Caso prefira, o Canva também é uma alternativa bastante popular nos dias de hoje.

Essa plataforma freemium (gratuita, com algumas compras internas) permite que você crie designs elaborados com muita facilidade, uma vez que já traz templates de produtos, imagens de sua galeria, fontes e cores prontas para uso.

De exemplo, duas imagens criadas 100% com o Canva:

imagens para postar no facebook

imagens para postar no facebook

No Canva você também tem a opção de usar fotos e ilustrações importadas de autores online pelo preço único de um dólar!

Essa é uma alternativa muito barata e fácil de usar, além de trazer um resultado polido e bastante particular para seu negócio.

Além do Canva, você também pode testar suas habilidades como designer no Stencil e também o Desygner, ambos gratuitos e online.

Claro que, para ter sua identidade visual bem elaborada, logo e website, o ideal é que você tenha um profissional especializado nesse tipo de trabalho. Mas, para soluções dinâmicas e imediatas, esses softwares e plataformas podem ajudar bastante no seu dia a dia na empresa!

6 Dicas para trabalhar com imagens

Por fim, listamos aqui algumas dicas para quem quer trabalhar com imagens no Facebook. Confira agora nossas 6 dicas de hoje:

  • Certifique-se de que toda postagem tenha algum apelo visual. Seja em vídeos, links incorporados ou apenas texto. O uso de imagem nas redes sociais é algo fundamental;
  • Faça testes contínuos para saber quais tipos de imagem são mais valorizadas por seu público. Eles preferem cores quentes ou frias? Fotografias ou ilustrações?
  • Varie nas imagens e tente não repeti-las para diferentes propósitos;
  • Seja criativo! Experimente efeitos em suas imagens, faça colagens, tente texturas diferentes e pense fora da caixa. Quanto mais original, melhor;
  • Convide seus leitores a contribuírem também com suas artes e fotografias. Assim você terá material para utilizar e, de quebra, ainda divulga o trabalho de algum fã;
  • Dê mais sentido às suas imagens e não as limite a ilustrações para seus textos. Com um pouco de criatividade é possível fazer infográficos, tabelas e exposição de dados com imagens interessantes e bem planejadas!

Curtiu? Encontrar imagens para postar no Facebook pode parecer tarefa complicada, mas sabendo exatamente onde procurar e, mais do que isso, como aproveitá-la ao máximo, só trará bons resultados para seu negócio.

Aproveite que ainda estamos no assunto e corra para descobrir quais os tipos de imagem que, quando não planejadas, podem acabar com o seu blog!

Até a próxima!

  • Inês Viana

    Muito obrigada pelas ótimas dicas! Mencionaram sites que desconhecia e que serão de muita utilidade para mim!