livros de marketing digital

Inspire-se com os melhores livros de marketing digital

Há muito tempo as empresas já compreendem a importância do marketing e destinam uma boa parte de seus investimentos para essa área.

No entanto, tal qual o cliente, o marketing também evoluiu e hoje essa relação é um pouco mais complexa.

Enquanto no passado as propagandas tinham intenções mais simplórias, como alcançar o maior público possível e enaltecer as qualidades dos serviços ou produtos, atualmente essas táticas não são mais tão eficazes.

As pessoas deixaram de ser passivas nesse processo e começaram a buscar não só informações sobre o que desejam consumir, mas também compreender a relação que a marca tem com o seu público alvo e o mundo de forma geral.

O marketing então deixou de ser genérico e passou a ser preciso: é indispensável agradar aos indivíduos que estão cada vez mais exigentes e menos fieis.

E dentro desse contexto, a internet tem um papel primordial, pois ela é o meio de pesquisa favorito de quase todo o planeta e é através de sites de busca, blogs e redes sociais que boa parte da informação é passada.

Chegamos assim à era do marketing digital: mais eficaz, dinâmico e exato.

Se você ainda não domina o tema, deveria buscar maneiras de fazê-lo.

É praticamente impossível chegar ao sucesso em um mercado tão concorrido sem ter domínio dessa nobre vertente da propaganda.

Quer então mudar essa realidade e se tornar um expert no assunto?

Então confira nossa lista e descubra quais são os melhores livros de marketing digital que você pode ler:

1. Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers

Autor: Seth Godin

51jl372k-fl

O livro trata especialmente sobre uma ferramenta fundamental do marketing digital: o email marketing. Ele aborda a eficiência do método e ressalta o valor de ter a permissão explicita do consumidor para receber propaganda, como boletins informativos e similares. É um relacionamento “business to consumer”, mas que parte do cliente, que inicia o contato de acordo com o que ele deseja. Há algum tempo se dizia que essa estratégia cairia em desuso, mas a verdade é que ela se mostra mais eficiente do que nunca. Confira um resumo do livro aqui.

2.Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

Autor: Philip Kotler

marketing_3-0

Considerado o papa do marketing moderno por 12 em cada 10 profissionais, Philip Kotler mostra em Marketing 3.0 como lidar com as características e funções da nossa atual versão do marketing, onde quem dita as regras é a Tecnologia da Nova Era (leia-se: internet).

E aí, para isso, o livro fala especificamente sobre o marketing contemporâneo e do que está por vir nos próximos anos. Trata sobre o principal fator que levou a essa alteração na maneira como se faz propaganda: a evolução do cliente. Nessa nova realidade, o profissional de marketing precisa ficar ligado com as novas tendências de consumo e atender aos novos ideais e anseios do comprador em potencial.

Confira esse resumo de Marketing 3.0.

3.A Bíblia do Marketing Digital

Autor: Cláudio Torres

capaampliada_9788575222027

A gente sabe que nem todo livro do tipo “a bíblia de alguma coisa” tende a ser interessante. Mas esse não é o caso de A Bíblia do Marketing Digital. E o motivo é simples: seu autor, Cláudio Torres, é um sujeito que realmente manja do assunto.

Colunista de marketing digital de grandes sites como iMasters e Cidade do Marketing, e também mestre em Sistemas pela USP e pós-graduado em Marketing na Suécia, Torres é um dos grandes nomes do marketing para a web no Brasil e mostra em seu livro alguns dos maiores ensinamentos que ele aprendeu ao longo dos anos sobre estratégias, ações, ferramentas e mídias para a internet.

4.Epic Content Marketing: How to Tell a Different Story, Break through the Clutter, and Win More Customers by Marketing Less

Autor: Joe Pulizzi

Pulizzi0071819894-2-300x443

Mostra a importância de se levar em conta o público alvo para conseguir mais consumidores. Ajuda a desenvolver estratégias e criar mensagens “sob medida” nas mídias sociais, Google e no que for de mais essencial na grande rede. O autor é um verdadeiro estrategista e um grande nome sobre o tema na América do Norte. Confira um resumo do livro aqui.

5.Social Media ROI: Managing and Measuring Social Media Efforts in Your Organization

Autor: Olivier Blanchard

ShowCover

O livro ajuda a usar a tecnologia para aumentar sua relação com o cliente. Mostra as melhores práticas, estratégias, execuções, planejamentos, análise e diversas variáveis do marketing digital, especialmente nas redes sociais. É um volume que promete dar soluções práticas para atrair seguidores e definir métricas para ajudar sua marca a ganhar mais valor.

