desenho conceitual de marketing de conteúdo

4 motivos para sua agência investir em conteúdo

Na busca por novas oportunidades de negócios, as agências investem em comunicação da marca e publicidade do seu portfolio de serviços.

Algumas empresas utilizam de materiais impressos, como panfletos, notinhas em jornais do bairro, além de compras de espaço na televisão e no rádio. Outras apostam no website da empresa como ferramenta de divulgação da empresa.

Mas será que isso funciona?

Para responder a isso, pense um pouco sobre como você reage quando é impactado por alguma das ações de marketing tradicional abaixo:

  • Quando você está passeando no shopping e recebe um panfleto de alguma empresa, o que você faz? Lê o que está escrito ou joga fora na primeira oportunidade?
  • Quando está assistindo a um filme na TV, o que faz quando começa os comerciais? Assiste ou vai para o Facebook conferir o que seu amigo está fazendo e nem nota o que está passando na TV?
  • Quando está assistindo a um vídeo no YouTube e ele é interrompido com uma propaganda, como você se sente? Clica desesperadamente no botão de pular a propaganda ou espera acabar?

Em todas as situações acima, você foi exposto a publicidade que não foi solicitada, exemplos clássicos do “marketing de interrupção”. Ninguém gosta de ser interrompido.

Por que insiste em gastar grande parte do seu budget de marketing em panfletos com textos chatos e que não funcionam?

O seu cliente mudou!

Após anos de recebendo mensagens não-solicitadas, o novo consumidor está cada vez mais crítico e seletivo. Tem cada vez mais poder de escolha sobre quais mensagens quer escutar e quais marcas quer deixar se aproximar.

O tempo dele vale ouro. E para te escutar, tem que valer a pena. Então, o que sua agência vai oferecer em troca para receber a atenção desse cliente?

Lembre-se, você está competindo com amigos, família, vídeos fofos de gatinhos, além é claro, com todas as outras empresas que também estão tentando chamar a atenção para elas.

É preciso ser relevante e entregar valor para o consumidor. É hora de escutar o seu cliente, e se esforçar para entregar bens e serviços que ele deseja.

E sua agência pode entregar valor através do marketing de conteúdo. Por que investir em conteúdo?

O valor do Marketing de conteúdo para sua agência

As barreiras que as grandes empresas de criação de conteúdo e venda de mídia impuseram por anos aos profissionais de marketing estão caindo.

O que isso significa para sua agência?

Significa que não precisa mais comprar mídia ou pagar BV para que a mensagem da empresa seja espalhada. É cada vez mais acessível para sua agência investir em suas mídias proprietárias (owned media) e construir seu próprio conteúdo.

Se deseja atrair novos negócios ou estreitar os laços com seu cliente, o conteúdo pode ser uma ótima ferramenta.

Para reforçar a importância do conteúdo para as contas da sua agência, podemos citar alguns dados estatísticos que provam que utilizar conteúdo é um ótimo investimento:

  • A produção semanal de conteúdo para blog aumenta em 55% o número de visitas ao seu site e gera um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca. ( E-book Inbound Marketing – O guia definitivo)
  • O marketing de conteúdo gera o triplo de leads do que o marketing tradicional e custa 62% menos ( DemandMetric)
  • 72% dos profissionais de marketing acreditam que o conteúdo gerado pelas marcas (Branded content) é mais eficaz que anúncios em revistas (The Content Council)

Agora que já entendeu que o marketing tradicional já não funciona tão bem quanto antes e alguns dados positivos sobre o investimento em marketing de conteúdo, vamos falar sobre os motivos para começar já a trabalhar o conteúdo da sua agência.

1 – Entenda seu consumidor e use isso a seu favor

Para criar conteúdo relevante para seu público-alvo, pense como seu cliente e coloque-se em seu lugar.

  • Quais problemas estão enfrentando e que sua agência pode ter a solução?
  • Quais são as dificuldades em utilizar seu produto/serviço?
  • Quais são as maiores dúvidas sobre sua oferta de serviço?

Escute, escute, escute! Observe. Pergunte. Seja curioso.

Quando escuta o que seu cliente tem para falar, além de mapear suas dores, você também consegue entender como ele se relaciona com sua empresa e o que está o impedindo de comprar.

