Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos! 12

Os 20 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Na sua opinião, o que é marketing? Uma pergunta tão ampla que dá margem para todos os tipos de respostas. Das mais custas às mais rebuscadas. Uma dessa definições, apresentada pelo autor Ryan Holiday em seu livro “Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising”, diz que marketing é tudo aquilo que conquista e mantém os clientes. Mas a resposta pode ir muito além desse conceito – e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências que ditarão o futuro.

Dessa forma, seja um profissional da área de marketing querendo se atualizar, um estudante em busca conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este departamento, os livros de marketing são fundamentais para várias pessoas.

Afinal, não se trata apenas de vender produtos ou serviços, mas também ideais, causas – e mesmo o nosso próprio marketing pessoal.

Desde os mais básicos, que apresentam os conceitos fundamentais da área, até os mais avançados, que trazem segmentos e reflexões profundas sobre o setor, o que não falta no mercado são grandes livros de marketing.

Seja de autores novatos, trazendo as tendências e explorando os novos ramos do mercado, ou mais experientes, com suas obras clássicas e de leitura obrigatória, os livros de marketing são capazes de abrir novas perspectivas e apontar para maneiras mais eficientes de fazer – e vender – seu negócio.

Mas, em meio a tanto títulos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?

A pergunta é difícil e sempre haverão opiniões diferentes. Mas tentamos dar a nossa contribuição e listamos os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos.

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, ou mesmo iniciar seus estudos na área, não pode deixar de conferir a nossa lista.

New Call-to-action

1 – A Vaca Roxa, de Seth Godin

livros de marketing - 1

Começamos a nossa lista com um dos maiores clássicos do marketing de todos os tempos. Em um mundo cada dia mais cheio de informação, é preciso bem mais que uma simples propaganda para fazer com que as empresas convençam as pessoas a optarem por seu produto ou serviço.

Com o mercado cada dia mais competitivo – em quantidade e qualidade – é preciso muito mais que um jingle bonitinho, um slogan correto ou um anúncio bem feito para chamar a atenção dos consumidores em meio à tanta informação.

Nesses dias, em que ser apenas “bom” já não suficiente, é preciso buscar estratégias e ações que tornem sua marca excepcional. É preciso ser diferente dos demais, chamar a atenção em meio à tantas informações e fazer com que as pessoas comentem sobre sua marca e desejem consumir seu produto ou serviço.

É justamente sobre esse desafio que o livro discorre. Godin, um dos mais renomados profissionais de marketing dos Estados Unidos, navega por esse novo mercado, ajudando os leitores a darem o destaque que seus negócios precisam para lucrar no mundo de hoje.

2 – Confissões de Um Publicitário, de David Ogilvy

livros de marketing - 2

Um dos maiores clássicos da publicidade não poderia ficar de fora dessa lista. David Ogilvy, um dos publicitários mais criativos de todos os tempos, começou sua carreira na Madison Avenue e, ao poucos conquistou o posto de destaque nos mercados americanos.

Em seu livro, Ogilvy “confessa” o caminho que trilhou para chegar ao topo e dá dicas valiosas sobre como funcionam a mente e as emoções dos consumidores.

Não é a toa que o livro se tornou um dos maiores legados do profissional e leitura obrigatória para todas as gerações de publicitários, empresários, marketeiros, comunicólogos, sociólogos e diversos outros profissionais interessados na psicologia do consumo.

3 – Contágio – Por Que As Coisas Pegam, de Jonah Berger

livros de marketing - 3

O que é preciso para que algo faça sucesso com as pessoas? Se você pensou em “uma boa propaganda”,  é melhor rever seus conceitos. Apesar dos anúncios ainda terem seu espaço, eles não são mais tão relevantes para as pessoas quanto antigamente.

Se alguns anos atrás um espaço na rádio, TV, revista ou jornais era suficiente para convencer um consumidor a optar por determinada marca, hoje em dia é preciso conquistá-lo de outras maneiras.

Uma das mais eficientes é a opinião dos amigos, familiares e influenciadores.

É isso que defende Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton. Após passar décadas pesquisando sobre o assunto, ele conseguiu identificar quais fatores fazem com que um boato se espalhe nas redes sociais, ou que um vídeo se torne um viral na internet e ainda como esse fenômeno social influencia as nossas decisões – de compra, atitude, crenças etc.

Na obra, o autor compartilha com os leitores a ciência oculta por trás do contágio online e do compartilhamento social, além de dividir os seis princípios essenciais que conduzem todo tipo de conteúdo a se tornar viral. Imperdível!

4 – A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

livros de marketing - 4

Neste guia prático, o leitor é convidado a entender cada etapa do universo do marketing digital, bem como as ferramentas necessárias para usar a internet em prol dos negócios e implantar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line.

Na obra, Cláudio Torres aborda as maiores estratégias, plataformas, ferramentas e ações usadas na internet. Ele ainda oferece um roteiro prático para que o leitor comece a colocar os ensinamentos em prática o quanto antes.

