5 Dicas Fundamentais para Iniciantes nas Mídias Sociais 1

5 Dicas Fundamentais para Iniciantes nas Mídias Sociais

Ninguém nasce sabendo e todos já fomos iniciantes nas mídias sociais.

Mas quando eu comecei, elas estavam nascendo e o treinamento adequado não estava disponível. Ninguém sabia como elas funcionavam.

Mais maduras atualmente, descobrimos que a internet e as mídias sociais tem fundamentos.

Confira as dicas essenciais para iniciantes que são o ponto de partida para você usar as redes sociais da forma correta.

1. Saiba Quem Você Quer Conquistar

O primeiro ponto fundamental é entender como atrair clientes com as mídias sociais.

  • Quem é o seu cliente?
  • Para quem você está criando conteúdo e compartilhando nas redes sociais?
  • Quais são as metas, os problemas e as objeções de compra dessa pessoa?

A partir do momento que você entender quem é essa pessoa, compartilhar o conteúdo que realmente interessa para a sua audiência fica muito mais fácil.

A forma correta de iniciar este processo é através da criação de um documento chamado buyer persona, também conhecido como personagem comprador.

Este documento é a base para levantar as características principais, o background, entender esse cliente ideal e criar conteúdo que responde às suas necessidades.

New Call-to-action

2. Crie Conteúdo de Alta Qualidade

O segundo passo é publicar conteúdo que responde às metas, aos objetivos e às objeções de compra da sua persona.

Este conteúdo é feito sob medida, com planejamento, de uma forma estruturada e compartilhada com técnicas de mídias sociais que vamos estudar mais para frente.

Assim você tem o conteúdo correto e sabe como vender pelas mídias sociais.

3. Eduque os seus Clientes

É essencial lembrar que o objetivo do seu conteúdo compartilhado nas mídias sociais é em primeiro lugar educar.

Você quer entreter, inspirar, e ajudar o seu cliente, mas o objetivo primário é trazê-lo para mais próximo da sua marca com o objetivo final de venda e fidelização.

Você faz isso educando o seu cliente. Se você tem dúvidas de como educar o seu cliente, agora é a hora de ler o artigos sobre como atrair clientes.

4. Ajude a sua Audiência

Iniciantes nas Mídias Sociais - 1

Ajudar o seu cliente e o seu cliente potencial é a base do marketing de conteúdo, da internet e as mídias sociais.

A partir do momento que você ajuda eles, você condiciona a sua audiência a continuar abrindo o seu conteúdo, porque há algo lá para eles.

Toda experiência importa, e se você tem como premissa ajudar o seu cliente, consequentemente a sua taxa de abertura, cliques e o seu retorno sobre investimento serão de acordo com as suas expectativas.

Sonia Simone, da Copyblogger, apresentou um conceito chamado de cookie content.

Significa continuar a ajudar o seu cliente com conteúdos que ajudam continuamente o seu cliente e trabalham em direção a este condicionamento de resposta da sua audiência.

5. Use a Regra 80-20

Mesmo com a intenção educacional, você pode, e deve, trazer o máximo retorno das mídias sociais para o seu negócio.

A regra 80-20 é uma premissa para o seu conteúdo na internet e nas redes sociais. Ela orienta que 80% do seu conteúdo deve estar mais voltado a educação e entretenimento, e 20% a venda.

Desta forma a sua audiência estará condicionada a interagir com a sua marca, e consequentemente a venda será mais fácil.

Lembre-se dos tipos de conteúdo que as pessoas compartilham e estude como as empresas fazem marketing de conteúdo na prática.

No final das contas, mesmo com a intenção educacional, se seu conteúdo foi criado com o planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente, está em direção aos seus produtos e serviços e a educação não deixa de ser uma venda.

Poderíamos chamar de 100% venda, e não 20%, mas é importante se lembrar que a maioria do seu conteúdo deve ser mais voltado às necessidades como um todo do seu cliente, e não da empresa.

E se você quer fazer acontecer, o Segredo das Mídias Sociais é o treinamento intensivo do Vitamina Publicitária que ensina em aulas on-line como atrair, vender e fidelizar pela internet e pelas redes sociais.

 

Foto das crianças e do quadro via Shutterstock.

 

Este post foi produzido por Daniel Z. Chohfi, CEO do Vitamina Publicitária que também é empreendedor e publicitário.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Daniel Chohfi Empreendedor, publicitário e CEO do Vitamina Publicitária. Entre em contato no @dzchohfi



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!