Links internos e externos: Entenda como eles funcionam

Links internos e externos: Entenda como eles funcionam

A importância do SEO na criação de conteúdo e manutenção de um site toma grande parte do tempo dedicado ao marketing de uma empresa. Estar no topo da busca do Google, por exemplo, é um dos principais canais de aquisição de usuários – e você não pode ignorar essa vantagem.

Para alcançar esse objetivo há várias técnicas que podem ajudar: gestão de keywords e criação de conteúdo próprio, entre outras que já são bem conhecidas. No entanto, muitos criadores de conteúdo não conhecem outro recurso muito útil: uso de internal e external links. Para incrementar ainda mais sua estratégia de SEO, abaixo exploraremos o conceito, aplicações e vantagens dessa técnica na gestão de conteúdo dos seus sites.

O uso de internal links

Internal links (ou links internos) apontam para páginas dentro do seu próprio site, ou seja, que possuem como fonte o mesmo domínio. Eles são utilizados para facilitar a navegação do usuário dentro do site, levando-o de uma página a outra. Além disso, é possível usá-los para criar uma hierarquia de informações, deixando claro para o visitante o que é mais importante.

Em se tratando de SEO, links internos são tratados como ferramentas de auxílio para um melhor rankeamento do seu site diante de mecanismos de busca. Para entender sua importância, precisamos compreender como os principais algoritmos de busca funcionam: quando o algoritmo do Google, por exemplo, visita seu site para rankear seu conteúdo, ele é guiado pelos links internos da página. Digamos que sua página principal aponte para outras três páginas, mas não aponte para a página de contatos. Logo, por não haver ligação entre as páginas, o algoritmo não conseguirá encontrá-la.

Quando descobrimos a relação entre links internos, páginas de conteúdo e a importância de se estar no topo das buscas, percebemos como é fundamental cuidar desses detalhes. Criar um mapa do seu site e deixá-lo disponível aos buscadores pode ser uma maneira de contornar esse problema e ter uma estratégia de SEO mais eficiente.

O uso de external links

Tão importante quanto os links internos são os external links – ou links externos. Ao invés de apontar para o seu próprio domínio, esse tipo de link aponta para domínios externos. São considerados externos tanto aqueles links que apontam para a sua página quanto os que você aponta para páginas de outros sites.

Apontar para páginas externas, ou seja, criar external links é sempre vantajoso. Primeiro, você irá fornecer mais informações para seus leitores. Então, sempre linke sites com conteúdo de qualidade e relelevante para seus visitantes. E segundo, o Google reconhece isso como uma prática válida e considera a qualidade dos links na hora de posicionar seu site nas pesquisas realizadas. Ser citado em outros sites também é excelente, pois, quando um outro site aponta para você, significa que ele está te dando um voto de confiança para seu conteúdo. Isso também é um diferencial para um melhor rankeamento.

O uso de links externos é uma ferramenta poderosa de SEO. Quanto mais links de qualidade você colocar nos seus textos ou quanto mais sites usarem seu conteúdo como referência, melhor os algoritmos de busca irão posicioná-lo. Porém, é fundamental saber que as recentes versões desses algoritmos dão prioridade a links de qualidade. Ou seja, de nada adianta ter um monte de links criados artificialmente que apontam para o seu site. O mais importante é qualidade, não volume.

Entendeu a importância do uso de links internos e externos para a sua estratégia de SEO? Caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe-a conosco nos comentários!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!