homens se comprimentando

9 problemas resolvidos com a integração de Vendas e Marketing

Foi-se tempo em que os setores de Marketing e Vendas eram desconectados. Cada vez mais as empresas se dão conta da importância da integração e alinhamento entre essas duas áreas tão fundamentais.

Também chamado de smarketing — junção dos termos sales (vendas) e marketing — ou vendarketing, esse conceito trata do trabalho conjunto entre os dois times, sempre com o objetivo de trazer mais negócios para empresa.

Vamos entender quais problemas são eliminados na empresa ao promovermos essa integração?

Acompanhe!

Times desconectados

Com as áreas trabalhando de forma conjunta, os times atuam diariamente unidos, entendendo que as ações de um irão impactar nos resultados do outro.

Aqui entra a importância da sintonia entre os profissionais, para que ocorra um processo otimizado da conversão de clientes dentro do funil de vendas.

Desperdício de tempo

O alinhamento entre esses dois setores traz também uma economia de tempo para os colaboradores. Isso porque quando as informações são compartilhadas por todos, não é mais necessário que ninguém fique correndo atrás dos dados.

Ou, o que é pior, deixe de ter acesso a eles. Assim, as ações ganham agilidade e uma dinâmica muito mais assertiva no tempo de resposta aos clientes e prospects.

Informações centralizadas

Vivemos um momento em que é muito mais fácil compartilhar conhecimento. A internet não nos deixa mentir. Mesmo assim, ainda existe, em muitas empresas, a cultura de centralizar as informações em um único setor ou profissional, muitas vezes por receio.

Essa falta de transparência impacta na rotina da empresa e pode ser crucial também para o crescimento do negócio.

Com Vendas e Marketing trabalhando de forma conjunta, todos esses dados são compartilhados. Uma pesquisa feita pelo Marketing, por exemplo, para entender melhor o comportamento dos consumidores, pode e deve ser amplamente aproveitada pela área Comercial para melhorar a abordagem de vendas.

Chega de lead ruim!

O Marketing passa a receber os feedbacks da equipe comercial, entende o que são leads realmente boas para vendas e assim passa a fazer essa entrega com mais qualidade.

Vendas, por sua vez, ao receber esses leads melhores, tem muito mais chance de aumentar o número de negócios fechados.

Telefone sem fio

Muitas vezes envolvidos em suas rotinas esses departamentos podem atuar separadamente e não ter a menor ideia de como as outras áreas trabalham. Isso pode ser fatal para a empresa, pois cada setor está falando uma língua diferente e não entende qual é o objetivo do outro.

Quando isso acontece, as informações ficam soltas e a comunicação é prejudicada. É fundamental que algumas questões estejam alinhadas, especialmente na forma como os conceitos são interpretados.

Por exemplo: a persona ideal para um é a mesma do outro? O que cada setor considera uma lead qualificada? Quais são as etapas do processo comercial?

Para isso fluir bem, as conversas e troca de ideias não podem faltar. É ideal que os times de marketing e vendas se reunam com frequência e usem ferramentas para facilitar a comunicação.

Metas e métricas indefinidas

É importante definir metas conjuntas das equipes e as métricas que devem ser mensuradas. Com a transparência nas ações, vai ficar mais fácil delimitar e alinhar esses números.

É importante criar rotinas para avaliação dos resultados — por meio de relatórios periódicos, por exemplo —, tendo em mente que o smarketing precisa refletir um crescimento das áreas de Marketing e Vendas e também da empresa como um todo. Veja 4 métricas em que o times de Marketing e Vendas devem ficar de olho.

Falta de um acordo formal de trabalho

O SLA (Service Level Agreement), ou acordo de nível de serviço, irá ajudar nos acertos de trabalho entre as equipes. Nele são definidos os compromissos de cada área de forma que os objetivos fiquem alinhados para o aumento de negócios fechados.

Equipes sem engajamento

Que gestor que não quer ver seu time vestindo a camisa? Essa integração entre os times promove também um engajamento muito maior, a partir do momento em que ambos sabem que estão jogando para ganhar.

Vendas abaixo das metas

Quando as ações de Marketing estão alinhadas de forma a ajudar a equipe comercial a ter resultados melhores, a empresa toda sai ganhando.

Um levantamento feito pela organização americana de pesquisas Aberdeen Group apontou que as empresas onde as equipes de Marketing e Vendas estão alinhadas alcançam 20% de crescimento na receita anual.

Além disso, é importante destacar também a redução custos, já que o comercial não precisa mais ficar desperdiçando esforços com leads ainda na fase de aprendizado.

E na sua empresa, já existe essa integração entre as áreas? Procure estimular essa mudança de comportamento para ter estratégias muito mais alinhadas ao objetivo de fazer a empresa crescer!

Camila Prochnow, da Next Idea.

Baixar ebook de vendarketing

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!