Como criar um perfil no Instagram para sua empresa

O Instagram já acumula impressionantes 500 milhões de usuários ao redor do mundo e já é a segunda rede social mais usada no Brasil por empresas de todos os tipos, como apontam os dados da pesquisa Content Trends de 2016.

E hoje o Instagram é, sem dúvida, a rede social com mais potencial de investimento atual, já que o aplicativo cresce impressionantes 23% ao ano, mais do que o dobro de crescimento de todas as maiores redes sociais do mundo.

Suas vantagens são imensas: ele é extremamente simples de usar e o número de pessoas que você pode atingir através dele é incrível.

O nível de engajamento do público no Instagram também é comprovadamente maior do que em ou outros sites, o que significa 58 vezes mais engajamento do que o Facebook e 152 vezes mais engajamento que o Twitter.

Impressionante, né?

Você, como marca, não pode ficar de fora dessa. Se os seus produtos têm um grande destaque na parte estética, criar um perfil no Instagram pode ser muito vantajoso.

E se você trabalha com moda, por exemplo, ter um perfil no Instagram pode ser bem útil para divulgar o seu nome e o seu estilo.

Companhias de design, arquitetura, comércio, agências… o Instagram, hoje, é utilizado por empresas de todos os tipos e nichos.

Se interessou e quer criar um perfil no Instagram para sua empresa? Continue lendo e confira nosso passo a passo para criar sua conta e algumas dicas essenciais para sua empresa ter sucesso na rede social!

Como criar um perfil no Instagram para sua empresa: passo a passo

Ter um perfil para sua marca no Instagram é bem fácil. A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo no seu celular.

Assim que o download estiver completo, basta instalar e abrir o aplicativo.

A primeira coisa que ele irá te pedir são seus dados cadastrais. Você também pode fazer seu login pelo Facebook (o que faz o processo ser muito mais rápido).

Com isso feito, você deverá definir qual será o nome de usuário do seu perfil. Não quebre muito a cabeça nesse estágio: escolha o nome mais simples, objetivo e reconhecível possível.

Você quer que seus clientes e fãs saibam que aquele perfil é realmente da sua marca, então nada de inventar muita moda no seu nome de usuário.

Os próximos passos são escolher uma imagem de perfil de boa qualidade (o tamanho recomendado atualmente é 110×110 pixels) e que represente sua empresa.

O mais recomendado é sempre usar o logo da sua marca e seguir sua identidade visual já estabelecida.

Por fim, você deve definir sua bio, o pequeno resumo que aparece no seu perfil. Seja claro e no ponto, fale rapidamente o que sua empresa faz e qual a sua especialidade.

A bio vem um com fator importante: ela é o único lugar no seu perfil que permite a inserção de um link clicável.

Por esse motivo você deve inserir aqui o link de maior relevância para sua marca.

Veja o nosso perfil como exemplo:

instagram para sua empresa

  • Nome de usuário facilmente reconhecível: ✓
  • Imagem de perfil respeitando nosso logo e nossa identidade visual: ✓
  • Frase objetiva que resume a nossa área de especialidade: ✓
  • Link para nosso site: ✓

Pronto! Seu perfil está criado!

E não se preocupe: você não precisa sair do seu perfil pessoal para administrar o perfil da sua empresa (ninguém tem paciência para ficar logando e trocando contas o tempo todo, não é mesmo?).

Quando o perfil da sua empresa no Instagram estiver pronto, basta ir em “Configurações” e “Adicionar conta”.

Lá, você pode fazer login também na sua conta pessoal (ou de alguma outra marca que você gerencia) e pode administrar ambas ao mesmo tempo.

instagram para sua empresa

Tudo pronto com sua conta! Mas saiba que fazer desse perfil um sucesso é que fará a diferença na rede social.

Confira dicas importantes para um perfil perfeito no Instagram para sua empresa!