Além disso, você obtêm insights sobre como otimizar sua oferta de serviços para converter melhor e como estreitar seu relacionamento com o cliente, gerando novas vendas.

2 – Invista em conteúdo como uma estratégia de longo prazo

A maior parte das agências está habituada a trabalhar por projeto ou campanha. As ações de marketing tem tempo de validade, com uma data de finalização bem definida e respostas a curto prazo.

Novas ações de marketing demandam novos investimentos, resultando em mais gastos.

Com o marketing de conteúdo, a situação é bem diferente. Você precisa ter em mente que para ter resultado com conteúdo, é necessário investimento com resultado a longo prazo.

Porém, uma vez feito, trará resultados de forma contínua. Investe-se uma vez na produção do conteúdo relevante e tenha resultados orgânicos e contínuos ao longo do tempo.

A medida que cria conteúdo e o espalha pela internet, otimizando para ser encontrado pelos motores de busca, sua agência terá mais um ponto de contato com o futuro cliente.

Quando esse cliente estiver procurando sobre algo que você já escreveu, tiver alguma dúvida que já respondeu, ele conseguirá te achar e criar um relacionamento com sua marca.

É preciso ser disciplinado e entregar conteúdo de forma constante para ter resultado. Quanto mais conteúdo relevante criar, que esteja alinhado com o seu público-alvo, mais credibilidade terá no assunto.

Lembre-se: conteúdo relevante atrai novos clientes e ajuda a reter os antigos.

3 – Se torne autoridade no seu segmento de mercado

Como se diferenciar da concorrência? Como se tornar referência no segmento?

Uma das formas mais utilizadas pelas empresas e profissionais para reforçar sua imagem como autoridade em algum assunto, é produzindo conteúdo (útil) de forma frequente e disciplinada.

Procure sobre algum assunto que ninguém esteja falando e que sua agência pode se tornar referência.

Por exemplo, se sua agência produz websites, escreva sobre as áreas que envolve o seu trabalho: experiência do usuário, design de interfaces, boas práticas de programação, entre outras coisas.

Evangelize seu mercado. Faça webinars, produza e-books, promova seu conteúdo nas redes sociais. Demonstre domínio sobre o assunto, responda as dúvidas dos clientes.

Mas não se esqueça: para construir autoridade em algum assunto, requer que sua agência tenha uma boa estratégia de conteúdo, senão estará falando ao vento e ninguém irá te escutar.

Seja paciente, persistente e terá resultados.

4 – Escreva conteúdo evergreen e traga tráfego constante para seu site

Sua agência decide criar conteúdo próprio e começa a escrever. Bate a dúvida, escrever conteúdo evergreen ou noticioso? Qual trará melhor resultado e tráfego para o blog?

Quando você cria uma boa estratégia de conteúdo, precisa saber dosar a quantidade de cada um no seu calendário editorial.

O conteúdo noticioso gera resultado significativo em pouco tempo, com picos de acesso na sua publicação, porém perde a força ao longo do tempo.

São conteúdos mais datados, com prazo de validade, que ficam desatualizados mais facilmente. Geralmente, são bons para gerar buzz, com altos índices de compartilhamento nas redes sociais.

Os conteúdos evergreen, ou perenes, são conteúdo que trazem resultados constantes ao longo do tempo, mantendo seu valor e relevância para o leitor. São conteúdo mais completos, didáticos, que respondem as dúvidas do seu cliente.

Uma vez criados e publicados, continuam trazendo tráfego orgânico ao longo dos anos, sem necessidade de investimento adicional após sua criação. Os resultados se sobrepõem ao investimento inicial.

Perene ou noticioso, ambos conteúdos, tem seu lugar na sua estratégia de conteúdo. Depende do seu objetivo e do seu posicionamento no mercado.

Se deseja educar seu público sobre seu valor, invista em conteúdo perene, que seja útil para seu atual e futuro cliente. Investir na criação de conteúdo próprio trará resultado a longo prazo.

Gostou deste artigo? Não esqueça de deixar um comentário abaixo!

Certifique sua agência em marketing de conteúdo agora_CTA para o blog 630x300-02

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!