influenciadores

Descubra como usar influenciadores na sua estratégia de marketing!

Se você é adepto de exercícios físicos e busca uma alimentação balanceada, tenho certeza que você já viu pelo menos uma publicação da Gabriela Pugliesi nos últimos meses.

Calma que esse post não vai falar sobre os melhores exercícios para perder barriga em 15 dias!

Comecei com esse exemplo porque vou falar sobre o papel dos influenciadores nas mídias sociais, algo que está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital e que pode trazer ótimos resultados para as empresas.

Confira!

O que são os influenciadores?

Conteúdo bem feito e voltado para o público certo é fundamental para ter uma presença relevante nas redes sociais atualmente.

Porém, no começo pode ser difícil atingir quem você deseja porque sua audiência pode não ter te encontrado ainda.

Mas não se desespere! Existem boas opções para contornar esse espaço entre sua marca e seu público, e uma dessas opções são os influenciadores.

Hoje eles são pessoas que contam com uma grande audiência nas redes sociais, geralmente muito bem segmentada para um determinado assunto e que fazem propaganda de forma sutil, sempre usando uma linguagem muito próxima ao público das marcas.

É fácil encontrar grandes exemplos no Instagram, Facebook e YouTube – esta última rede inclusive cresce cada dia mais com a presença de figuras marcantes que usam o conteúdo feito por vídeo como uma das principais formas de causar impacto em sua audiência.

Ou seja, passar uma mensagem da forma correta e com autoridade do assunto: esse é o papel desses profissionais.

Dependendo do segmento, influenciadores são exemplos de sucesso naquele mercado.

Aqui no Moskit, por exemplo, a figura que está sempre presente em nossos vídeos, eventos e redes sociais é o Mateus.

Essa escolha foi feita levando em consideração o perfil do nosso público, a experiência do Mateus com gerenciamento de vendas e palestras, sua linguagem e o conteúdo que precisamos passar.

Por que contar com um influenciador em sua estratégia?

Costuma ser difícil atingir seu público de uma forma orgânica e rápida, e é por isso que contar com a pessoa certa na hora certa é tão importante.

Sabemos que espalhar uma ideia entre as pessoas certas para que elas se propaguem é o caminho para atingir seu público.

No ano passado, a operadora TIM contou com a youtuber Kéfera para falar sobre seus novos planos e pacotes.

Isso foi uma abordagem diferente usada para atingir um público que dificilmente seria alcançado em propagandas convencionais por dois motivos:

  1. Ou porque simplesmente não teriam acesso àquela informação (sabemos que cada vez menos jovens são fisgados por anúncios em TV);
  2. Ou não levariam em consideração a mensagem passada.

Porém, vindo de uma YouTuber com quase 10 milhões de inscritos em seu canal, e um grande alcance entre os jovens, com certeza tem um impacto – e uma relevância – muito maior.

Essa é a ideia: trazer alguém que consiga se aproximar do seu público de uma forma natural e que desperte nele essa vontade de acompanhar tendências e seguir comportamentos.

Como é feita essa parceria?

Existem algumas maneiras de iniciar essa parceria entre sua marca e um influenciador.

A primeira delas é iniciar um relacionamento naturalmente, apresentando seu produto ou serviço, contando a história, objetivos e — caso seja um produto palpável — enviar para que o influenciador possa conhecer e ver se realmente existe essa conexão entre a marca e ele.

A outra é em forma de publieditoriais, ou seja, posts pagos nas redes sociais para citar sua marca.

Um exemplo

Vamos supor que você seja responsável pelo marketing de uma grande empresa de cosméticos e quer trazer mais seguidores engajados para as redes sociais da marca.

Depois de analisar as opções, chegou em uma personalidade online que tem muito a ver com o público que você deseja atingir (hoje existem centenas de blogueiras de moda e beleza com alcances extraordinários, coloque no Google nomes como Taciele Alcolea ou Camila Coelho e entenda melhor o que estou falando).

Então você entrou em contato, apresentou a marca e enviou alguns produtos, sem pedir nenhuma publicação. Dentre esses produtos está um novo perfume, que é o que você mais gostaria de divulgar.

A influencer pode experimentar o perfume, gostar e passar a falar dele naturalmente. Ou, o que é mais comum, após conhecer sua marca vocês negociarão valores para publicações falando sobre o produto.

Existe também diversas cidades que são atingidas por influenciadores locais e as empresas contam com uma prática bastante efetiva de cadastrar influenciadores para enviar materiais, produtos e convites específicos como uma estratégia para ganhar publicações a um baixo custo.

Para chegar na melhor pessoa para sua estratégia, você pode buscar por meio das hashtags, dos perfis do seu público-alvo ou contratar uma agência especializada nisso. Já existem boas opções no Brasil!

Montando sua estratégia

Depois de encontrar o influencer ideal para sua marca, é hora de traçar a melhor estratégia de publicações.

Hoje vemos vários formatos de conteúdo, mas os principais são:

Lembre-se de avaliar seu influenciador pelo engajamento dos fãs e não pelo número total de seguidores. Isso pode ajudar a fazer uma ação de resultados.

Hoje, como essas personalidades online estão cada vez mais concorridas, é normal ter que negociar com um assessor.

Por isso é preciso estabelecer quais são seus objetivos: conseguir mais seguidores, promover um lançamento, abrir um concurso cultural?

Deixe claro qual segmento quer atingir, faixa etária e tudo que for relevante para seu negócio.

E sempre leve em conta a relevância do influenciador para a sua persona!

Bom, é isso!

A prática de contar com influenciadores para alcançar o público ideal nas redes sociais tem trazido resultados para diversos modelos de negócios.

E você, já tentou alguma vez esse modelo de parceria? Conte para a gente suas experiências nos comentários!

*Conteúdo produzido pela equipe do Moskit CRM.

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!