Como dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, o conteúdo que você posta no Instagram tem que ser tão bom quanto qualquer outro conteúdo que represente sua marca.

Descubra as melhores dicas para um perfil de sucesso no Instagram:

1. Encontre a beleza da sua marca

Nem todo mundo vende produtos bonitos ou tangíveis (possíveis de serem vistos pelo público).

E isso acaba fazendo com que muitas empresas acabam deixando a oportunidade de criar um perfil no Instagram de lado.

Se elas não vendem comidas, bebidas, roupas ou acessórios, preferem promover sua marca apenas através das palavras.

Ok, a gente entende e respeita o seu ponto de vista. Mas não precisa ser assim, não.

Na verdade, existem várias maneiras de promover bens e serviços sem, necessariamente, postar imagens deles.

Como assim? Explicamos.

Se você vende, por exemplo, software, ao invés de postar prints das páginas ou infográficos, que tal mostrar a sua equipe em ação?

É bom mostrar para o público que, por trás da informática, existem pessoas, e você pode dessa forma colocar um rosto na sua empresa.

Outra boa solução é a postagem de fotos de visitas de clientes, eventos de que a sua empresa participa, treinamentos, palestras, cursos… as opções são muitas!

O que você precisa é entender que você pode divulgar a sua marca no Instagram sem necessariamente mostrar o seu produto.

Encontre a beleza da sua equipe, da sua rotina, do dia-a-dia da empresa e mostre isso para o público!

Visita do dia aqui na Rock Content! ❤️ A fotografia (linda) é da @rlarroyd.

Uma foto publicada por Rock Content (@rockcontent) em

2. Mantenha-se atualizado com o Instagram para Empresas

O Instagram possui um blog, o Instagram for Business, feito apenas para empresas se manterem atualizadas com o que anda acontecendo na rede social.

Eles é uma oportunidade incrível para entender as mudanças e atualizações do aplicativo.

Se você quer realmente fazer sucesso no Instagram é importante que você saiba todas as tendências para marcas e entenda muito bem por quais caminhos a rede social está indo.

Além disso, o blog também reúne vários casos de sucesso de empresas no Instagram, o que pode ser uma mão na roda para buscar inspiração e sair na frente da concorrência!

3. Aprenda a usar TUDO que o Instagram tem a oferecer

Sabe quando a gente compra um smartphone de última geração e se recusa a ler o manual e pesquisar sobre o equipamento?

Aí, meses depois de uso, ainda não sabemos tudo que a máquina pode nos oferecer e ficamos apenas no básico.

Pois isso é o que não pode ser feito no seu perfil do Instagram (e qualquer outra rede social, diga-se de passagem).

Desde que ele despontou no mercado, o Instagram veio se desenvolvendo. Existe muita coisa que você pode fazer para deixar suas imagens cada vez mais bonitas, avaliar a performance do seu perfil e por aí vai.

Portanto, aprenda as diferenças entre cada um dos filtros e efeitos especiais oferecidos, quais os mais populares e porque.

Se você tem uma equipe de arte (ou alguém que realmente domine a ferramenta), não hesite em pedir ajuda ou um treinamento.

Se o que você precisa é saber como anda a performance das postagens, não deixe de visitar o Instagram for Business, com várias soluções de análise de dados para o seu negócio.

Isso vai garantir que você possa aproveitar plenamente os benefícios do Instagram e mostrar para o seu público que o seu investimento na ferramenta é sério.

4. Complete e otimize seu perfil

Isso parece básico, mas muitas empresas ainda não sabem o que colocar ou não em seu perfil no Instagram. Já falamos no começo do texto sobre isso.

Mas é muito importante que seu perfil esteja completo e otimizado. Você não quer passar uma imagem de falta de profissionalismo e desleixo, não é mesmo?

Siga nossa checklist e veja abaixo como seu perfil deve ficar:

instagram para sua empresa

instagram para sua empresa

5. Engaje com seu público

Criar um engajamento com seu público é essencial para humanizar sua empresa e mostrar aos seus clientes que você se importa.

