mais leads usando o LinkedIn

11 dicas para gerar mais leads usando o LinkedIn

Tão importante quanto ter um blog e produzir conteúdo útil e interessante para o público, é promover os posts corretamente. Sem essa ação, as leads chegarão até você apenas através das buscas orgânicas ou dos anúncios pagos, caso os use. Isso significa que a promoção dos posts nas redes sociais é um meio a mais de gerar visibilidade para o seu negócio.

Fala-se muito em postagem nas redes sociais, porém muitas pessoas esquecem que isso também deve ser planejado. Afinal, redes sociais diferentes atraem públicos diferentes. Sua empresa, por exemplo, tem uma página em qual rede social? Qual é a melhor opção para você?

Hoje, vamos falar sobre o LinkedIn, canal com objetivos profissionais e, segundo pesquisa, a melhor rede social para gerar leads, sendo 277% mais eficaz do que o Facebook e o Twitter.

Como o LinkedIn funciona?

Profissionais e empresas ingressam na rede para, especialmente, se conhecerem, se comunicarem e se informarem sobre o mercado de trabalho. O foco é direcionado às organizações e ao que elas difundem. Nesse contexto, empresas que acompanham outras encontram facilmente seu público no LinkedIn.

Além disso, quem participa do LinkedIn está interessado em encontrar conteúdo profissional, o que torna as publicações feitas pelas empresas bem mais eficientes. Por fim, é fundamental lembrar que a geração de leads nessa rede funciona no sentido B2B, ou seja, na relação entre empresas.

Sua estratégia de marketing de conteúdo já se beneficia das vantagens dessa rede profissional? Para ajudá-lo a captar suas leads, listamos as melhores dicas para alavancar o potencial da sua página e dos seus posts no LinkedIn. Acompanhe:

Gere engajamento dentro dos grupos de discussão

Quem quer levar seu conteúdo relevante ao LinkedIn precisa marcar presença nos grupos relacionados ao seu mercado de atuação para alcançar as leads. Dentro de um grupo, é possível divulgar seus posts e ainda debater e se mostrar uma autoridade nas temáticas relacionadas ao seu nicho. Nesse contexto, é possível gerar o engajamento dos tomadores de decisão das outras empresas que também estão ali justamente para se informar melhor sobre o mercado em questão.

Lembre-se sempre de não se tornar repetitivo e inflexível em suas opiniões, além de jamais postar conteúdo sem originalidade ou do tipo spam.

Use os anúncios do LinkedIn

Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn também oferece anúncios pagos. Veja essa estratégia como um investimento, não como um gasto: pesquisas do Hubspot apontam que 87% dos usuários da rede profissional acreditam que o conteúdo divulgado por lá influencia nas tomadas de decisões. Então, capriche no conteúdo que será promovido porque ele tem grandes chances de atrair suas leads.

Concentre-se em promover um post por dia

Mesmo que você disponibilize um certo número de conteúdos no Linkedin diariamente, o ideal é que direcione seus esforços para a promoção de uma postagem. A partir dessa ação é possível garantir um número maior de curtidas, compartilhamentos e comentários fazendo do post uma máquina de conversão para seu site.

Não tenha medo de falar de si mesmo

Pelo fato dos usuários do LinkedIn estarem mais dispostos a engajar com seu conteúdo e tomar decisões sob a influência dele, você pode falar um pouco sobre o que sua empresa oferece. Apenas não se esqueça que a estratégia de conteúdo no Linkedin deve ir além disso: é preciso que profissionais representantes do negócio se envolvam nas conversas sobre os temas do mercado e que a página da empresa seja alimentada com coisas interessantes e informativas também.

Faça as pessoas chegarem ao LinkedIn

Não adianta a empresa ter uma página no LinkedIn se ela não possui seguidores. Portanto, não deixe de promovê-la adicionando botões de compartilhamento em seu blog e site para a rede profissional, além de entrar em contato com pessoas que possam se interessar por seu conteúdo e divulgá-lo no LinkedIn e em outras redes.

Alimente a página da empresa com frequência

Essa é uma regra básica do marketing de conteúdo. Se você não tornar sua página  interessante e relevante, as leads não chegarão até sua empresa, uma vez que ali não será um meio rico em informação sobre seu mercado.

Reduza o tamanho do link para sua página

Encurtar os links que dão acesso ao seu blog garante que o LinkedIn não faça isso por você e coloque um fim no rastreamento do link. Para tal, use um encurtador como bitly.com ou o goo.gl, ou sua plataforma de automação, como o HubSpot.

Deixar o LinkedIn encurtar seus links significa que quando for gerenciar as visitas do seu blog ou site, não conseguirá saber se as leads são provenientes do LinkedIn porque o link estava diferente.

Não engesse sua página no LinkedIn

O LinkedIn tem suas peculiaridades e exige formato das postagens e linguagem diferentes das que você compartilha no Twitter, no Google+ e no Facebook, por exemplo. Mas não é por isso que o conteúdo deixado na rede profissional precisa ser engessado, ou seja, muito sério, com termos difíceis e sem identidade.

No LinkedIn também há espaço para criativdade, desde que seja aplicada na medida certa. Chame a atenção com imagens interessantes, títulos que instigam o leitor, textos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo. Assim você consegue ser profissional sem ser entediante.

Estimule assinaturas do feed do seu blog

O RSS feed, comum em sites de notícias, mantem os leitores atualizados sobre o que e quando você posta. Além de ser uma forma de educar melhor suas leads, você garante leitores fiéis do seu conteúdo. Portanto, além de todas as informações básicas sobre a empresa e dos links para o site e o blog, acrescente na sua página do LinkedIn o link do RSS feed.

Mantenha o os Produtos e Serviços atualizados

Representantes de empresas deixam essa função de lado, mas ela existe e é muito útil para informar os potenciais clientes. É possível adicionar os produtos e serviços oferecidos atualizando essa categoria na sua página do LinkedIn. (Exemplos, em inglês, neste link aqui)

Foque na qualidade do que posta

Como muitos canais na internet, o LinkedIn pode ser uma fonte expressiva de geração de leads se for usado com certo planejamento e atenção. Ações como postar seu conteúdo em grupos nem tão focados no mercado do seu serviço, criticar o trabalho de outras organizações, colocar um link sem qualquer informação extra, não participar de discussões nos grupos e não responder comentários jamais devem ser colocadas em prática. Dessa forma, ao aliar boas práticas, bom conteúdo e cordialidade você agrega valor e qualidade aos seus posts no LinkedIn.

Preparado para usar todo o potencial do LinkedIn a seu favor? Comece a alimentar a sua página na rede profissional e veja seu número de leads aumentar! Quer saber mais? Baixe nosso guia completo do marketing no LinkedIn!

marketing no linkedin ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Ludmila Alves



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!