mulher com alto-falante

5 maneiras de chamar mais atenção para seus posts

Os feeds das redes sociais não são mais os mesmos. Atingir um bom alcance orgânico (ou seja, sem precisar gastar muito dinheiro para divulgar suas atualizações) é o sonho de todos os profissionais de social media. A concorrência entre marcas é enorme e as redes sociais estão constantemente lidando com mudanças para se adaptar a esse mar de posts e informações.

No Facebook, por exemplo, a alteração do algoritmo se deu porque com o número crescente de usuários a experiência no site foi alterada para favorecer os interesses particulares de cada um. Seguindo essa lógica, postagens com informações falsas, feitas apenas para conseguir curtidas (o famoso “curte ou compartilhe”) ou com conteúdo extremamente repetitivo (alguma foto que já foi compartilhada milhares de vezes, por exemplo) não serão mais tão comuns no feed de quem usa a rede.

Dessa maneira, fica a dúvida: quais estratégias utilizar para que seus posts sejam vistos? A resposta é simples: crie conteúdo valioso e interessante para seu público-alvo.

Separamos 5 dicas para te ajudar nessa missão de fazer suas postagens chamarem mais a atenção de possíveis contatos e clientes. Vamos lá!

1. Engaje com seu público

Lembre-se dessa dica: sempre faça perguntas e estimule um diálogo aberto e sincero com seu público. É importante que eles saibam que por trás daquele perfil existe uma pessoa. Isso humaniza sua marca e gera confiança por parte dos seus seguidores. Ninguém quer a sensação de que estão conversando com um robô automatizado que só está ali para divulgar ofertas e produtos. Interaja e engaja de maneira verdadeira com seu público-alvo: quanto mais interação você conseguir, mais valioso seu conteúdo será. Esse engajamento é de extrema importância para qualquer estratégia em redes sociais. É essencial saber também como manter essa discussão com seu público-alvo. Para isso você precisa encontrar seu tom de voz e a linguagem correta para que todo seu esforço não seja em vão. Ensinamos como fazer isso nesse post, confira!

2. Preste atenção nos horários

Você sabe em qual horário seu público-alvo está online? Em que momento do dias eles estão mais ativos, compartilhando postagens e interagindo entre si? Ter uma noção exata desse horário é o que pode fazer uma grande diferença no alcance orgânico das suas postagens.

A maioria das redes sociais oferece análises básicas de alcance. No Facebook você pode checar e segmentar os horários que sua publicação teve mais acessos. Se você tem alguma dúvida sobre isso e quer ferramentas úteis para te ajudar nessa tarefa, confira aqui 10 ferramentas para redes sociais que você não pode viver sem.

3. Não tenha medo de entreter seu público

Tratar seus seguidores nas redes sociais como simplesmente potenciais consumidores é um grande erro. Afinal, nem sempre o que um seguidor procura em sua página é consumir. Eles podem estar procurando informações, educação sobre algum novo assunto, entretenimento… tratar essa aproximação como apenas uma oportunidade de vendas é subestimar seu público e desumanizar sua marca.

Planeje o conteúdo de suas redes sociais como um verdadeiro mestre na arte do engajamento com sua audiência: poste conteúdos variados e que realmente irão educar e entreter seu público. Posts que conversam diretamente com os interesses do seu público-alvo criam um engajamento real e são uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Não fale sempre do seu produto! Como falamos acima, crie um diálogo sincero e verdadeiro com seus seguidores nas redes sociais.

4. Produza vídeos de qualidade

Essa dica é mais específica para o Facebook. O novo algoritmo da rede social (que gerou algumas mudanças e falamos sobre elas aqui) também alterou o sistema de rankeamento de vídeos. Agora, eles consideram quem realmente assistiu o vídeo e por quanto tempo. O que importa é a relevância desse conteúdo, mais do que o número de curtidas ou compartilhamentos. Vídeos de qualidade e que gerarão um bom alcance orgânico são aqueles que conseguem manter a atenção de sua audiência no tempo de sua duração. Você também pode investir no Facebook Video Ads para aumentar sua audiência. É importante fazer videos com uma boa qualidade de som e imagem. Vídeos mal feitos podem atrair atenção mas não do tipo que você gostaria. Bons vídeos geram uma boa imagem para sua marca nas redes sociais. Invista nisso!

 5. Poste ofertas boas e relevantes

Considerando a dica acima, você pode estar se perguntando: mas você não acabou de falar para evitar falarmos demais do nosso produto?

Sim! Mas vamos às explicações:

Há uma grande diferença entre fazer publicidade do seu serviço a todo custo e a oferecer soluções reais para seus clientes com ele. Isso é gerar conteúdo de valor – estamos tentando solucionar um problema qualquer que seu seguidor possa vir a ter. Materiais ricos (e-books, whitepapers, cases e etc) na forma de downloads gratuitos são ótimas opções para ampliar essa estratégia. Descubra qual problema seu seguidor possa ter atualmente e tente solucioná-lo.

Se o material for de qualidade e agradar seu potencial consumidor sua confiabilidade como marca irá aumentar (assim como a possibilidade de vendas) e seus seguidores sempre retornarão para sua página para saber qual outro material de interesse você andou publicando nos seus perfis nas redes sociais. Nunca se esqueça dessa regra: eduque seus seguidores e crie conteúdo valioso para eles.

Conclusão

Essas dicas podem te ajudar muito no processo de conhecer seu público, dialogar com ele e, por consequencia, aumentar seu alcance orgânico. Mas não se desespere se a princípio os resultados não aparecerem rapidamente: o Marketing Digital funciona com resultados e benefícios a longo prazo. A essência do seu sucesso se baseará nas postagens e conteúdo de qualidade que você compartilhar com seus fãs e potenciais clientes. Junte essas dicas e crie um planejamento estratégico para suas redes sociais. Não esqueça de tentar, avaliar o que funcionou e não funcionou e aplicar suas descobertas em maneiras práticas e úteis de expandir a popularidade da sua marca nas redes sociais.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem algum comentário, crítica ou sugestão? Como você lida com suas redes sociais? Compartilhe com a gente nos comentários, adoramos ouvir de você!

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!