Curta fotos que mencionem sua marca, comente em posts de seus clientes e use hashtags relevantes e populares. Faça postagens sobre eventos da sua comunidade e reconheça as pessoas que são fãs da sua marca!

Estabelecer esse diálogo é o que pode te diferenciar dos seus concorrentes.

6. Tenha um equilíbrio entre fotos divertidas e fotos do seu negócio

O Instagram é uma rede social perfeita para compartilhar momentos mais divertidos e informais da sua equipe no dia-a-dia.

Use essa função para mostrar quem você é e o que você faz. Mas não exagere: esse perfil ainda deve ser profissional.

Saiba manter o equilíbrio entre esses dois tipos de imagens, analise os resultados e veja do que seus seguidores mais gostam para futuras publicações.

 

Agora é hora de #semdúvida e uma aula incrível sobre SEO. Valeu, @albertoandre! 😄 #seo #sanpedrovalley

Uma foto publicada por Rock Content (@rockcontent) em

7. Seja parceiro de uma causa social

Uma empresa não é formada apenas pela produção e entrega de produtos e serviços.

Ela está dentro de uma comunidade e, por isso, defende certas causas e pontos de vista.

E uma forma de usar o seu perfil no Instagram é justamente se tornar parceira de causas sociais que vão ao encontro do que a marca acredita.

Pode ser uma campanha da Cruz Vermelha, Casamento Igualitário, forças de paz… o importante é ajudar a propagar boas mensagens e fazer com que seu público entenda que você se importa.

Isso, além de fortalecer a sua imagem institucional, também ajuda a corrente das boas ações (e o mundo nunca pode ter o suficiente de bondade).

 

Acreditamos em todas as formas de amor. Feliz dia dos namorados! ❤️ #rockcontent #diadosnamorados

Uma foto publicada por Rock Content (@rockcontent) em

8. Crie um plano de postagem flexível

Você não precisa atualizar seu perfil no Instagram todos os dias.

E, se você postar demais, pode correr o risco de perder seguidores que podem ficar irritados com a saturação da sua presença em seus feeds.

Decida sempre o que e quando você vai postar.

Não poste conteúdo sem qualidade apenas para manter seu perfil atualizado: poste apenas imagens que podem fortalecer sua marca e criar conexões com sua audiência.

Tenha um calendário de postagens e mensure seus resultados para saber quais horários e publicações foram mais interessantes para seus seguidores.

9. Crie um concurso de fotos no Instagram

Se temos uma rede voltada especificamente para a divulgação de imagens e vídeos dos usuários, por que não usá-la para fazer um concurso de fotos?

Várias empresas organizam esses eventos virtuais a partir da criação de hashtags específicas, com temas voltados ao universo da sua marca.

O mais legal é que isso não apenas movimenta o seu perfil, trazendo mais seguidores, mas também ajuda na divulgação em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Afinal, você pode criar uma campanha em cada concurso e espalhar a palavra em vários perfis. É uma ótima forma de crescer o seu perfil!

10. Recompense seus seguidores

Recompensar seus seguidores é uma maneira incrível de ganhar novos seguidores e manter os atuais sempre fiéis à sua página.

Se você tem um produto a ser vendido, por exemplo, ofereça códigos exclusivos de desconto para quem te segue ou faça sorteios interessantes.

É um meio de gerar interesse sobre sua marca e garantir que seus clientes retornarão para conferir suas novidades.

11. Use vídeos

Desde que o Instagram habilitou a opção de produzir vídeos segundos para o aplicativo as marcas viram uma nova oportunidade na ferramenta: compartilhar com seus seguidores momentos únicos, mostrar sua equipe, fazer preview de novos produtos, compartilhar notícias importantes sobre a marca… as opções, aqui, são imensas!