6.Contagious: Why Things Catch On

Autor: Jonah Berger

15801967

Um best seller nos Estados Unidos, esse livro tenta mostrar as razões que fazem algo se tornar popular ou não.  O autor dedicou a última década para tentar desvendar porque algumas histórias se tornam virais, porque alguns itens são campeões de vendas e mostra que há uma ciência por trás da transmissão social. Além disso, conta casos inspiradores e mostra como você pode fazer seu produto dar certo.

7.A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson

cauda-longa_submarino-com-br

Apesar do conceito da Cauda Longa — que resumidamente é a transformação de um mercado focado em produtos e serviços de massa para um mercado centrado em nichos — não ser nada novo (afinal, ele já é estudado desde os anos 40!), foi graças ao artigo e, principalmente, ao livro do jornalista Chris Anderson, ex-editor da revista Wired, que o termo se popularizou.

E não é por menos. Considerado uma das bíblias do marketing digital, esse livro de 2006 aponta não apenas a importância do nichos de mercado para a economia como também mostra como eles podem e devem ser explorados pelas ações na internet.

Hoje, 10 anos após o seu lançamento, já podemos encontrar o clássico Cauda Longa na versão digital, impressa e até em HQ!

8. A Revolução das Mídias Sociais

Autor: André Telles

a_revolucao_das_midias_sociais_revista_e_atualizada_big

Não dá para pensar em marketing digital sem pensar nas redes sociais. Elas são parte importante da realidade da vida de quase todas as pessoas e isso influencia fortemente a maneira com a qual elas consomem. O autor mostra de forma inteligente como usá-las a favor dos seus resultados e dá exemplos interessantes, como o do presidente americano eleito com ajuda dessas mídias, Barack Obama.

9. Guia definitivo do e-mail marketing

Autor: DJ Waldow e Jason Falls

guia-definitivo-de-email-marketing-jason-falls-8575223399_600x600-PU6eb78aa3_1

A obra definitiva sobre essa tática essencial de fazer dinheiro: o email marketing. Ela não só possui um retorno muito bom, como também é praticamente de graça. Ensina como criar as mensagens mais atraentes para seu público alvo e fala das formas de integrar essa ferramenta com as redes sociais.

10. Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans e Followers

Autor: Jeff Rohrs

51MYM6WnOqL

Leitura obrigatória para quem trabalha com propaganda ou marketing de conteúdo. O livro fala sobre a produção de temas relevantes, mas o foco é no quanto as empresas estão efetivamente aproveitando a oportunidade de desenvolver suas mídias. As plataformas mais famosas são citadas (Twitter, Facebook, LinkedIn, Tublr, YouTube, entre outros) e o potencial de atrair consumidores e manter audiência de cada uma é analisado em minúcias. Além disso, o autor dá dicas para profissionais de marketing de agências e empresas.

 

11. Dataclisma: Quem somos quando achamos que ninguém está vendo

Autor: Christian Rudder

livros de marketing digital

Também responsável pelo OkCupid, um dos maiores sites de relacionamentos da internet lá do meio dos anos 2000, Christian Rudder fez sua estréia na literatura em 2014 com esse “Dataclisma: Quem somos quando achamos que ninguém está vendo”, um livro onde ele usa alguns dados do seu antigo projeto para mostrar ao leitor como funciona o comportamento das pessoas na internet — e como esse comportamento às vezes é bem diferente daquele que as pessoas dizem ter de verdade.

Disponível tanto no formato digital quanto impresso.

12. Content Inc

Autor: Joe Pulizzi

livros de marketing digital

Olha o Joe Pulizzi aqui de novo!

Criador do Content Marketing Institute, uma das maiores empresas de treinamento de marketing de conteúdo do mundo, Pulizzi mostra em Content Inc (que podemos traduzir como Conteúdo S.A) como foi que ele montou a sua empresa e como aplicou todo o conhecimento de marketing digital para fazer dela um baita sucesso em apenas 6 passos que o próprio leitor pode tentar seguir.

Ainda sem tradução para o português (mas disponível em inglês em formato Kindle na Amazon).

13.Nocaute

Autor: Gary Vaynerchuk

livros de marketing digital

Até alguns anos atrás a mídia tradicional (leia-se TV, rádio e revistas) era uma espécie de ringue em que as empresas davam socos atrás de socos publicitários na audiência por meio de anúncios super invasivos e forçados. E em uma época onde a diversidade de canais não era das melhores, pouco restava para o público a não ser levar todos esses golpes.

Sò que aí veio a internet e o marketing digital e tudo isso mudou. Agora, qualquer empresa que queira se dar bem no mercado precisa entreter e ser útil para o público e não apenas brigar com ele.