Outra diferencial desse guia é a sua acessibilidade.

Desenvolvido para que qualquer pessoa possa aproveitar os benefícios do marketing digital para ampliar e fortalecer os negócios, o livro é direcionado para todos os públicos – desde os leigos no assunto, estudantes, até profissionais e especialistas na área.

New Call-to-action

5 – As 22 Leis Imutáveis do Marketing, de Al Ries e Jack Trout

livros de marketing - 5

Com uma boa dose de criatividade, energia, tempo e verba é possível conseguir qualquer coisa através do marketing, correto? Não.

Pelo menos é isso que pensam Al Ries e Jack Trout, autores da obra. Segundo eles, existem 22 leis do marketing que, caso sejam quebradas – de forma intencional ou não – comprometerão de forma definitiva todo o planejamento.

Portanto, não importa o quanto se tenha investido de tempo, talento e dinheiro, toda campanha estará condenada ao fracasso para aqueles que não se importarem em seguir essas leis.

No livro, as 22 regras são especificadas e detalhadas, e os autores apontam o que funciona ou não no setor, além de darem dicas para especialistas e gerentes que não queiram cair nessas armadilhas.

6 – Marketing de Permissão, de Seth Godin

livros de marketing - 6

Mais um dele!

Um dos maiores especialistas em marketing digital da atualidade, o americano Seth Godin é um autor obrigatório para quem quer compreender o tamanho e o impacto da internet e das novas plataformas de comunicação digital nos negócios e, claro, no marketing.

Em Marketing de Permissão, Godin introduz o conceito inédito de “marketing de permissão” (uma das premissas do Inbound Marketing) e convida os leitores a aprenderem como criar estratégias de marketing capazes de fazer com que os consumidores anseiem por receber mensagens de sua empresa.

Para ser o sonho de todos os profissionais de marketing, não?

7 – Palavras que Funcionam: Não é o que Você Diz, é o que as Pessoas Ouvem, de Frank Luntz

livros de marketing - 7

Por que algumas pessoas conseguem não apenas dizer o que querem, mas fazer isso de forma impactante? Como alguns oradores conseguem transformar simples discursos em momento emblemáticos, mexendo com as emoções e levando as pessoas a tomarem certas atitudes?

O que faz com que alguns redatores elevem o patamar de um simples slogan, transformando-os em lemas para seus consumidores?

As respostas para todas essas perguntas estão no livro “Palavras que Funcionam”, de Frank Luntz.

Na obra, o arquiteto linguístico e guru da opinião pública discorre sobre as técnicas essenciais para uma linguagem eficiente, bem como convida a uma profunda reflexão sobre quais as palavras corretas para conquistar seus objetivos, e quais as melhores maneiras de usá-las.

Portanto, seja para impulsionar suas vendas, reforçar o branding da sua empresa, inspirar sua equipe ou mesmo conseguir um emprego ou aquele merecido aumento, usar as palavras certas – e da forma correta – pode fazer toda a diferença.

8 – A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

livros de marketing - 8

No livro, os autores convidam a pensar uma nova forma de desenvolver estratégias de marketing. Para isso, defendem a criação de novos espaços (que seriam o oceano azul) e a separação da concorrência (que seriam o oceano vermelho).

Para escrever o livro, Mauborgne e Kim estudaram os discursos de 150 ganhadores e perdedores de 30 indústrias diferentes, e perceberam que as explicações clássicas não explicavam o método daqueles que venciam.

Para os autores, a resposta para esse fenômeno está no fato de que as empresas vencedoras têm em comum a criação de nichos de mercado. Com isso, a concorrência torna-se algo cada dia mais irrelevante, já que eles criam novos caminhos para crescer.

9 – Todos os Homens do Rei, de Robert Penn Warren

livros de marketing - 9

O nono romance da nossa lista se passa na década de 1930 e conta a história da a ascensão e queda do demagogo Willie Stark – para muitos, inspirado no governador da Louisiana, Huey Long.

No livro, Robert Penn Warren conta a história fictícia do advogado de família humilde que começa sua carreira política orientado pelas necessidades da população mais pobre. De jovem idealista, Willie torna-se orador aclamado pelas multidões.

Porém, durante sua crescente trajetória, o advogado acaba fazendo alianças de caráter duvidoso, e apela para a corrupção e as chantagens para se manter no poder.  Publicado há seis décadas e adaptado duas vezes para o cinema, “Todos os homens do rei” é considerado, até os dias de hoje, um dos maiores romances políticos da literatura norte-americana.

10 – Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano, de Philip Kotler

livros de marketing - 10

Por fim, mais um sobre Marketing 3.0.

Nesse livro, o novo modelo de marketing é apresentado de forma detalhada por Philip Kotler.

Caracterizado pela forma única com que trata seus clientes, o Marketing 3.0 enxerga em cada consumidor o ser humanos complexo e multifacetado que ele é, e aprende que é preciso oferecer produtos e serviços tão únicos e personalizados quanto cada cliente.