Use essa funcionalidade para engajar ainda mais com seu público-alvo. Hoje você pode fazer um vídeo de até 60 segundos para o Instagram, então capriche!

12. Publique vídeos e fotos do seu Instagram no seu blog

Nós já falamos diversas vezes aqui no blog que a sua estratégia de marketing digital deve tratar seus perfis nas redes sociais como partes que devem se integrar ao todo.

Isso significa usar uma para promover a outra.

Portanto, publique vídeos e fotos do seu Instagram no Facebook, no Twitter…

Aproveite para mostrar a multiplicidade de canais que sua marca possui na internet, sem, com isso, transformar tudo “na mesma coisa”.

Ou seja, procure não automatizar e postar tudo em todos os lugares. Presenteie sua audiência pensando em conteúdos específicos para cada canal.

13. Não esqueça de promover seu Instagram

De nada adianta um enorme esforço para pesquisar, criar postagens super legais, investir em filtros e efeitos… se ninguém conhece o seu perfil.

Aproveite os seus canais virtuais e físicos para promover o seu Instagram!

Como?

Uma maneira simples e efetiva é através da inclusão de links do seu perfil no seu site, blog, bem como nas redes sociais.

Para quem tem produtos em pontos de venda uma ideia que muitas empresas adotaram foi incluir esses links nas embalagens de seus produtos ou em materiais de comunicação visual (estandes, banners, adesivos).

Se você acabou de criar o perfil no Instagram, uma boa dica é já fazer algumas postagens (umas 10 são o suficiente) antes de promover a conta.

Assim, quando seus convidados chegarem na página, serão brindados com atividade recente e não apenas uma promessa para, no futuro, ter imagens.

14. E, por fim: seja criativo!

É muito fácil cair no uso de clichés quando estamos falando do Instagram. Mas não faça mais do mesmo: seja autêntico e crie uma personalidade para sua marca que vá conversar verdadeiramente com seus seguidores.

Compartilhe conteúdo importante e de qualidade, pensando nas suas personas. Seja criativo e boa sorte!

Bônus: algumas ferramentas essenciais para fazer postagens no Instagram

Separamos para você alguns aplicativos e ferramentas que podem ajudar na hora de ser criativo e oferecer um bom conteúdo no Instagram da sua empresa:

Boomerang

Sabe aqueles gifs incríveis que todo mundo ama fazer no Instagram e que postamos um exemplo aí em cima? Eles são possíveis graças ao Boomerang, um aplicativo de produção de gifs que te permite postar diretamente no Instagram!

Ele é extremamente fácil de usar e cria um conteúdo único e super divertido. Recomendamos!

Repost

Falamos da importância de reconhecer o seu público e engajar diretamente com ele. O Repost é uma ferramenta que pode te ajudar (e muito) nisso.

Ele te permite repostar imagens de outros usuários dentro do Instagram.

Ou seja: se um cliente ou fã fez uma imagem muito legal sobre a sua marca, porque não postar ela também no seu perfil? O Repost faz isso por você!

Instamizer

O Instamizer é uma ferramenta brasileira e muito prática para quem gerencia muitas contas no Instagram.

Ela te permite agendar, editar e monitorar o seu perfil. O melhor: tudo isso pelo desktop!

Layout

Quer fazer uma edição mais legal nas suas fotos mas não tem muito tempo? O Layout é seu salvador.

Com ele, você pode rapidamente editar e fazer colagens diversas, deixando sua foto com uma cara muito mais profissional (e divertida).

Agora que você já sabe como usar o Instagram podem ter surgido algumas dúvidas de como usar outras redes sociais ou sobre qual rede social escolher.

Quer saber mais ainda sobre como usar o Instagram da sua empresa? Baixe nosso ebook completo sobre marketing no Instagram!

Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

E para deixar suas redes com um ar profissional aprenda qual é o tamanho ideal para todas as imagens de redes sociais!

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!