pino marcando um lugar no mapa

Localização geográfica no Google Adwords: o que você precisa saber

O Google Adwords tem uma série de ferramentas que ajudam a direcionar seus anúncios para o público certo, entre elas o geotargeting, ou localização geográfica.

Para quem possui um negócio local e quer atingir um público específico, a localização geográfica é um dos primeiros requisitos a serem preenchidos no momento da segmentação de campanhas, por isso hoje vamos nos aprofundar nesse tema para que você saiba tudo o que há para saber sobre geotargeting no Google Adwords.

Vamos lá?

O que é localização geográfica no Google Adwords

É uma das ferramentas de segmentação de público, onde você direciona seus anúncios para determinada região, seja ela uma rua, um bairro, uma cidade, um estado ou país.

Se você possui um negócio de venda de autopeças no estado de Minas Gerais, certamente não vai querer que seus anúncios apareçam para consumidores do Rio Grande do Sul, concorda?

É dessa forma que o Google Adwords te ajuda a definir com maior precisão para quem seus anúncios serão exibidos, elevando a qualidade dos resultados que você obtém com cada campanha de links patrocinados.

Por que usar a localização geográfica em anúncios do Google Adwords?

Com a geolocalização no Google Adwords, você não desperdiça cliques com pessoas que não têm intenção de comprar da sua empresa, preservando seu investimento para atrair clientes mais qualificados e prontos para a compra.

Os anúncios são melhor direcionados, você percebe um tráfego mais qualificado de potenciais clientes no seu site e faz um melhor aproveitamento dos recursos investidos em marketing digital, o que impacta diretamente no desempenho das suas campanhas e na rentabilidade de cada anúncio.

As conversões passam a ser mais qualificadas, reduzindo o custo por clique e aumentado o ROI das campanhas, além de garantir clientes mais satisfeitos com a sua empresa.

Como fazer a segmentação por localização geográfica no Google Adwords

É bastante simples configurar a geolocalização no Google Adwords. Em cinco passos simples você terá seu recurso ativado. Veja:

  1. Selecione sua campanha e vá até o menu “configurações”;
  2. Abra a opção “locais e idiomas” e clique em “editar”;
  3. Selecione os locais desejados (pode ser por cep, cidade, estado, país, região ou raio de distância);
  4. O Google exibirá seus locais em destaque em um mapa e também a quantidade de pessoas que você poderá atingir em cada região selecionada;
  5. Quando tudo estiver certo, basta salvar as configurações.

Melhores práticas para obter bons resultados com a localização geográfica no Google Adwords

Como sabemos não basta apenas configurar uma campanha e esperar que os resultados apareçam. Existe sempre como melhorar seu desempenho, portanto fique atento a essas melhores práticas:

1. Selecione locais onde o seu público está e onde você pode atendê-lo.

Imagine que você tem um restaurante e oferece serviço de delivery, mas não tem capacidade para entregar pedidos em toda a cidade.

O melhor a fazer então é segmentar seus anúncios no Google Adwords para que eles sejam exibidos somente para os bairros onde você realiza entregas. Ou ainda, de acordo com um raio de distância, como 5 km.

2. Exclua os lugares que não são do seu interesse

Nas configurações de geolocalização você pode inserir as palavras-chave negativas, ou seja: aquelas com as quais você não deseja ser encontrado.

Seguindo nosso exemplo do restaurante, você pode inserir como palavras-chave negativas os nomes dos bairros que não atende pelo delivery.

3. Use palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são aquelas compostas por três ou mais termos.

Elas ajudam a tornar as buscas dos usuários mais específicas, assim como também exibir seus anúncios somente para pessoas realmente interessadas.

Imagine que você tem uma academia em Copacabana e deseja atrair clientes dessa região.

Você deve evitar usar o termo “academia” sozinho, pois atrairá uma quantidade enorme de pessoas que jamais poderiam treinar em Copacabana.

Sendo assim, o melhor é usar palavras-chave como “academia de ginástica em Copacabana” ou “academia de ginástica na região de Copacabana”, entre outras.

4. Use os relatórios de termos de pesquisa

O Google Adwords tem uma série de relatórios que ajudam a entender como está o desempenho das suas campanhas de links patrocinados, entre eles o relatório de termos de pesquisa, ou palavras-chave.

Esse relatório mostra quais palavras-chave atraem mais pessoas para os seus anúncios e quais não estão gerando o tráfego esperado.

Com essa informação, você pode pausar sua campanha, mudar as palavras-chave e com isso otimizar seu investimento.

5. Aprofunde o conhecimento sobre seus clientes com o Google Trends

No Google Trends você pode descobrir quais regiões fazem mais buscas sobre as palavras-chave que você definiu para os seus anúncios, direcionando melhor cada campanha de links patrocinados para que ela traga mais conversões.

Imagine que você é um fornecedor de insumos para cachorro-quente.

No Paraná, a salsicha é conhecida como vina, no Rio Grande do Sul, o pão francês é chamado de cacetinho. Se você pretende atingir esses públicos, deverá analisar qual é o fluxo de pesquisas para vina e salsicha no Paraná, assim como para pão francês e cacetinho no Rio Grande do Sul.

6. Use extensões de localização e chamada em seus anúncios

A extensão de localização permite que seja exibido junto ao seu anúncio o endereço do seu estabelecimento.

Já a extensão de chamada permite que seja exibido um número de telefone para contato. Esses recursos são muito importantes para que você estimule os usuários a entrarem em contato com a sua empresa, mesmo que não seja por meio do link patrocinado.

Usando a localização geográfica como fator de segmentação de público no Google Adwords você tem muito mais chances de atrair o público certo para o seu negócio.

Seja você dono de restaurante, lanchonete, academia, escola, faculdade ou qualquer outra empresa que precise chegar até um público que mora em determinada região, é a localização geográfica quem vai te ajudar a conquistar o sucesso.

O que achou da geolocalização no Google Adwords? É uma boa ferramenta? E que tal avançar ainda mais nas melhores práticas de Google Adwords? Então leia nosso post 6 estratégias avançadas de Google Adwords que você deve começar a utilizar agora!

E se você quer aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos que leia também nosso ebook sobre o tema!

google adwords ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!