Como se destacar no Instagram

Instagram: 12 dicas para se destacar

Ninguém duvida que a descoberta da fotografia revolucionou o mundo. Em quase 200 anos de história, mudou a forma como as pessoas viam e conheciam tudo ao seu redor. Exerceu influência nas artes, no jornalismo, na literatura e na comunicação como um todo.

Mas o século XXI é sem dúvida um marco nessa trajetória fotográfica. Nunca fomos tão clicados e tão “fotógrafos” quanto nos dias atuais.

Existe uma onda gigantesca de imagens inundando as redes sociais, seja para dar bom dia ou para celebrar um acontecimento histórico do cotidiano, a cada minuto de atualização vemos milhares de fotos colorindo nossas timelines.

Mas como usar o poder de uma imagem, que sabemos que muitas vezes fala mais que mil palavras, para nos destacar nessa multidão de fotos disseminadas todos os minutos do dia nas redes?

Sabemos da existência de alguns aplicativos onde podemos mostrar um pouco da nossa vida, arte ou empreendimento. Entretanto um deles é o que mais se destaca quando o assunto é divulgação de imagem.

Sim, ele mesmo, o Instagram. Neste post daremos algumas dicas para você se destacar do comum e tornar suas postagens um sucesso.

Parte técnica

1.Quem não é visto não é lembrado:

Você precisa ver se sua conta está com as configurações certas para poder atingir seu objetivo de se destacar na multidão. É essencial verificar se seu perfil é público. Vá ao Menu “Editar seu perfil” e desligue a opção “Fotos privadas”. Assim você garante que todas as pessoas tenham acesso a tudo que você publicar.

2.Quanto mais visibilidade melhor:

Ligue suas outras redes sociais como Facebook, Twitter e Flickr ao seu perfil do Instagram. Essa possibilidade é excelente para atingir o maior número possível de pessoas visualizando a sua conta.

Vá ao Menu em “Preferências” e veja em “Configurações de compartilhamento” se está tudo correto.

3.Seja Seletivo

Para que suas fotos tenham destaque é preciso ter um olhar com mais filtro. Além da qualidade dos pixels da imagem, você deve buscar pela qualidade do que está sendo fotografado. As pessoas hoje tem um olhar mais clínico e muitas vezes crítico para o que está sendo exposto.

Se quer classificar sua conta como incrível, você tem que ter um olhar mais crítico ainda na hora de escolher o momento do seu click.

Seja qual for, uma bela paisagem que a nuvem formou ou uma bela sobremesa de comer com os olhos, sua foto deve ter um algo a mais e com certeza a qualidade é um desses pontos principais.

4.Use os filtros certos ou não use

Seguindo a dica anterior, a qualidade das fotos depende do manuseio correto da câmera do seu celular, assim como dos aplicativos de filtro. Por maior que seja a qualidade da câmera do seu smartphone, a iluminação artificial do flash em ambientes escuros deixa a foto comprometida.

Procure sempre o máximo de luz natural para fazer suas fotos. Ao usar filtro na foto procure não deixar artificial demais. Às vezes a foto da forma como você tirou já está perfeita e nem precisa de filtro para melhorar. Então você pode até utilizar a #nofilter, sem medo de ser feliz.

5.Mostre que tem conteúdo

Publique suas fotos sempre escrevendo algo que tenha relevância. Se for preciso se especialize naquilo que gosta e quer mostrar para as pessoas que te seguem.

Mostre que não é só uma imagem, mas que tem algo de interessante a dizer que pode influenciar positivamente o cotiano delas. Não jogue palavras fora, semeie cada uma delas.

Seja qual for o assunto procure ser objetivo e claro nos seus comentários. Em muitos momentos menos é mais, e está na moda.

6.Não faça postagens em vão

As redes sociais têm momentos de pico no decorrer do dia. Assim como a hora do Rush do trânsito. Então se você quer que muitas pessoas vejam suas postagens, escolha esses momentos para fazê-las.

Em geral as pessoas se atualizam nas redes pela manhã, antes de ir ou indo para o trabalho entre 7h e 10h e quando estão voltando ou ao chegar em casa à noite e procuram relaxar entre1 9h e meia-noite.

Manter um fluxo de visualizações todos os dias nesses horários podem render muitas curtidas. Escolha a foto certa e momento ideal que o sucesso chegará a sua conta.

Mas não exagere nesse fluxo. Muitas publicações seguidas e repetitivas podem ter o efeito contrário ao que você deseja. As pessoas podem deixar de seguir seu perfil se você perder a mão na dosagem de postagens.

Elas vão classificar seu perfil como chato por conta do exagero e vão simplesmente passar direto pelas suas fotos até o ponto de te abandonar de vez.

7. #UseHashtags

Depois que o Jogo da Velha, como o antes era conhecido ou Sustenido para quem gosta de música, passou a ser mais popularmente chamado de Hashtag tudo mudou em nossas vidas. Antes só vistos nas teclas dos telefones, e nem mesmo sabíamos para que servia, esse pequeno símbolo passou de desconhecido a famoso na velocidade de uma curtida.

