Instagram stories

Instagram Stories: Como essa funcionalidade influencia sua estratégia de Marketing?

Na última terça-feira o Instagram lançou sua nova funcionalidade, o Instagram Stories.

Uma funcionalidade um tanto quanto parecida com o Snapchat, isso ninguém pode negar.

As Histórias no Instagram dão aos usuários uma plataforma para compartilhamento de vídeos e fotos que duram apenas 24 horas e sem um limite de postagens.

Um pouco diferente da proposta original do aplicativo, que era de postar fotos bonitas e de momentos especiais, com uma frequência que nem se compara com o Stories.

Aparentemente, essa nova funcionalidade veio como uma solução para evitar o overposting, ou seja, você posta o tanto que você quiser no Stories mas deixa seu feed do Instagram bonitinho.

Mas o que essa novidade pode acrescentar na sua estratégia de Marketing Digital? É isso que vou te mostrar agora!

O Instagram Stories na sua estratégia de Marketing Digital

Bem, as redes sociais são muito presentes em qualquer estratégia de Marketing Digital, e quando uma nova funcionalidade aparece novas oportunidades de interação também surgem.

Apesar de já existir o Snapchat, com funcionalidades praticamente iguais as do Stories, o novo projeto do Instagram abriu uma nova porta para profissionais de social media conseguirem interagir melhor com os seguidores de suas marcas e empresas.

O Instagram Stories também pode ajudar marcas a criar um maior senso de intimidade com seus seguidores.

Você pode mostrar como uma roupa está sendo feita, como é o ambiente da sua empresa e como está a preparação daquele evento que vai acontecer, por exemplo.

Tudo vinculado à imagem que sua empresa ou marca passa pelo feed do instagram.

Ou seja, é a mistura ideal entre o que a imagem perfeita que a marca quer passar e o sentimento de inclusão que os seguidores terão.

Mas quais os benefícios de se usar as histórias no Instagram ao invés do Snapchat?

Vamos aos benefícios!

1. Não precisa ficar migrando entre redes sociais

Bem, se você tem um público de grande interação no Instagram o Stories definitivamente deve ser sua escolha.

Como sua audiência já está formada no Instagram, você não precisará fazer toda uma campanha de migração do seu público para uma conta no Snapchat, que é o que muitas marcas faziam.

Com o Stories você pode publicar videos com conteúdos parecidos com o Snapchat para uma base de pessoas que já te seguem e já querem consumir seu conteúdo.

O que muitas vezes acontece nas empresas é uma dificuldade em fazer os fãns da sua marca te adicionarem no Snapchat, deixando a rede do fantasminha com poucos seguidores, já que é necessário uma divulgação externa para conseguir atraí-los para o Snapchat.

2. Maior facilidade em ser achado

Com o Snapchat as pessoas só conseguem achar outros usuários se souberem exatamente o que estão procurando. Com o Instgram a história é bem diferente.

Como já existem as possibilidade das pessoas conseguirem te encontrar através de hashtags, localizações e da página discovery, o conteúdo que você criar pelo Stories tem muito mais facilidade de ser visualizado e ter um alcance muito maior que o do Snap.

3. Conhecer sua audiência

O Instagram te dá a possibilidade de saber exatamente quantas pessoas e quais exatamente estão engajando com o seu conteúdo.

Isso te dá a possibilidade de testar conteúdos e ver quais deles é mais bem recebido pela sua audiência e quais você pode descartar.

4. Conteúdo no topo do feed

Quando um usuário posta um vídeo no Stories, uma foto circulada pelas cores do Instagram aparece no topo do feed de todos aqueles que seguem aquela conta.

Essa funcionalidade permite que você consiga explorar bastante a possibilidade de colocar conteúdo orgânico bem na cara dos seus seguidores.

Numa era onde quase todas as tentativas de se promover conteúdo envolvem ter que pagar uma quantia, essa funcionalidade vem como uma mão na roda para ajudar as marcas a propagar suas postagens sem gastar nada.

Mas cuidado para não abusar e acabar perdendo seguidores por encher o feed deles. Seja ponderado!

Como gravar uma historia no Instagram Stories

Agora que você já sabe como os benefícios do Stories e como usá-lo na sua estratégia de Marketing Digital, vamos a um passo a passo para te ajudar a criar Stories incríveis!

1. Clique no botão + no topo esquerdo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

2. Tire uma foto ou grave um vídeo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

3. Customize seu conteúdo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

Dica extra: Segure uma das cores que aparecem na parte de baixo da foto para abrir um leque enorme de outras cores!

Instagram storiesInstagram stories

Fonte: Hubspot

4. Publique seu conteúdo

Por fim, publique seu conteúdo no feed de notícias! Basta clicar no icone de check e pronto, conteúdo publicado!

Instagram stories

Fonte: Hubspot

5. De olho em quem viu sua postagem

Basta deslizar para ver quem deu uma olhadinha na sua foto ou vídeo!

Instagram stories

Fonte: Hubspot

Nós também estramos na brincadeira!

Nós da Rock Content resolvemos entrar no Instagram Stories da nossa empresa e criamos um tutorial rapinho pra você!

instagram stories

Espero que tenha gostado do conteúdo e se você quer aprender mais sobre como fazer uma marketing incrível no Instagram, baixa nosso ebook: Marketing no Instagram: O Guia Completo!

CTA-marketing-no-instagram

 
Autor(a)

Escrito por: Ana Rennó Fotógrafa apaixonada por marketing digital, pringles de cheddar, red bull e louca pra conhecer o Cambodia.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!