Porque “Indicação” não é a melhor forma de conseguir clientes

Porque “Indicação” não é a melhor forma de conseguir clientes

Se você quer vender mais e fazer a empresa crescer, definitivamente não pode contar apenas com os clientes que vem por indicação.

É um fato que as pessoas que vem por indicação tem uma chance maior de virarem clientes. Isso porque quem te indicou já fez uma boa parte da venda para você. Ele fala como sua empresa trabalha e mostra a excelente experiência que ele teve. Inclusive é por isso que é muito recomendado investir bastante em um ótimo atendimento.

Agora, só depender dessa indicação para ter os clientes do próximo mês não é uma boa estratégia.

Os 3 grandes problemas da indicação

Empresas que dependem de indicação para sobreviver e crescer tendem a se estagnar ou até fracassar. Isso acontece por 3 principais motivos:

  • Não é possível prever crescimento – como seu crescimento depende exclusivamente  de outras pessoas, você não consegue saber nem estimar quantas indicações terá no mês seguinte.

  • Não é possível estabelecer metas de crescimento – como você não consegue atuar diretamente sobre as indicações, as metas de crescimento serão meros palpites.

  • Fica mais difícil fazer investimentos – como não é possível prever o mês seguinte, é sempre necessário prevenir e guardar dinheiro para uma emergência. Nessa situação, fica difícil investir de forma mais ousada.

O que fazer então?

A única maneira de não depender das indicações é vender de forma mais ativa. E para isso é necessário investir tempo e/ou dinheiro em trazer mais contatos e potenciais clientes para você. Há várias formas de fazer isso, mas duas delas são bem eficientes:

  • Criação de conteúdo – A primeira é criação de conteúdo. A médio prazo esta é uma das formas mais baratas de se atrair potenciais clientes e com resultados mais sustentáveis.

Você pode fazer isso através da criação de um blog ou de materiais mais elaborados como ebooks, minicursos, vídeos, etc.

O objetivo principal é dar informações úteis para seus potenciais clientes. Dessa forma você cria uma base de possíveis clientes para entrar em contato e até é encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca.

Um exemplo: se você é fotógrafo de casamentos, você pode criar um pequeno ebook gratuito dando dicas para escolher um fotógrafo profissional e mostrando alguns exemplos de fotos legais feitas por você. A partir desse momento, várias das pessoas que baixaram o material são seus potenciais clientes.

A grande vantagem é que depois que você criou uma boa estrutura de conteúdo, mesmo que você diminua seus investimentos (você não deveria fazer isso!), os contatos “continuam vindo”.

O principal ponto de atenção é a necessidade de criar conteúdo de qualidade e relevante para seu público. E os resultados não começam do dia para a noite.

  • Publicidade online – A segunda possibilidade (e que inclusive pode ser feito em conjunto com a primeira) é a compra de publicidade online. Essa é uma ação com resultados a curto prazo, mas que dependendo do mercado costuma ser bem mais caro.

A compra de publicidade online te permite atrair potenciais clientes no momento em que eles estão procurando resolver um problema. Os três canais mais comuns para isso são Facebook, Google e Linkedin.

A vantagem é que os resultados são bem maiores a curto prazo. Então se você investe dinheiro hoje, você já consegue levar tráfego mais qualificado para seu site no mesmo dia.

É necessário ficar atento porque ao contrário do conteúdo, quando você deixa de investir, os potenciais clientes deixam de vir na mesma hora.

A estratégia de ouro

Uma excelente estratégia é combinar a criação de conteúdo com publicidade online. Ao investir em fazer um material de qualidade como um ebook e publicidade para ajudar a promover esse material, você consegue bons resultados de curto e médio prazo.

O que sua empresa tem feito para correr atrás dos clientes?

Sua empresa só conta com indicação ou está investindo para conseguir mais clientes? Agora que você que não pode só contar com isso, o caminho é correr atrás!

Se você tiver alguma dúvida ou quer contar como faz hoje para atrair mais cliente, deixe um comentário.

(Gabriel Costa é um entusiasta de marketing e vendas para PMEs e escreve para o site Vender para Noivas, um blog dedicado a ajudar fornecedores de casamento – e prestadores de serviço em geral – a vender mais)

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!