lancar app

Como fazer marketing de conteúdo para lançar um aplicativo

O mercado para os aplicativos mobile está aquecido no Brasil.

Hoje mais de 73 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones, e segundo o G1, 86% do tempo que os brasileiros passam no smartphones é usando algum tipo de aplicativo.

Diante de um cenário tão promissor como este é compreensível que muitos empreendedores pensem em lançar aplicativo para gerar bons lucros ou aumentar a visibilidade de sua empresa.

E o marketing de conteúdo pode ser um excelente aliado para lançar um aplicativo com sucesso, pois é capaz de gerar tráfego para a página de seu aplicativo e atrair a atenção do público para baixarem sua solução.

Para ajudá-lo nesta tarefa, iremos ensiná-lo neste post como usar o marketing de conteúdo para lançar aplicativo com sucesso.

Confira!

Comece sua campanha de marketing antes de efetivamente lançar aplicativo

Você não precisa esperar seu aplicativo estar pronto para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo e, com isso, gerar oportunidades de negócio para sua empresa. 

Pense que o seu trabalho promocional começa no momento que você inicia o desenvolvimento de seu aplicativo.

Isso irá garantir que você construa a imagem de sua marca e se posicione como um especialista do mercado, antes mesmo de comercializar sua solução.

E para esta estratégia alcançar os resultados esperados o ideal é que você comece pelo básico.

Comece o trabalho de criação de seu blog corporativo.

Ele será sua principal ferramenta em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Depois disso, é hora de desenvolver sua Buyer Persona e compreender quais são os problemas que ela enfrenta no seu dia a dia, assim como os objetivos que ela quer alcançar.

Com estas informações você poderá iniciar a produção de conteúdo de topo de funil, focada apenas na atração de público para sua página.

Este tráfego será muito importante para a geração de leads, que são as oportunidades de negócio a serem exploradas após o lançamento do aplicativo.

Além de posts tirando as dúvidas de sua persona, é interessante que você publique informações sobre o trabalho de desenvolvimento de seu aplicativo, compartilhando experiências e as funcionalidades que você está desenvolvendo.

Com isso você irá atiçar a curiosidade do mercado sobre o produto que você irá lançar, gerando certa ansiedade se seu público que será satisfeita quando você lançar o aplicativo.

Promoção através de e-mail marketing

E para a sua estratégia de marketing de conteúdo para lançar aplicativo conquistar resultados positivos ao lançar aplicativo de sua empresa, é essencial que você invista no e-mail marketing para promover o conteúdo criado por você.

Montar uma lista de e-mail

O primeiro passo para montar sua estratégia de e-mail marketing é montar sua lista de e-mails.

Uma boa prática para gerar uma lista de e-mails é convidando os visitantes de sua página a assinar sua newsletter.

Pode parecer besteira, mas só de oferecer esta opção para os visitantes de seu site você pode conquistar vários contatos para divulgar seu aplicativo.

Outra alternativa é a oferta de materiais ricos, como ebooks e webinars sobre o tema de seu aplicativo.

Estas são excelentes ferramentas para ajudá-lo na montagem de sua lista de e-mails.

Criar um fluxo de nutrição

Depois de montar sua lista de e-mails é hora de criar o fluxo de nutrição de suas leads, de forma a prepará-las a baixar seu aplicativo quando ele for lançado.

E o processo de envio de suas mensagens é bem simples: comece divulgando os conteúdos de topo de funil que você produziu, demonstrando para seus assinantes que você está preocupado em tirar suas dúvidas e dar dicas sobre como otimizar seu dia.

Em cada e-mail enviado é essencial que você convide seus assinantes a acessarem um outro tipo de conteúdo para tirarem mais de suas dúvidas, seja novos artigos de seu blog ou mesmo outros ebooks.

E após um período do envio de mensagens com dicas gerais, é hora de você começar a enviar conteúdo de meio de funil.

Neste momento você começa a demonstrar os benefícios que um aplicativo como o que você está desenvolvendo pode oferecer para seus usuários.

Esta ação ajuda a desenvolver o interesse do público em seu aplicativo, pensando em todos os benefícios que ele teria ao baixá-lo.

À medida que sua lead continuar demonstrando interesse e buscando mais informações sobre as vantagens que um aplicativo como o seu ofereceriam a ela, é hora de começar a produzir o conteúdo de fundo de funil, onde você irá abordar diretamente as características e funcionalidades de seu aplicativo.

E ao contrário do que você pode pensar, não é preciso esperar as vésperas do lançamento para começar a produção de conteúdo de fundo de funil.

Você pode fazer isso tão logo seu público demonstre interesse por seu aplicativo.

