5 lições de Frank Underwood para profissionais de marketing digital

5 lições de Frank Underwood para profissionais de marketing digital

A terceira temporada de House of Cards acaba de estrear e nós estamos ansiosos para ver o que Frank Underwood irá tramar nestes novos 13 episódios. Série criada por Beau Willimon, tem como protagonista o incrível ator norte americano Kevin Spacey como o ambicioso político (maquiavélico) que almeja um alto cargo público em Washington.

Até aí eu tenho certeza que você já deve estar careca de saber. Mas o que será que House of Cards pode ensinar para nós, profissionais de Marketing Digital? Preparamos uma lista com 5 lições que se encaixam perfeitamente na nossa rotina.

Texto inspirado na apresentação montada por Monetate: Frank Underwood’s Lessons For Digital Marketers

Antes de começarmos…

Ao chegar na terceira temporada de House of Cards você já deve ter percebido quanto o Democrata vivido por Kevin Spacey consegue atrair a atenção de seu “público”. O primeiro ponto que devemos aprender com o personagem é a maneira como devemos tratar o público para gerar engajamento.

A forma como ele se refere durante entrevistas e discursos, falando diretamente para as pessoas, mostrando que ele realmente se interessa com elas e com a mensagem que ele deseja passar.

Lição 1. Construa confiança

O ponto de partida que devemos aprender com Frank Underwood é simples. Apesar disso, nem todos conseguem executar tal tarefa de maneira correta. Ao invés de falar sobre você e sua empresa, utilize seus canais digitais para conhecer o que o seu público deseja saber. Crie personas, conheça seus interesses e faça pesquisa de palavras-chave que te auxiliam a conhecer o que seus clientes desejam ver.

Utilizar este tipo de informação é essencial para conquistar a confiança de seus visitantes para que, no momento certo, eles se tornem leads. Este é o primeiro passo que auxiliará os prospectos na jornada do comprador (buyers journey).

Lição 2. Esteja em todos os lugares

“Power is a lot like real estate. It’s all about location, location, location. The closer you are to the source, the higher your property value.”

O que isso quer dizer, na verdade, é que você deve dedicar seus esforços para mobile. O crescimento do número de usuários móveis de internet é assombroso. Uma boa quantidade de seus acessos pode ser proveniente de smartphones e tablets e seus canais devem estar otimizados para tais plataformas.

Crie e invista em blogs e sites responsivos. Este é o caminho do sucesso!

Lição 3. Invista no relacionamento com seus clientes

A ideia de enviar ofertas incríveis como cupons, descontos e até mesmo oportunidades únicas pode fazer sentido em algum momento. Mas lembre-se que este tipo de conteúdo é facilmente esquecido e, com o passar do tempo, se você não desenvolver uma boa estratégia de fluxo de nutrição, estes contatos esquecerão de você.

Qual é a melhor estratégia para sempre estar nos holofotes do seu visitantes, prospectos e clientes? Trabalha no relacionamento. Esteja aberto para comunicação, ofereça conteúdo que faça sentido para eles na hora certa.

Não existe a receita do bolo, mas para conseguir ser lembrado é necessário focar seus esforços em estratégias que trabalhem o bom relacionamento e não apenas uma oferta qualquer.

Lição 4. Conheça seu cliente

“What you have to understand about my people is that they are noble people. Humility is their form of pride. It is their strength; it is their weakness. And if you can humble yourself before them they will do anythings you ask.”

Você pode estar pensando: “Nossa, mas esta dica é tão obvia!”. Apesar de ser bem essencial, você realmente conhece seu público-alvo? Não estou dizendo conhecer de maneria generalista: “Homens jovens que apreciam música de qualidade”. No Inbound Marketing a maneira correta de conhecer seus clientes é criando personas.

Mas afinal de contas, o que são personas? De maneira bem resumida, elas são as representações fictícias de um cliente ideal. Apesar da descrição, não confuda as coisas. Personas são criadas após pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e muito estudo. Nada é criado no achismo.

Enfim, conheça seu público e você obterá melhores resultados.

Lição 5. Não fique parado, mãos à obra!

Não deixe que insegurança e medo de falhar impeçam você de trabalhar. Pare de ficar parado e comece a agir. Estude, planeje, execute e mensure. Tenha seus objetivos definidos antes de iniciar qualquer nova estratégia ou campanha. Isso te auxiliará a não perder o rumo e também norteia o trabalho.

Execute de acordo com o planejado e sempre mensure seus resultados. Essa é a única maneira de saber se seus esforços estão conseguindo alcançar o que foi planejado.

Bônus:

Além de interpretar Frank Underwood, Kevin também foi o palestrante principal do Content Marketing World 2014, com uma palestra incrível sobre content marketing e storytelling. Você pode conferir no video abaixo:

House of Cards é uma série que, acima de tudo, explica de maneira muito inteligente o quanto é importante planejar cada passo rumo ao sucesso. Frank Underwood é um personagem capcioso e sabe das coisas, tenho certeza que você não ignorará estas dicas.

Comece a executar estas lições agora mesmo!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!