Like Gate: Aprenda o que são e como fazer um na prática

Like Gate: Aprenda o que são e como fazer um na prática

O Facebook há muito deixou de ser apenas um local para compartilhar fotos e mensagens. Ele é hoje o centro de muitas campanhas de marketing digital. Não é para menos. Com mais de um bilhão de usuários dispostos a consumir conteúdo, produtos, serviços, compartilhar posts e curtir publicações é indispensável que sua marca esteja presente neste universo.

O Facebook há muito deixou de ser apenas um local para compartilhar fotos e mensagens. Ele é hoje o centro de muitas campanhas de marketing digital. Não é para menos. Com mais de um bilhão de usuários dispostos a consumir conteúdo, produtos, serviços, compartilhar posts e curtir publicações é indispensável que sua marca esteja presente neste universo.

Nele, a sua a capacidade de falar com os usuários depende da sua base de fãs. Quanto mais fãs, mais pessoas comentando, compartilhando e repassando para frente suas mensagens. Ter muitos likes no Facebook te ajudará a divulgar seu conteúdo e seus materiais para mais pessoas. Assim, é natural que tenham surgido ferramentas para aumentar o número de curtidas. O próprio Facebook oferece algumas.

Entre elas está o like gate. Mas o que é isto? Como você pode montar o seu? Como otimizá-lo para o melhor resultado? Nos próximos parágrafos responderemos essas – e outras – dúvidas. Acompanhe:

O que é um like gate

O like gate é um aplicativo que funciona dentro da sua fanpage para incentivar o aumento no seu número de likes. Quando um novo usuário acessar sua página, ele será convidado a clicar no botão de curtir em troca de alguma recompensa. Pode ser o download de algum material, como um ebook, ou a liberação de um cupom de desconto, por exemplo.

Like gates também são utilizados para concursos e sorteios. Quando uma marca pretende sortear um produto ou permitir que visitantes enviem colaborações, muitas vezes monta um like gate que obriga o usuário a curtir a página. Apenas após o like é que ele terá acesso ao conteúdo, ou seja, o like funciona como um portão, daí o nome like gate.

Como montar um like gate

Antes de planejar o seu, é preciso saber que a política de privacidade do Facebook não permite que o like gate seja utilizado para fazer spam ou liberar o conteúdo da sua página em si. Ou seja, ele só pode ser utilizado para ações pontuais, como promoções de lançamento e eventos.

Não é necessário conhecimento técnico em programação para construir um like gate. Há várias ferramentas na Internet disponíveis para ajudá-lo, que fazem o trabalho quase que automaticamente. Algumas, oferecem até uma série de imagens para que você não precise se preocupar com nada.

Feito isso, estabeleça de forma clara como o like gate irá funcionar. Você pode criar um concurso que premie fãs que trouxerem mais amigos para a sua página, por exemplo. Assim, além de aumentar sua base seguidores, você engajará os já existentes.

Aqui na Rock Content, usamos o ThunderPenny. Ele é bem simples de usar e totalmente gratuito. Você deverá adicionar sua página do Facebook ao aplicativo – é só seguir os passos no site – e depois você deverá ir à sua fan page na rede social para configurar o Like Gate.

Em sua fan page, clique em “Editar Página” e busque a aba “Aplicativos”. Então encontre o aplicativo “Static HTML: iframe tabs” e edite sua configurações. Você poderá adicionar as imagens que desejar, os arquivos que quiser compartilhar e fazer os anúncios necessários!

Outro ponto importante é que todas as imagens devem ser de links seguros (https://). Para isso você pode usar o Image Lair, uma ferramente gratuita para hospedar suas imagens e deixá-las com links seguros, que serão aceitos e compartilhados em seus like gates.

Melhores práticas

Otimizar seu like gate impulsiona ainda mais os resultados. Direcione as pessoas para o botão de like utilizando flechas ou chamadas de texto. Inclua um call-to-action claro, como a frase “curta nossa página” para ser o mais objetivo possível. Seja específico ao explicar qual é a recompensa.

Cuide também da aparência! Use boas imagens bonitas e nítidas, fáceis de identificar. Seu texto precisa estar com o português correto e clareza absoluta no conteúdo. Quanto mais bem cuidada a página, maior a possibilidade de conquistar a curtida.

Por fim, não adianta montar um like gate espetacular se o conteúdo da sua página está fraco e não vai gerar engajamento algum. Entenda que o like gate é uma maneira bastante eficiente de tornar a sua página conhecida por mais pessoas, mas não vai -sozinho- tornar sua estratégia de marketing digital um sucesso.

Quer saber mais sobre como deslanchar suas campanhas no Facebook? É só continuar acompanhando o nosso blog! Assine nossa newsletter!