Analisamos 7.127 posts para te mostrar porque você DEVE investir em redes sociais

Toda empresa que entende o mínimo sobre marketing digital já está cansada de saber da importância do investimento e de uma estratégia bem feita de redes sociais.

As vantagens são muitas: é uma forma relativamente barata de divulgar sua marca, sua mensagem e de conseguir clientes.

Mas muitas empresas pecam em uma parte muito relevante de uma estratégia de redes sociais: o momento de avaliar os resultados do seu marketing nas redes sociais.

Os problemas variam — eles vão desde falta de conhecimento sobre as principais métricas de redes sociais e ignorância em relação a importância da análise de dados a se deixar levar por achismo ou por métricas de vaidade, como número de seguidores, visualizações e curtidas.

Ignorar esse tipo de dado ou não analisá-lo é um erro enorme!

Não basta postar um gif ou um meme divertido e conseguir 10.000 curtidas — você precisa saber se esse conteúdo trouxe algum resultado efetivo para o seu negócio.

É por isso que nesse artigo vamos te explicar o que é o ROI das mídias sociais e ainda te mostraremos com base em uma análise de 7.127 posts qual a relação entre a promoção do seu conteúdo em redes sociais e o aumento de oportunidades de negócio para a sua empresa.

Entendendo o ROI das mídias sociais

investir em midias sociais

Segundo a pesquisa Content Trends 2016, 91.7% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes sociais, com o Facebook sendo a rede mais escolhida pela maioria das empresas.

Esse número é impressionante.

Ele é a prova de que as redes sociais vieram para ficar e não são apenas uma tendência passageira.

E essa informação vem com um porém: muitas empresas nas redes sociais significa que a competição pela atenção dos usuários é gigantesca, e por isso você precisa se destacar, mensurar seus resultados e entender como anda de fato suas táticas de promoção nesses sites.

Você está conseguindo clientes pelas redes sociais? E tráfego para o seu site? Como anda seu engajamento?

É aí que entra o ROI das mídias sociais.

ROI (return over investment ou retorno sobre investimento) é uma das métricas mais essenciais quando falamos de marketing digital.

É o ROI que dita quanto a empresa está lucrando e se beneficiando com cada investimento feito.

Em redes sociais, o maior desafio ao medir o ROI é ter certeza de que você está atualizado com todas as mudanças de algoritmos, novas ferramentas e funcionalidades e conseguir provar o valor da sua estratégia de mídias sociais.

Quando falamos de marketing de conteúdo e redes sociais, então, a história fica um pouco mais complicada.

Isso porque muitas empresas ainda não entendem a importância da promoção de conteúdo para uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.

Não basta apenas ter um blog — de que adianta você criar o melhor conteúdo do mundo se ninguém tiver acesso a ele?

Além disso, apesar de compartilhamentos em redes sociais não ser um fator direto de rankeamento quando estamos falando em SEO, uma taxa alta de cliques e a popularidade de um conteúdo é um fator, por isso a promoção de conteúdo ajuda (e muito) a melhorar a visibilidade online da sua marca.

Por que você deve investir em redes sociais: uma análise de 7.127 posts

Agora você pode estar se perguntando: ok, na teoria as redes sociais funcionam muito bem como parte de uma estratégia de marketing digital. Mas e na prática?

Não se preocupe! Estamos aqui para esclarecer isso também.

O que analisamos: 7.127 posts de todos os tamanhos, categorias e nichos.

investir em midias sociais

Isso mesmo! Mais de 7000 posts!


Nossa hipótese: Posts com mais compartilhamentos em redes sociais ampliam o tráfego de um blog post.

O que descobrimos: Ufa! Vamos aos resultados:

Resultado: empresas que promovem mais seus posts em redes sociais atraem 42% mais visitantes do que empresas que não investem na promoção de conteúdo

investir em redes sociais

Quanto mais compartilhamento em redes sociais, mais tráfego para o blog.

Posts que foram apenas publicados, sem uma estratégia de promoção de conteúdo, recebem em média 390 visitas.

Já posts com uma estratégia mais completa de redes sociais e que possuem cerca de 50 compartilhamentos ou mais em redes sociais recebem uma média de 554 visitas. Percebeu a diferença?

Isso significa, em números gerais, que empresas que investem em divulgação do conteúdo de um blog recebem 42% mais visitantes do que negócios que apenas ignoram essa estratégia.

E nós já sabemos: mais tráfego, mais visitantes, mais oportunidades de geração de leads e vendas.

Os números não mentem: aliar uma estratégia de redes sociais aos seus esforços de marketing de conteúdo não é apenas uma boa dica, mas sim ESSENCIAL se você quer que seu blog ganhe autoridade, tráfego e que sua marca vire referência no mercado.

Bônus: a melhor dica para promoção de conteúdo em redes sociais

Ok, você ficou convencido com tudo isso que eu falei aí em cima. Mas qual a melhor forma de promover seu conteúdo em redes sociais?

Use a regra 4, 4, 4!

A regra 4, 4, 4 dita que você deve promover cada post que você publicar no seu blog 4x, em 4 dias e horários diferentes, com um espaçamento de tempo bacana para não cansar o seu seguidor.

Exemplo: esse post que você lê acabou de ser publicado. Para promovê-lo, vou usar a seguinte regra:

  • Facebook, LinkedIn e Google+: promover ele 4x, com espaçamento de tempo de 7 dias entre um post e outro, sempre em horários diferentes.
  • Twitter: promover o post 4x, com um espaçamento de tempo de 4 dias entre um post e outro, sempre em horários diferentes.

Fácil, né? Nunca se esqueça dessa regrinha!

Ela sempre será uma mão na roda para sua promoção de conteúdo.

Algumas ferramentas podem te ajudar no agendamento de postagens para garantir que você nunca fique atolado ou sem conteúdos para publicar.

A Rock Content, por exemplo, está disponibilizando uma ferramenta de distribuição de conteúdo para redes sociais em sua plataforma de marketing de conteúdo.

Cada post produzido na plataforma da Rock já vem com as chamadas de social associadas a ele para que ele possa ser promovido em múltiplos canais e horários, garantindo assim que você tenha mais tráfego em seu blog.

Se você quiser conhecê-la, fique a vontade para agendar um papo com nossos especialistas, ok?

Quer entender mais sobre o assunto? Não deixe de baixar o nosso kit completo de redes sociais!

kit de marketing nas redes sociais

 

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!