Na obra, Kotler defende que o futuro do marketing está na criação não apenas de produtos e serviços, mas também de empresas e modelos de negócio capazes de inspirar, incluir e refletir o que pensam, acreditam e defendem seus clientes.

Para isso, ele mostra como será o futuro e como os profissionais da área precisam abrir mão das ideologias do passado para embarcar nessa tendência.

11 – A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom

Por que compramos as coisas que compramos?

Nesse livro, Martin Lindstrom, votado como uma das pessoas mais influentes pela revista Time em 2009, explica como tudo que fazemos e pensamos é influenciado por forças externas. Utilizando neurociência e marketing, o autor nos mostra como a ciência pode ser aplicada para entender os desejos dos consumidores.

12 – Buzz: Marketing de Boca em Boca, de Emanuel Rosen

Um livro clássico do marketing. Rosen nos explica aqui como marcas começaram a ganhar a atenção do público, nos ensinando a atrair o público e garantir que ele irá divulgar seu produto, baseando-se em entrevistas com mais de 150 executivos e profissionais do marketing.

13 – As armas da persuasão, Robert Cialdini

capa do livro as armas da persuasão

Ao longo de três décadas de investigação, o conceituado psicólogo norte-americano Robert Cialdini, autor do livro e renomado psicólogo, analisous a arte da persuasão, tentando entender porque é que algumas pessoas são capaz de convencer outras tão facilmente.

Ele nos ensina aqui os maiores segredos da persuasão. Esse livro não é específico de marketing, mas pode ser usado para aumentar as capacidades de convencimento e persuasão de todos os profissionais de marketing que buscam atingir seu público-alvo. Nesse livro, você aprenderá a se tornar uma pessoa influente.

14 – Ideias que colam: Por que Algumas Idéias Pegam e Outras Não, Dan Heath

Como ter ideias valiosas, que realmente irão expandir seu negócio e seu valor como marca? Esse livro te ensinará em detalhes como contar uma boa história. Além disso, entenderemos a anatomia das ideias que funcionam.

Esse livro pode ser uma incrível fonte de inspiração para produzir ideias de real valor.

15 – Nunca Almoce Sozinho, Keith Ferrazzi

Esse livro é uma ferramenta poderosa para entender o poder que o marketing nos dá de conectar e realmente compreender as pessoas. Segundo Ferrazzi, o segredo de todo sucesso está em fazer bons contatos e conexões. Aqui, você aprenderá como se conectar verdadeiramente com as pessoas que estão ao seu redor e como usar isso a seu favor.

16 – O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer uma Grande Diferença, Malcolm Gladwell

O que faz um produto ser popular?

Gladwell nos mostra o momento exato em que um produto se torna um sucesso. É aquele momento mágico em que algo viraliza e se torna conhecido por uma grande parcela do público. Esse livro é muito esclarecedor para entender os conceitos do marketing viral e como e porque algumas coisas se tornam sucesso do dia para a noite.

17 – Tribos, Seth Godin

Esse livro de Seth Godin nos mostra a importância da liderança em um marketing poderoso. Como se tornar um influenciador? Como criar sua própria tribo? Aprenda com Godin a ser um líder invejável.

18 – Linchpin, Seth Godin

Não é a toa que Seth Godin já está aparecendo pela terceira vez na nossa lista.

Você é indispensável?

Gênio do marketing, nesse livro o autor te encoraja a se levantar e fazer um trabalho incrível do qual você e sua equipe se orgulhem no final do dia. Como sobreviver na atual conjuntura econômica e dar o melhor de si em todos seus esforços?

Linchpin pode te ajudar a ser o melhor profissional de marketing que você consegue ser.

Godin te ensina isso e muito mais em Linchpin.

19 – O Último dos Mad Men, Jerry Della Femina

Um clássico do mundo do marketing e da publicidade, que inspirou a conceituada série Mad Men.

O livro é um relato de Femina sobre a era de ouro da publicidade americana, nos anos 60 e 70, décadas de grandes investimentos em publicidade. Imperdível para todos aqueles que desejam aprender um pouco da história do marketing e sobre a realidade das grandes campanhas daquela época.

20 – Hooked, Nir Eyal

 

Para finalizar nossa lista, apresentamos o livro “Hooked”, de Nir Eyal.

Eyal nos mostra em sua obra como porque alguns produtos capturam nossa atenção. O que nos faz gostar de um produto? Como o consumo de algo pode se tornar um hábito comum de nossas rotinas? Aqui, o autor te ensinará a criar e entender os hábitos do usuário, além de dicas essenciais para criar produtos que fará o público se apaixonar.

E então, o que achou da nossa lista? Já leu algum deles? O que achou? Algum marcou a sua carreira? Tem algum livro que você gostaria de ver aqui,mas que ficou de fora? Comente, compartilhe a lista e dê a sua opinião. Se o conhecimento é feito através da união de saberes, queremos fazer parte desse seu processo – e te convidar a fazer parte do nosso.

Não deixe de conferir as outras listas de livros que o MarketingdeConteudo.com indicou:

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!