livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Nem sempre sobre negócios: 10 livros que ajudaram (muito) minha jornada empreendedora

Sempre gostei muito de ler e, durante minha carreira, tive contato com livros de negócios e com vários tipos de literatura de marketing, empreendedorismo, psicologia, gestão, entre outros.

Leio para caramba e essa bagagem adquirida foi essencial para a minha carreira como empreendedor, profissional de marketing e co-fundador da Rock Content.

Recentemente, meu sócio Diego Gomes, me pediu uma lista das minhas obras preferidas para adicioná-las ao acervo do 12minutos.

Fiz uma lista enorme e reuni neste post os 11 livros que eu considero mais importantes para a minha carreira, especialmente para o leitor que queira empreender ou se tornar um profissional melhor.

Algo que aprendi na minha carreira (ou melhor, na vida) é:

Nem sempre precisamos ler livros diretamente relacionados a gestão e negócios para nos tornarmos melhores profissionais.

Na verdade, é essencial abrir a mente para outras áreas de conhecimento para se tornar um bom empreendedor.

Por isso a lista abaixo também possui ótimos livros sobre psicologia, cognição e um pouco de história. Espero que vocês façam bom proveito dessa lista e que estes livros se tornem tão importantes para vocês quanto são para mim.

1. Marketing de Conteúdo Épico (Joe Pulizzi)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Bem, não tinha como eu fugir do Marketing de Conteúdo.

Todo mundo já ouviu alguma história em que alguém estava “no lugar errado na hora errada”. Mas o que acontece com alguém que está no lugar certo na hora certa?

Neste livro, Joe Pulizzi mostra que, ao criar um conteúdo que acrescente ao cliente e entregá-lo na hora certa, você provoca esse cliente e o faz compartilhar o seu conteúdo com prazer.

Aprenda um novo jeito de fazer marketing e como se posicionar perante seus possíveis compradores.  É o livro obrigatório para quem está se iniciando no marketing de conteúdo.

2. A lógica do cisne negro (Nassim Nicholas Taleb)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

O ser humano é péssimo em fazer previsões, e este livro é exatamente sobre isso. O grande desafio humano é saber usar a própria ignorância a seu favor diante do imprevisível.

É necessário entender o que se passa na mente humana diante de eventos aleatórios e inesperados, principalmente ao adentrar novos mercados.

De extrema valia para empreendedores, A Lógica do Cisne Negro é um livro que mostra os desafios mentais que o ser humano cria para si mesmo.

3. Rápido e devagar: duas formas de pensar (Daniel Kahneman)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Essa obra demonstra com maestria as diferentes formas de pensamento e suas aplicabilidades. O pensamento rápido é muito intuitivo e emocional, enquanto o pensamento lento é ponderado e lógico.

É um livro de muito valor para quem busca entender o processo de tomada de decisão e em quais situações confiar em cada tipo de pensamento.

4. Risk Savvy: How to Make Good Decisions (Gerd Gigerenzer)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Um excelente livro sobre como tomar boas decisões no mercado financeiro e em diversos assuntos, Risk Savvy é literatura essencial para quem quer ter eficiência em sua tomada de decisão e busca tirar sua mente da zona de conforto para tomar as melhores decisões possíveis.

Sou fã de uma frase do autor, que diz que:

“Quanto mais complexo o problema, mais simples deve ser a solução encontrada”.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Este livro foi publicado em 1937, mas traz até hoje ensinamentos de extrema importância sobre uma área de difícil compreensão: As relações humanas.

O livro traz uma série de técnicas e dicas para ser bem sucedido em seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. As dicas são simples mas muito eficazes.

Usei-as muito quando a Rock Content começou a crescer rapidamente e foi essencial saber como lidar com as pessoas e motivá-las da forma correta.

6. A guerra dos consoles (Blake J. Harris)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Em um conflito histórico entre uma indústria gigante e uma fábrica de fliperamas em declínio, um homem normal criou uma batalha épica apenas com suas habilidades pessoais e imaginação fértil, criando uma indústria bilionária até os dias de hoje.