Pelo menos é isso que o russo Gary Vaynerchuk ensina em Nocaute.

14.A/B Testing: The Most Powerful Way to Turn Clicks Into Customers

Autor: Dan Siroker

livros de marketing digital

Durante a corrida presidencial de 2008, Barack Obama conseguiu aumentar em mais de 40% a quantidade de doações para a sua campanha através de algo relativamente simples: um teste A/B feito em seu site que apontou qual texto, foto e até cor de botão de ação gerava mais resultados.

Gostou desse case? Pois então você vai adorar A/B Testing: The Most Powerful Way to Turn Clicks Into Customers, um livro escrito por Dan Siroker, responsável por fazer esse teste da campanha de Obama, onde o autor mostra não só a importância dos testes A/B para qualquer ação de marketing digital quanto algumas dicas de como fazer isso em seu próprio site.

Para os interessados, o capítulo 3 (onde o autor falar de alguns casos de sucesso, como da Netflix, ABC e Digg) está disponível gratuitamente para download no site da Optimizely.

15.O sinal e o ruído

Autor: Nate Silver

livros de marketing digital

Trabalhar com marketing digital é trabalhar com informação. E isso é bem óbvio. Porém, como filtrar a boa informação, que pode indicar um bom caminho para a estratégia do seu negócio, de uma furada daquelas?

É isso que o estatístico Nate Silver tenta ensinar em O sinal e o ruído, um dos livros de marketing digital mais importantes publicados aqui no Brasil pela editora Intrínseca e que mostra como podemos interpretar os dados e informações de forma realmente útil para a nossas empresas e até para a vida pessoal.

16.Remote: Office Not Required

Autor: Jason Fried

livros de marketing digital

Trabalhar com marketing digital muitas das vezes significa trabalhar remotamente — principalmente quando a sua cidade não conta com bons programadores, designers, redatores ou planners. E para esses casos, saber como operar e organizar as tarefas remotamente é algo mais do que importante.

É aí que entra Remote: Office Not Required, novo livro de Jason Fried, có-fundador da 37signals, empresa responsável pela plataforma Basecamp, e também autor do best-seller Re-Work. Nele, Fried ensina não apenas como é, sim, possível trabalhar perfeitamente no modelo Home Officem como também como usar as plataformas digitais para otimizar o trabalho e vender seus produtos na internet sem precisar de um escritório físico.

17.Microtendências

Autor: Mark J. Penn

livros de marketing digital

Um dos responsáveis pela estratégia de comunicação da campanha de Hillary Clinton ao governo dos Estados Unidos, Mark J. Penn é também o autor de Microtendências, livro de 2008 onde ele aborda um tema muito interessante (principalmente para quem cria campanhas de marketing de olho nos números do Analytics): as microtendências.

Para o autor, qualquer profissional de marketing, seja on ou offline, precisa ficar atento a esses micro comportamentos de pequenos grupos que, não raro, acabam, posteriormente, impactando as opiniões e ações de outros grupos maiores.

No entanto, como Mark deixa claro no livro, é preciso ficar atento a alguns detalhes para saber identificar o que é tendência e o que é apenas algo passageiro.

18.Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web

Autor: Steve Krug

livros de marketing digital

Considerado um dos livros de marketing digital mais importantes para os webdesigners, para os programadores e planners, Não me faça pensar, de Steve Krug, mostra a importância de criar páginas para a internet onde o usuário não tenha que pensar demais na hora de navegar por elas através de bons elementos de interação.

E muito se engana quem pensa que nesse tema só tem design envolvido! Para que um site realmente seja fácil de ser navegado, Krug aponta a necessidade de se construir bons textos para todas as telas, realizar testes A/B e também investir em bons programadores que consigam deixar os projetos leves e fáceis de serem acessados em qualquer dispositivo.

Já disponível em uma versão atualizada pelo próprio autor em formato impresso e digital.

19.Sundae de Almôndegas

Autor: Seth Godin

livros de marketing digital

Importantíssimo para qualquer profissional de marketing digital, Sundae de Almôndegas, também do guru Seth Godin, fala justamente de como o marketing digital não serve para todo tipo de negócio nem todo tipo de empresa.

Pois é: segundo Godin, um dos aspectos mais importantes para quem trabalha com planejamento de marketing digital é justamente entender quando uma empresa realmente tem a lucrar com a web e, se não for o caso, se é possível reinventa-la para que ela lucre de fato com a internet em outro momento.

Super indicado principalmente para quem trabalha com clientes de ticket extremamente alto ou até mesmo governamentais.

