quebra-cabeça montando estratégias

5 maneiras de integrar o Facebook e o Email Marketing

Um dos maiores desafios da atualidade é saber como integrar as estratégias de e-mail marketing com os diversos canais de mídias sociais. Trata-se de uma estratégia essencial para profissionais que desejam melhorar a divulgação da empresa, conseguindo atingir uma maior parcela do público.

Pode parecer repetitivo, mas você já deve ter escutado por ai inúmeras vezes que “as pessoas estão conectadas”. E em tempos de internet banda larga, wi-fi e a popularização dos smartphones e tables, essa realidade se torna a cada dia o carro-chefe desse novo contexto. A partir disso, muitos empresários e gestores precisam desenvolver e aprimorar ainda mais as técnicas de marketing digital, desvendando novos campos e aprimorando produtos e serviços para um público cada vez mais exigente.

Vários especialistas e gestores da área digital acreditam que as pessoas estão utilizando o Facebook como plataforma de disseminação de campanhas e também estão utilizando o e-mail marketing com a mesma intenção. Dessa forma, é necessário investir em ações que possam contribuir para que essas duas estratégias trabalhem juntas e de maneira mais assertiva.

E foi pensando nisso e no fato de o Facebook e o e-mail marketing serem duas estratégias de marketing bastante eficazes que grande parte dos profissionais decidiram trabalhar essas duas ferramentas em conjunto, uma vez que elas trazem resultados mais positivos quando estão dentro do mesmo contexto.

Felizmente, a interação dessas duas ferramentas é bastante benéfica e bem fácil de trabalhar. Neste post você aprenderá quais são as 5 maneiras de integrar o Facebook e o Email Marketing aumentando a visibilidade e a relevância da sua marca. Vamos lá!

Por que integrar o Facebook às suas estratégias de e-mail marketing?

Essa estratégia tem a intenção de permitir o compartilhamento de todas (ou, pelo menos, da maioria) das campanhas de e-mail marketing que a empresa pratica, a fim de atingir uma maior parcela do público.

O Facebook e o e-mail marketing são dois tipos diferentes de estratégias de marketing. Ambos trabalham na intenção de incentivar as vendas e funcionam muito bem quando estão em conjunto, porém oferecem inúmeros outros benefícios distintos e que podem ser essenciais para qualquer tipo de negócio.

Investindo nessa integração, você garante não só uma boa e constante distribuição de conteúdo relevante para seus clientes, como também constrói um intenso e forte relacionamento com cada um deles.

1. Passe a incluir ícones do Facebook em todos os e-mails

Incluir os ícones de todas as suas redes sociais nos e-mails que são disparados pela empresa é uma maneira de despertar a vontade em seus leitores, fazendo com que eles cliquem e sigam sua empresa aonde quer que ela esteja. Afinal, se ela trabalha com base em uma boa estratégia de conteúdo, sem dúvida seus seguidores também vão querer conhecer e acompanhar essas outras redes.

Além disso, uma grande parte de seus clientes e potenciais clientes, a longo prazo, poderão se inscrever para receber sua newsletter diária, semanal ou mensal, por exemplo, e ler muitos desses conteúdos através do e-mail, já que às vezes não podem acompanhar o conteúdo diário que é postado no Facebook.

Essa é uma das maneiras mais eficazes de integrar suas campanhas de e-mail ao Facebook.

2. Direcione seu público

Outra grande estratégia diz respeito à maneira que sua empresa incentiva o público. Assim como você decidiu incentivá-las através do ícone da rede social no e-mail, encoraje seus seguidores através da assinatura do newsletter da empresa (se ele existir) na própria página do Facebook. A maior parte de seus leitores e usuários curtirão a Fan Page como primeiro contato com sua empresa, antes mesmo de encontrarem um lugar em que possam assinar a newsletter e chegar até o seu site.

Invista em uma maneira que os leitores possam fornecer e-mails através de “sign-ups”, da mesma maneira feita através das Landing Pages.

3. Invista em campanhas e concursos culturais no Facebook

Essa, sem dúvida, será uma ótima maneira de incentivar seus seguidores a se inscreverem em sua lista de e-mails. Mas fique atento, pois não se trata de concursos tradicionais onde a empresa quase implora para que os usuários deem um “like” ou um compartilhamento em algum post. Na verdade, o importante aqui é que sua empresa crie bons concursos culturais e que possam ser hospedados em algum aplicativo próprio para esses fins, resultando em um maior alcance e levando os usuários a fornecer e-mails ou assinar a newsletter da empresa.

É possível encontrar no Facebook inúmeros aplicativos que focam nessa estratégia de assinatura por parte dos usuários. Faça uma pesquisa, encontre o que mais te interesse e invista!

4. Invista em uma campanha no e-mail apenas para promover a Fan Page da empresa

É possível que a maioria dos leitores não percorra todo o caminho até encontrar o e-mail da sua empresa para só depois encontrar uma maneira de acessar a Fan Page. Por isso, uma maneira bastante fácil e cômoda de conseguir mais fãs no Facebook é através de uma campanha de incentivo, puramente para que os leitores curtam a Fan Page da empresa.

Dica: Invista em um Call-To-Action que convide os leitores a curtirem a página do Facebook, logo no início do e-mail. O aumento no número de acessos será quase que imediato.

5. Utilize a estratégia de mensagens integradas

A integração de mensagens permite que você direcione o conteúdo da empresa de forma que ele possa impulsionar ambas as campanhas de e-mail marketing e Facebook. Com isso, é importante incorporar alguns conteúdos mais populares do e-mail na sua Fan Page, como a assinatura da newsletter, por exemplo, e em contrapartida utilizar alguns dos conteúdos mais famosos do Facebook e adicioná-los ao conteúdo do e-mail.

Antes de sua empresa executar uma campanha publicitária que aborde uma determinada oferta, é possível oferecê-la através de e-mails, a fim de determinar se seu desempenho será bom. Dessa forma não haverá desperdício de dinheiro em uma campanha que não trará o retorno desejado.

E aí, suas campanhas de e-mail marketing estão integradas com o Facebook? Como você sabe que sua empresa está realmente tendo retorno positivo através dessas ações? Quais estratégias você utiliza?

Compartilhe suas experiências com a gente!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!