Baseado em mais de duzentas entrevistas com ex funcionários da Sega e da Nintendo, “A Guerra dos Consoles” mostra como Tom Kalinske mudou para sempre a cultura popular.

Leitura obrigatória se você gosta de marketing e vivenciou a batalha Mário vs Sonic na década de 90.

7. O Lado Difícil Das Situações Difíceis (Ben Horowitz)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Em “O Lado Difícil das Situações Difíceis”, Ben Horowitz compartilha com o leitor a sua história enquanto fundador e CEO da Opsware, uma startup de automatização de TI que foi vendida para a HP em 2007.

A trajetória foi árdua, mas ele mostra que é possível passar por momentos difíceis sem perder o foco, mesmo chegando à beira da falência.

É um livro de extremo valor moral e psicológico, que me ensinou que o destino é reversível, basta você querer mudá-lo. A determinação é fundamental para quem deseja empreender e para quem se encontra em uma situação difícil.

8. Criatividade S.A. (Ed Catmull)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Este livro nos conta muito sobre a criatividade e sobre como desenvolver algo novo. Também mostra que a franqueza é essencial para o desenvolvimento de um bom ambiente criativo e que assumir os seus erros é parte do sucesso.

Um bom líder reconhece sua parcialidade e suas falhas, então é essencial que um bom líder saiba lidar com essas incertezas para ser bem sucedido. De bônus ainda traz várias histórias interessantes sobre a Pixar, seus filmes e a Apple.

9. Combo: De Onde Vêm as Boas Ideias e Como chegamos até aqui (Steven Johnson)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Este combo é para ser lido nesta ordem. Os livros se complementam e a ordem de leitura é fundamental para entenderem como funcionam os processos de inovação e quais as consequências deles no mundo.

Em “De Onde Vêm as Boas Ideias”, Steven Johnson descarta a concepção de que os criadores já nascem geniais.

Usando teorias biológicas para solidificar sua ideia, o autor busca a comprovação de que o ambiente influencia na concepção das ideias e nos mostra sete padrões fundamentais dos processos de inovação — a maioria deles reforçando a ideia de intercomunicação entre os processos criativos e como a troca de ideias entre eles é essencial para o bom desenvolvimento da criatividade.

Já em “Como Chegamos até Aqui”, Johnson mostra a história da inovação através dos séculos, desde a sua criação até as suas consequências históricas não-intencionais.

Com várias histórias de gênios acidentais e erros brilhantes, o livro investiga a história secreta de objetos da vida contemporânea.

Existem várias conexões inesperadas entre campos aparentemente sem relação nenhuma, como por exemplo, a invenção do ar condicionado que propiciou grandes processos de migração para cidades como Dubai e Phoenix.

Acompanhado de uma série de seis episódios na PBS, “Como Chegamos até Aqui” é a história de redes colaborativas construindo o mundo moderno.

10. A Arte de Fazer Acontecer (GTD – Getting Things Done) (David Allen)

livros que ajudaram minha jornada empreendedora

Gerenciar informações e estabelecer prioridades são tarefas essenciais para todos os que desejam empreender e ter seu próprio negócio.

Em termos de produtividade, “A Arte de Fazer Acontecer” foi um livro que me adicionou muito sobre como ser mais produtivo e eficiente, gerenciando toda a informação que eu recebia sem erros, falhas ou enganos.

Esse aprendizado foi essencial para o crescimento da Rock Content e para o meu próprio crescimento como profissional e como pessoa, já que conciliar a vida pessoal e profissional enquanto gerencia uma empresa é uma tarefa complicada.

Recomendo a leitura de todos eles, você não vai se arrepender!

Alguns destes títulos já estão disponíveis como microbooks no 12minutos e lá fica fácil para você saber se realmente quer comprar o livro. Recomendo!

P.S.: Quer aprender mais sobre marketing de conteúdo? Não deixe de conhecer minha certificação de marketing de conteúdo gratuita.

*Conteúdo postado originalmente no LinkedIn Pulse do Peçanha