20.Regras de Conteúdo

Autor: Ann Handley

livros de marketing digital

“O conteúdo é rei”. Talvez essa frase só não seja mais batida do que “2016 é o ano do mobile” e “a internet é a rede mundial de computadores”. No entanto, isso não quer dizer que ela não seja verdade.

E é justamente sobre o fato do conteúdo ser o rei da atualidade que fala o livro Regras de Conteúdo. Como Criar Excelentes Blogs, Podcasts, Vídeos, e-Books, Webinários (e Muito Mais) que Atraiam Clientes e Impulsionem Seu Negócio, um verdadeiro manual onde a autora Ann Handley mostra como usar o (bom) conteúdo para fazer novos negócios e como que grandes marcas como Coca-Cola, HBO e Netflix tem usado isso à favor de suas marcas.

Disponível em português, em formato digital e impresso.

21.Economia Compartilhada

Autor: Robin Chase

livros de marketing digital

Há 15 anos atrás não existia Airbnb e nem Uber. No entanto, lá nos Estados Unidos já existia o Zipcar, um sistema de compartilhamento e aluguel de carros que em 2014 foi comprado por 500 milhões de dólares. Em dinheiro!

Pois em Economia Compartilhada, livro escrito pela norte-americana Robin Chase (fundadora do Zipcar), a autora conta não apenas a história dessa empresa criada por ela como também estuda a participação da sociedade nesse novo modelo de economia e como as plataformas colaborativas e os especialistas de marketing digital podem lucrar e aproveitar das características dela.

22.A Startup Enxuta

Autor: Eric Ries

livros de marketing digital

Sabe aquele tipo de livro que quando é lançado faz tanto sucesso que acaba se tornando uma referência para o meio? Esse é o caso de A Startup Enxuta do empreendedor Eric Ries.

Nele, Reis — que realmente fez carreira no Vale do Silício e não foi nenhum menino do Vale —, mostra como aprendeu na marra algumas lições de empreendedorismo e como fazer com que um negócio (digital ou não) possa, através de pesquisa e teste, criar novos e inovadores negócios, prototipar e executar o quanto antes.

Agora, é importante deixar claro uma coisa: para o autor, a maior parte das inovações da atualidade vem de pequenas e médias empresas, não das grandes. Por isso, esse livro é tão importante até mesmo para quem está começando ou apenas querendo empreender.

Um adendo interessante: Em 2015, Eric Ries criou uma campanha no Kickstarter para arrecadar verba para a produção de um novo livro chamado The Leader’s Guide, voltado diretamente para os empreendedores, gerentes e diretores de empresas. Uma campanha que superou bastante o valor pedido e deve colocar essa nova obra nas lojas em breve.

23.Free – grátis, o futuro dos preços

Autor: Chris Anderson

livros de marketing digital

Jornais com acesso grátis pela internet, aplicativos grátis, sistemas grátis, em um mundo onde tudo é grátis como é possível que uma empresa ganhe dinheiro? É exatamente isso que Chris Anderson (aquele mesmo da Cauda Longa) tenta mostrar em Free: grátis : o futuro dos preços, um livro de 2008 e com pouco mais de 280 páginas onde o jornalista aponta não apenas casos de marcas que se deram bem, mesmo “dando” alguns serviços de graça, como também maneiras de lucrar com um modelo que ele chama de freemium — quando algo é oferecido gratuitamente mas as pessoas pagam para ter alguns recursos adicionais.

Uma obra super indicada para quem trabalha com internet e ainda não entendeu como realmente fazer dinheiro com a web.

24.Wikinomics

Autor: Anthony D. Williams e Don Tapscott

livros de marketing digital

Assim como o caso do livro de Robin Chase, Wikinomics, Wikinomics, de Anthony D. Williams e Don Tapscott é focado em algo extremamente útil e importante para os profissionais de marketing digital: a economia colaborativa.

Usando exemplos conhecidos, como do Linux e da Wikipédia, os autores apresentam vários cases de empresas e projetos que se deram bem ao utilizar sistemas colaborativos para gerar receita e inovação, além, é claro, de apontar formas dos profissionais de marketing aproveitar esse modelo de produção para criar campanhas e promoções mais imersivas e inspiradoras para seus clientes.

Esses são os livros indispensáveis para quem quer conhecer mais sobre marketing digital. São títulos inteligentes, que podem somar muito em termos de conteúdo e melhorar de maneira constante os resultados obtidos nas áreas de propaganda e relacionamento.

Não perca a chance de lê-los: você pode se surpreender com o aprendizado.

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!