9 livros sobre Inbound Marketing que você não pode perder!

9 livros sobre Inbound Marketing que você não pode perder!

Todo mundo gosta de posts. São rápidos. Úteis. Comentáveis. Compartilháveis. Mas uma hora precisamos ler livros e nos aprofundar em alguns temas. Livros são mais densos, explicativos e passaram por um critério grande de avaliação/edição. Por isso separamos hoje 10 livros sobre inbound marketing para você ler o quanto antes!

1. Content Rules – Ann Handley e C. C. Chapman

“Content Rules” é uma boa introdução ao conceito. Esse livro de Inbound marketing é básico e obrigatório para sua prateleira. Além de falar de sua importância, ensina os leitores como criar conteúdos interessantes. O livro está recheado de exemplos e estudos de caso, o que em si demonstra a importância de um conteúdo com uma voz humana. Preste atenção especial ao capítulo 6, que delineia as seis características básicas de uma boa história.

2. Convert!: Designing Web Sites to Increase Traffic and Conversion – Ben Hunt

Você pode saber muito sobre construção sites, layout, design e até sobre um software de Inbound Marketing. Mas a questão é: como fazer isso funcionar, atrair pessoas e fechar vendas?

Este manual de 312 páginas promete “transformar a taxa de sucesso de qualquer web site”. Hunt argumenta que quase os sites têm um desempenho muito mais fraco do que poderiam, e mostra que a forma tradicional de fazer sites (criar conteúdo e esperar visitas) está completamente enganada.

3. Do It! Marketing – David Newman

Um livro para abrir e começar a pôr em prática antes mesmo de terminar a leitura. São 77 dicas e um plano de marketing de 21 dias com passo-a-passo. A questão fundamental feita no livro (e que devemos nos fazer o tempo todo) é: “que valor eu adicionei ao mundo do meu lead para conquistar o direito de convidá-lo para uma conversa e oferecer minha soluções?”.

4. Guerilla Marketing – Jay Conrad Levinson, Jeannie Levinson, Amy Levinson

O clássico de 1983 (atualizado em 2007) que simplesmente lançou o conceito de “marketing de guerrilha” permanece livro fundamental na biblioteca de inbound marketing. Para Levinson, marketing significa “todo contato da sua empresa com qualquer um no mundo exterior”. Isso inclui, naturalmente, a produção de todo e qualquer conteúdo e qualquer interação com clientes, inclusive o SAC. Os guerrilheiros do marketing confiam na imaginação em vez de na força de bruta de grandes orçamentos – e, a partir desta perspectiva, todas as lições da guerrilha se aplicam ao inbound marketing (em especial “produzir conteúdo viral”).

5. Likeable Social Media – Dave Kerpen

Kerpen é um palestrante e blogueiro influente e seu livro tem muitas avaliações positivas na Amazon, o que tem que valer alguma coisa. Ele define sua empresa Likeable Media como uma empresa de “marketing de ouvir falar” (ou de “boca-a-boca”, se você preferir).

Ele começa o livro com uma história interessante. Dave reclamou no Twitter da longa fila do check-in em um hotel de Las Vegas, o Aria. O social media de um hotel concorrente, o Rio, twittou: “sinto pela sua experiência ruim. Espero que o resto da estadia corra bem”. A automação de marketing pode ter ajudado a detectar um tweet relevante, mas não daria da conta da humanidade da resposta. Na viagem seguinte, Dave, naturalmente, escolheu se hospedar no Rio: “eles ganharam uma venda de 600 dólares com um único tweet”. Mas não parou por aí. Dave curtiu a página do Rio no Facebook, o que levou amigos a mandarem mensagens para ele perguntando do hotel, e assim por diante, numa bola de neve positiva de inbound marketing (uau!).

6. The New Rules of Marketing and PR – David Meerman Scott

Scott navega pelo mundo rico em opções de marketing de hoje (todas as antigas mais blogs, podcasts, releases enviados por e-mail, virais, etc.) e recomenda algumas formas de falar diretamente com os clientes. Ele incluiu no livro vários exemplos de negócios de tamanhos e indústrias diferentes. O autor entende a importância de usar palavras-chave e tags e de ferramentas diversas como fóruns, encorajar os funcionários a terem blogs, construir personas, regras novas sobre releases e muito mais.

7. Trust Me, I’m Lying – Ryan Holiday

É o livro mais cínico, sarcástico e engraçado desta lista – e talvez o mais autêntico. Holiday, que foi diretor da marketing da loja de roupas American Apparel, conta histórias reais de como é fácil viralizar conteúdo na internet, desde que você não tenha muitos escrúpulos. Uma de suas recomendações é capitalizar no ódio das pessoas – pois adoramos compartilhar conteúdo sobre coisas que a gente detesta (pense nas eleições). Outra de suas dicas é que ninguém precisa fazer propaganda ou mandar releases para grandes canais ou veículos: basta vazar para os blogueiros que os jornalistas gostam de ler. Holiday mostra como é fácil (e até perverso) obter muita publicidade com pouco esforço.

8. UnMarketing: Stop Marketing. Start Engaging. – Scott Straten

Straten argumenta que todo negócio só prospera se construir relacionamentos – e muitos que duvidam disso não deixam de comparecer a eventos chatos e distantes “pelo networking”. No entendimento dele, as empresas devem “desmarketizar” e falar naturalmente, lição mais do que aprendida por quase todos os grandes exemplos de “social media”.Diz o autor: “quando a necessidade surge, os clientes compram primeiro das pessoas que elas conhecem, confiam e gostam”.

9. Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs – Brian Halligan e Dharmesh Shah

O famoso livro dos criadores do HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, é uma leitura obrigatória para qualquer profissional da área. Consideramos esse livro de Inbound Marketing tão essencial que publicamos um post que fala exclusivamente dele, clique aqui para conferir tudo que achamos dessa leitura.

 

Seu livro favorito sobre inbound marketing está fora da nossa lista? Qual é? Deixe um comentário e vamos conversar!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!