Como conteúdo de fundo de funil você pode produzir um diário de criação de seu aplicativo, compartilhando um pouco de suas experiências.

Você poderá também escolher alguns usuários a testarem versões beta de seu aplicativo, o que pode ajudar ainda mais a você promover seu aplicativo antes mesmo do lançamento.

Você poderá também promover conteúdo mostrando o uso prático de seu aplicativo antes de seu lançamento, fator extremamente importante para convencer o cliente no fundo de funil.

Com uma campanha de e-mail marketing como esta você reforça sua marca e mantêm o público na expectativa do lançamento de seu aplicativo.

Assim, quando você finalmente lançar aplicativo você já terá um grande número de pessoas esperando por conhecer sua solução, pois você já gerou a expectativa destas pessoas.

A estratégia de conteúdo após lançar aplicativo

Depois que você preparou o terreno para o lançamento de seu aplicativo e interagiu com seu público através do conteúdo criado por você chega o tão esperado lançamento.

Isso pode e deve gerar uma sensação de dever cumprido, principalmente se houve um grande trabalho no desenvolvimento do aplicativo.

Porém você precisa estar ciente que sua estratégia de promoção não pára por aí.

Você pode e deve continuar investindo no marketing de conteúdo para gerar mais clientes para sua empresa.

A começar pela produção e divulgação de releases sobe o aplicativo que você acabou de lançar.

Por mais que este não seja um conteúdo consumido diretamente pelo público de seu aplicativo, este é o tipo de conteúdo ideal para aumentar ainda mais o alcance e o conhecimento de seu aplicativo.

Divulgue o lançamento de seu aplicativo para influenciadores do mercado como a mídia especializada, jornalistas portais e blogs do segmento todo o histórico de criação do aplicativo que você registrou em seu blog, e incentive o compartilhamento entre o público destes canais.

Além de promover o lançamento de seu aplicativo, isso ajuda você a conquistar outros links para o seu blog, o que é essencial para uma estratégia de link building e SEO que gera resultados.

Promova as atualizações de seu aplicativo

As atualizações de seu aplicativo também podem ser exploradas para torná-lo ainda mais conhecido.

Isso porque os usuários de seu aplicativo precisam continuar empolgados com sua solução, e o lançamento de cada atualização é apenas mais um motivo para eles continuarem usando sua solução.

E assim como na estratégia para lançar aplicativo, descreva as funcionalidades que foram adicionadas nesta nova versão e aproveite para divulgar o processo de criação das novas funcionalidades, além de explicar o que motivou estas modificações.

Incentive os visitantes de sua página e os assinantes de sua newsletter a continuar consumindo os conteúdos divulgados por você, em troca das informações de primeira mão sobre o seu aplicativo.

Promova as primeiras impressões de seu aplicativo

As análise, reviews e as impressões de seu aplicativo também podem ser exploradas em sua estratégia de conteúdo após lançar o aplicativo.

E a divulgação destas análises de terceiros sobre seu aplicativo podem ir além do envio dos links através de e-mail, mas também na criação de um compilado de todas as menções a seu aplicativo.

E mesmo que você receba alguns feedbacks negativos vale a pena citar estas análises, demonstrando que sua empresa é aberta à críticas e que se preocupa em oferecer a melhor experiência possível para os usuários de seu aplicativo.

Você pode até mesmo promover as atualizações do aplicativo para atender as críticas, estratégia que pode ajudá-lo a atrair ainda mais atenção a você ao lançar o aplicativo.

Avalie os resultados de sua estratégia

E assim como em qualquer estratégia de marketing digital, é indispensável que você acompanhe de perto os resultados alcançados por sua estratégia.

Key Performance Indicators (KPI) como o número de visitas em seu blog, o número de leads gerados por sua estratégia e a taxa de conversão de suas campanhas de e-mail marketing são excelentes dados para medir os resultados do marketing de conteúdo para lançar um aplicativo.

Avaliando cada um destes dados você poderá dizer claramente quais ações realizadas por você geraram bons resultados e precisam ser exploradas novamente, e quais ações promocionais não tiveram a performance esperada.

E é importante lembrar que a análise destes resultados não deve acontecer apenas no fim de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Na verdade, o ideal é que este acompanhamento aconteça desde o início da estratégia, o que irá permitir ajustes na estratégia antes que seja tarde demais.

Estes testes serão muito úteis para otimizar suas conversões e ajudar você a ter melhores resultados ao lançar aplicativo.

Agora que você já aprendeu como utilizar o marketing de conteúdo para lançar aplicativo, conheça as 28 métricas de marketing de conteúdo para avaliar o sucesso de sua estratégia.

Com isso você será mais eficiente e terá resultados ainda melhores para o seu aplicativo fazer sucesso!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!