Os tracinhos mais usados nas redes sociais são primordiais na hora de classificar que público você quer chamar a atenção para sua foto.

A Hashtag tem como objetivo destacar seu perfil de acordo com suas preferências e com isso chamar a atenção de quem compartilha dos mesmos interesses que o seu.

Se você ama cachorros pode usar hashtags como, #doglovers, #lovepuppies ou #dogsofinstagram quando for publicar a linda foto do seu filhote por exemplo.

Isso serve para qualquer tipo de interesse, sempre haverá alguém que compartilha algo com você. Mas não abuse de seu uso. Uma postagem com muitas hashtags se torna chata e até mesmo inconveniente e provavelmente vai afastar algumas curtidas.

8. Uma via de mão dupla

Na busca por destaque não podemos deixar de lado o outro lado da moeda. Quando postamos algo e queremos que as pessoas gostem do que estão vendo e esperamos a curtida delas, devemos lembrar que do outro lado o objetivo é o mesmo.

Então quando alguém curtir sua foto, entre em seu perfil e faça algum comentário positivo e também curta algumas fotos dela. Use o ‘@’ no comentário ao mencioná-la. Isso é no mínimo uma forma educada de se comportar nas redes sociais e mostrar que você não é egoísta. Essa atitude vai aumentar o número de visualizações do seu perfil e por consequência alguns novos likes surgirão.

9.Yes, você precisa usar

É fato que milhões de Brasileiros estão conectados às redes sociais. Mas sabemos que a maior parte do público dessas redes tem como primeira ou segunda língua o Inglês. Claro que não é para você deixar o nosso também nobre e rebuscado Português de fora de suas postagens, mas é muito importante usar algumas Hashtags no idioma de Queen Elizabeth e de Michelle Obama. O alcance das suas postagens pode aumentar significativamente e gerar muito mais likes.

10. Fuja do comum

As pessoas se cansam de coisas repetitivas muito facilmente. E é simples identificar quando algo já deixou de ser moda ou legal e passou a ser chato e massante. As mudanças nos dias atuais são incrivelmente rápidas. Seja perspicaz e perceba o que está errado na mesma velocidade. Não caia nessa armadilha que poderá resultar em muitos unfollows.

Seja original desperte o interesse dos seguidores. Transforme o seu perfil naquele que as pessoas ficam esperando para ver o que vai ser publicado. Não seja mais um igual a todos os outros. Mostre o cotidiano de uma maneira diferente dos demais. Faça com que aquela foto chame atenção por ser inusitada e original. Dias de sol são lindos, mas gotas de chuva também são do céu e tão lindas quanto os raios do sol. Aposte menos em espelhos e comidas e mais em sentimentos e gratidão pela vida.

11. Não “queime o filme”

Estamos seguindo o conceito da dica anterior. Evite ficar publicando fotos repetidas e em sequência. O conteúdo da foto também deve ser bem selecionado. Existe um limite que não tem uma regra, mas o bom senso manda nesse momento. Nada em exagero é bom. Nem 8 nem 80. Encontre o meio termo, acredite, ele existe.

Sabemos o quanto é chato olhar o nosso feed e constatar que uma pessoa em específico está de dieta e só publica foto de comida e sucos detox.

Ou um outro só faz fotos no espelho da academia. Manter a saúde em dia é maravilhoso. A alimentação saudável é o pilar principal de uma vida com qualidade. Mas ficar o tempo todo publicando foto do que vai comer não é interessante para muitos seguidores.

Malhar é ótimo, mas pode parecer exibicionismo e essa é uma imagem negativa que você tem que evitar. As Selfies, com biquinho ou sem, também se enquadram aqui nessa dica. Se achar lindo e ter a autoestima elevada é muito positivo, mas quando isso está demais se torna bem chato.

12. Ostentação pouca é bobagem

Analise bem se a foto não vai mostrar um lado ruim desse tipo de clique. Se vai viajar para algum lugar e quer compartilhar com os outros tudo bem, é bem legal.

Mas mostre isso de uma maneira simples para não parecer que você está menosprezando as pessoas. Fotos da paisagem sem dúvidas são lindas, mas sempre faça as publicações escrevendo algo útil sobre o lugar que está sendo visitado.

Uma pousada legal com bom atendimento, um restaurante que vale a pena visitar quando forem ao local, por exemplo.

Outra dica aqui é marcar o local geograficamente. Pois outra pessoa que já visitou ou quer visitar a cidade ou país, pode curtir sua publicação por conta disso. Usar as hashtags nesse momento também é apropriado. Veja qual é a mais adequada e não tenha medo se usar.

Esperamos que com nossas dicas você tenha entendido como se destacar no Instagram. Alcance o sucesso desejado no seu perfil sendo simples e direto.

Tenha um olhar mais voltado para o inusitado e torne o cotidiano interessante. Use filtro com moderação e tenha ousadia para ser diferente. Se tiver alguma dica deixe seu comentário. Será um prazer compartilhar ideias com você.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!